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Andrea Dias Garzesi Souza Sobrinho
Citações | GARZESI, A. D. S. S |
Curso/Programa | Psicologia |
Titulação | Mestrado |
Área | Ciências Humanas :: Educação |
Formação
- Mestrado - Periodo: 2006 a 2008 - Psicologia
Universidade Católica de Brasília - Graduação - Periodo: 2000 a 2005 - Psicologia
Universidade Católica de Brasília
Atuação Profissional
- Colégio Santa Terezinha- / Periodo: 2005 a 2015
- Faculdade Jesus Maria José- / Periodo: 2010 a 2012
- Faculdade LS- / Periodo: 2009 a 2013
- Faculdade Nossa Senhora de Fátima- / Periodo: 2008 a 2008
- Faculdade Santa Terezinha- / Periodo: 2007 a 2009
- Faculdade Santa Terezinha- / Periodo: 2007 a 2009
- Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal- / Periodo: 2019 a atual
- UBEC- / Periodo: 2022 a 2022
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2012 a atual
Linha de Pesquisa
Projetos de Pesquisa
- Egressos do Sistema Penitenciário: Histórias que importam
O presente projeto de pesquisa está amparado no estudo teórico da Psicossociologia Clínica, abordagem que privilegia a compreensão de histórias coletivas por meio de Histórias de Vida, e na perspectiva da teoria sistêmica. Neste trabalho investigativo serão traçadas as histórias de vida dos egressos do sistema prisional do Distrito Federal com o objetivo de delinear um perfil dos egressos do sistema prisional e suas trajetórias de vida até o encarceramento, a vivência do encarceramento, as perspectivas de vida extramuros, suas expectativas para com a vida em liberdade, bem como os recursos disponíveis para a reconstrução de sua história. A compreensão das trajetórias de vida desses sujeitos parte do princípio de que sua história pessoal é multideterminada por fatores familiares, psíquicos, sociais, ideológicos, econômicos, políticos, entre outros. O estudo tem como objetivo demonstrar que essas histórias importam tanto para os sujeitos para a coletividade em que estão inseridos e que a partir delas é possível redesenhar estratégias que possibilitem a construção de outras narrativas de vida, para além do estigma da infração penal. A pesquisa tem como resultado esperado a produção de material bibliográfico sobre tais narrativas, formando um recurso com potencial literário, didático e de inovação.
Período: 2019 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Guarda compartilhada de crianças e adolescentes: impactos nas famílias e em suas relações com a escola
O tema desta pesquisa é a guarda compartilhada de crianças e adolescentes após a separação conjugal. Seu objetivo geral é avaliar o impacto da guarda compartilhada na família e na relação desta com a escola. Este objetivo foi desmembrado nos seguintes objetivos específicos: 1) delinear as trajetórias de famílias em situação de guarda compartilhada, a partir do ciclo de vida familiar; 2) descrever a dinâmica e a estrutura das famílias em guarda compartilhada, considerando papéis, regras, comunicação, poder e hierarquia; 3) identificar as percepções dos membros das famílias nucleares sobre a guarda compartilhada; 4) verificar a participação da família extensa na rotina de pais e filhos em situação de guarda compartilhada; 5) conhecer a percepção da família sobre a dinâmica relacional entre família e escola no contexto da guarda compartilhada; 6) averiguar a percepção de professores, coordenadores e/ou orientadores educacionais sobre o impacto da guarda compartilhada no processo de aprendizagem e socialização de estudantes que se encontram nessa situação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) .
Período: 2015 - 2017 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Desenvolvendo) habilidades) e) competências) sociais) e) emocionais) de)professores) para) a) prevenção,) mediação) e) intervenção) em ) situações) de) violência)escolar:)da)análise!articulada)do)processo)de)formação)inicial)e)continuada)à)analise!das)prá
A violência aparece como objeto de investigação em diversos campos do conhecimento, o que implica em algumas dificuldades de ordem epistemológica, teóricoconceitual e metodológica na sua definição e no planejamento da pesquisa. Apesar dessas dificuldades, há uma concordância conceitual de base, compartilhada por muitos teóricos e pesquisadores, de que todo e qualquer ato de agressão ? física, moral ou institucional ? dirigido contra a integridade de um ou vários indivíduos ou grupos é considerado um ato de violência (Abramovay & Rua, 2002). Ou, ainda, a clássica definição de Chauí (1995), que apresenta a violência como o ?uso da força física e do constrangimