Vânia Mara Vasques Balbino de Souza

CitaçõesSOUZA, V. M. V. B.;SOUZA, Vânia M.V.B.;SOUZA, VÂNIA MARA VASQUES BALBINO DE;BALBINO DE SOUZA, Vânia Mara Vasques;BALBINO DE SOUZA, V. M. V.
Curso/ProgramaComunicação Social - Publicidade e Propaganda
TitulaçãoMestrado
ÁreaCiências Socias Aplicadas :: Comunicação

Formação

  • Mestrado - Periodo: 2013 a 2016 - Comunicação
    Universidade Católica de Brasília
  • Especialização - Periodo: 2022 a 2023 - Educação, Protagonismo e Propósito de Vida
    Universidade Católica de Brasília
  • Especialização - Periodo: 2011 a 2013 - MBA em Marketing
    Fundação Getúlio Vargas
  • Especialização - Periodo: 2008 a 2010 - Especialização em Educação a Distância
    Universidade Católica de Brasília
  • Graduação - Periodo: 1986 a 1989 - Relações Públicas
    Centro Universitário de Barra Mansa
  • Ensino Médio - Periodo: 1982 a 1984 - Colégio Santa Ângela

Atuação Profissional

  • Centro Universitário de Barra Mansa- / Periodo: 1998 a 2000
  • Centro Universitário de Barra Mansa- / Periodo: 1998 a 2000
  • Centro Universitário de Barra Mansa- / Periodo: 1996 a 1998
  • Centro Universitário de Barra Mansa- / Periodo: 1994 a 1998
  • Centro Universitário Estácio Brasília- / Periodo: 2020 a 2020
  • Centro Universitário Estácio Brasília- / Periodo: 2020 a 2020
  • Centro Universitário Estácio Brasília- / Periodo: 2019 a 2019
  • Centro Universitário Estácio Brasília- / Periodo: 2019 a 2019
  • Centro Universitário Estácio Brasília- / Periodo: 2018 a 2018
  • Centro Universitário Estácio Brasília- / Periodo: 2018 a 2018
  • Centro Universitário Estácio Brasília- / Periodo: 2018 a 2018
  • Centro Universitário Estácio Brasília- / Periodo: 2018 a 2018
  • Centro Universitário Estácio Brasília- / Periodo: 2018 a 2018
  • Centro Universitário Estácio Brasília- / Periodo: 2018 a 2018
  • Centro Universitário Estácio Brasília- / Periodo: 2017 a 2017
  • Centro Universitário Estácio Brasília- / Periodo: 2017 a 2017
  • Centro Universitário Estácio Brasília- / Periodo: 2017 a 2017
  • Centro Universitário Estácio Brasília- / Periodo: 2016 a 2016
  • Centro Universitário Estácio Brasília- / Periodo: 2015 a 2015
  • Centro Universitário Estácio Brasília- / Periodo: 2012 a 2013
  • Centro Universitário Estácio Brasília- / Periodo: 2010 a 2012
  • Centro Universitário Estácio Brasília- / Periodo: 2008 a 2010
  • Centro Universitário Unieuro- / Periodo: 2016 a 2016
  • Comunicologia (Brasília)- / Periodo: 2015 a atual
  • Comunicologia (Brasília)- / Periodo: 2015 a atual
  • Cooperativa de Trabalho de Profissionais de Recursos Humanos de Resende- / Periodo: 2002 a 2003
  • Fórum Nacional de Comunicação e Justiça- / Periodo: 2017 a 2017
  • Hospital da Criança de Brasília José Alencar- / Periodo: 2015 a 2015
  • Indústrias Químicas Resende S.A.- / Periodo: 1990 a 1992
  • Indústrias Químicas Resende S.A.- / Periodo: 1989 a 1990
  • Instituto dos Direitos da Criança e do Adolescente- / Periodo: 2021 a 2022
  • Instituto São José Salesiano- / Periodo: 1998 a 1999
  • KEduka Tecnologias Educacionais- / Periodo: 2021 a 2021
  • União Marista do Brasil- / Periodo: 2019 a 2019
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2022 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2013 a 2015
  • Universidade Norte do Paraná- / Periodo: 2007 a 2008

Linha de Pesquisa

    Projetos de Pesquisa

    • A midiatização das decisões estratégicas de comunicação: um estudo junto a gestores de comunicação
      A digitalização transforma a experiência de consumidores e a gestão da comunicação. Enquanto tendências apontam para novos comportamentos no consumo de campanhas e estratégias comunicacionais, com ênfase em experiências integradas, multissensoriais e multiplataformas, importa destacar as transformações dos processos e práticas de gestão suscitadas pelas tecnologias de apoio às decisões estratégicas. Partindo da noção de midiatização, que vislumbra a apropriação de lógicas midiáticas em práticas de diversos campos sociais, este projeto pretende investigar a relação entre profissionais, plataformas de gestão e instituições envolvidas nos processos estratégicos de comunicação.
      Período: 2022 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • A midiatização das decisões estratégicas de comunicação: um estudo junto a gestores de comunicação
      A midiatização é um fenômeno amplamente discutido por pesquisadores da área da comunicação, embora pouco explorado em investigações sobre a gestão comunicacional. Em uma concepção ampla, o conceito diz respeito às relações entre indivíduos, instituições e meios de comunicação, bem como às transformações da sociedade relacionadas aos desenvolvimentos tecnológicos da comunicação. Nesse contexto, é possível pensar, de forma geral, a gestão e, mais especificamente, a gestão da comunicação, como práticas transformadas por processos de midiatização. Considerar as relações entre profissionais de comunicação, sistemas e plataformas de gestão e veículos de comunicação consiste em uma forma de investigação desses processos. Com esta pesquisa, busca-se articular a gestão da comunicação com as noções de decisão e discurso, no contexto de expansão dos diferentes meios técnicos envolvidos nas práticas gerenciais, com base no questionamento de como as decisões estratégicas de comunicação são afetadas pela midiatização das práticas de gestão da comunicação entre profissionais do Distrito Federal (DF). Importa ressaltar o ambiente de incentivos ao empreendedorismo e à economia criativa no DF, que estimula pesquisas voltadas à investigação das interfaces entre comunicação e tecnologia..
      Período: 2021 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Vidas Ameaçadas - Um retrato da violência praticada contra crianças e adolescentes no Distrito Federal
      A pesquisa será realizada nas Regiões Administrativas de Ceilândia, Estrutural, Planaltina, Paranoá, Itapoã, São Sebastião e Samambaia. Os dados estatísticos a serem coletados serão sobre violência psicológica, violência física, violência sexual, violência institucional, violência letal e negligência contra crianças e adolescentes por faixas etárias, sexo, raça/etnia, gênero, escolaridade. Para cada tipo de violência buscaremos identificar as diferentes formas de sua manifestação e quem perpetra a violência. Serão identificadas as respostas oferecidas pelo poder público e pela sociedade civil às situações de violência contra crianças, como os programas, projetos e iniciativas próprias de organizações dos territórios. E, identificaremos também as formas de organização social no campo da infância, adolescência, e juventude e organizações de Direitos Humanos, além de mobilização social liderados por jovens, existentes nos territórios pesquisados. A pesquisa coletará também dados qualitativos por meio de entrevistas em profundidade junto aos operados dos diretos de crianças e adolescentes nas regiões selecionadas, como conselheiros tutelares, DPCA (onde houver), técnicos e técnicas do CRAS e CREAS, organizações da Sociedade Civil de defesa de direitos, e também por meio de grupos focais com adolescentes, tendo sempre como referência os tipos de violência que foram definidos para serem pesquisados. Os produtos previstos são: 01 Relatório final, com descrição e análise dos dados coletados; 01 documento com recomendações de enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes produzido coletivamente pelos participantes da pesquisa. Esse documento deverá ser entregue, oficialmente, à Câmara Legislativa e a outros órgãos públicos competentes; 01 publicação eletrônica com os resultados encontrados, no formato PDF, como linha de base com o objetivo de parametrizar intervenções futuras; Georreferenciamento das diversas formas de violência contra crianças e adolescentes.
      Período: 2021 - 2022 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Representações da Responsabilidade Social dos bancos junto a comunidades: um estudo de recepção da comunicação institucional junto às organizações
      Nosso objetivo é identificar as representações da responsabilidade social presentes na comunicação institucional dos bancos e nos discursos de moradores de baixa renda da Cidade Estrutural. Trata-se de um estudo de recepção dos discursos organizacionais, tendo como aporte teórico a Teoria das Representações Sociais (TRS), com ênfase nos processos e sistemas de comunicação institucional. As organizações financeiras a serem estudadas serão um banco público e o banco comunitário da Cidade Estrutural. São sujeitos da pesquisa moradores da Cidade Estrutural. A metodologia a ser utilizada é o multimétodo quali-quanti. Os textos dos discursos institucionais presentes nos sites e nas redes sociais serão analisados por meio de análise lexical. Serão realizadas análises semióticas dos comerciais para TV e vídeos institucionais com conteúdos de responsabilidade social do banco público. Com os públicos das mensagens (membros da comunidade da Estrutural), serão realizadas entrevistas, grupos focais e aplicação de questionários para análise dos principais elementos de recepção das mensagens e identificação das representações sociais. Os resultados dessa pesquisa contribuirão para uma maior compreensão das representações de sujeitos de comunidades de baixa renda em relação à responsabilidade social no sistema financeiro. Além disso, fornecerão subsídios para a definição de estratégias de comunicação do banco comunitário. As contribuições teóricas da pesquisa pretendem oferecer subsídios para a compreensão dos processos de recepção da comunicação institucional e das organizações, aqui entendidas como locus que produzem, ativam e modulam representações e que devem estar embasadas em práticas dialógicas com os stakeholders.
      Período: 2016 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Estudos Avançados de Comunicação Mediática e Organizacional
      O grupo tem por objetivo produzir conhecimento em Comunicação a partir da tradição do pensamento comunicacional e das pesquisas já produzidas no País e no exterior, de forma a avançar na circunscrição do campo da comunicação como ciência, com destaque à inserção transformadora nos processos da comunicação operados na mídia, na cultura e nas organizações sociais. Formado em março de 2005, o grupo serviu de embrião para o Mestrado em Comunicação da UCB, aprovado pelo CTC da CAPES em 27 de fevereiro de 2008. Como produtos desse grupo temos as coletâneas "Os Saberes da Comunicação: dos fundamentos aos processos (Brasília: Casa das Musas, 2007, ISBN: 978-85-98205-26-7)" e "Imagens e Sentidos na Comunicação Contemporânea (Brasília: Casa das Musas, 2009, 178p, ISBN: 978-85-98205-67-0); a revista Comunicologia (ISSN 1981-2132); a revista ESFERAS (ISSN 2316-7122) os eventos "Ciclo de Debates Rupturas da Convergência Digital: na mídia, nas organizações e na sociedade" (2009), Semana da TV Digital, (2010 e 2011); o Congresso Pan-Americano de Comunicação (2010), o VII Congresso Abrapcorp 2013, os livros CURVELLO, João José Azevedo. Comunicação Interna e Cultura Organizacional. Brasília: Casa das Musas, 2012; SOUSA, Janara; CURVELLO, João; RUSSI, Pedro (orgs). 100 anos de McLuhan. Brasília: Casa das Musas/CAPES, 2012; CASTRO, Cosette (org). Conteúdos em Multiplataformas: extensões das narrativas digitais. Porto Alegre: Armazém Digital, 2012; FLAUSINO, Márcia Coelho . Narrativas publicitárias - Como a publicidade constroi nosso cotidiano na cultura da midia. 1. ed. Brasília: Casa das Musas, 2012; IASBECK, L.C.A. (org) . Ouvidoria: Mídia Organizacional. Porto Alegre: Ed. Sulina, 2012; MARINHO, Roberval e FARHAT, Rodrigo (orgs). Processos de Comunicação na Cultura Contemporânea. Brasília: Casa das Musas, 2011., além de 87 artigos publicados pelos pesquisadores em periódicos, coletâneas e eventos da área.
      Período: 2005 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Prêmios, Indicadores e Meritocracia em Comunicação
      O estudo dos prêmios na Comunicação é uma prática recente e sua sistematização também. O grupo estuda estratégias organizacionais de engajamento de públicos, a partir de premiações. Assim como indicadores, rankings, homenagens, menções de honra das práticas tidas como exemplares em Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Comunicação Organizacional e Audiovisual: apontando para o trabalho, profissionais e empresas. O grupo está ligado ao à linha Processos Comunicacionais nas Organizações, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Católica de Brasília (PPGSSCOM/UCB), com projeto financiado pelo CNPq. O grupo envolve institutos do Centro Oeste e Sudeste, tais como: Universidade Católica de Brasília (UCB), UnB, PUCRS, UNIP DF, Estácio RJ, Université de Poitiers (França), Sebrae Nacional, Andi, CNBB, ABRAPCORP, Aberje e SBPJor.
      Período: 2014 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • XV Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ) e Universidade Católica de Brasília (UCB)
      Período: 2017 - 2017 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
    • Os fluxos comunicacionais do Hospital da Criança de Brasília José Alencar sob a perspectiva da comunicação terapêutica
      Período: 2013 - 2016 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Comunidades Virtuais Dialogantes: como o LinkedIn provoca engajamentos?
      Proposta de projeto de pesquisa no Mestrado em Comunicação para verificação de como se dá a interação e engajamento na plataforma LinkedIn.
      Período: 2013 - 2013 / Situação: DESATIVADO / Natureza: PESQUISA
    • Preparando Jovens para o Mercado de Trabalho
      O projeto consistia em conscientizar, por meio de palestras, os jovens das Escolas Públicas Municipais, ingressantes no Ensino Médio acerca do Mercado de Trabalho: - Empregabilidade; - Programa de Trainnes; - Ensino Superior; - O Primeiro Emprego; - Empreendedorismo; - Agronegócios e - Mercado Informal.
      Período: 2003 - 2003 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: OUTRA

    Áreas de Atuação

    • Ciências Humanas :: Educação :: Ensino-Aprendizagem ::
    • Ciências Socias Aplicadas :: Administração :: Administração de Empresas :: Mercadologia
    • Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Comunicação ::
    • Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: comunicação e saúde ::
    • Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Edição/Revisão de Jornais e Revistas ::
    • Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Educação a Distância ::

    Idiomas

    • Espanhol: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
    • Inglês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: POUCO

    Banca Julgadora

    Tipo de ProduçãoAnterior2017Total
    Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização505
    Participação em Banca de Graduação33134
    Total38139

    Eventos

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Participação em Congresso22
    Participação em Encontro55
    Participação em Seminário99
    Participação em Simpósio11
    Total1717

    Prêmios

    Tipo de ProduçãoAnterior2016Total
    Prêmios9110
    Total9110

    Produção Bibliográfica

    Tipo de ProduçãoAnterior20162017201820192021Total
    Apresentação de Trabalho83100012
    Artigo Aceito para Publicação0001001
    Artigo Publicado0001203
    Capitulo de Livro Publicado0005005
    Curso de Curta Duração Ministrado5000005
    Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional0000011
    Livro Publicado ou Organizado0002002
    Organização de Evento3000003
    Outras Bancas Julgadoras74920022
    Outras Participações em Eventos e Congressos6000006
    Outras Produções Bibliográfica1000001
    Total30710112161

    Produção Técnica

    Tipo de ProduçãoAnterior20162017Total
    Mídia Social, Website ou Blog1001
    Outra Produção Técnica461047
    Trabalho Técnico1012
    Total481150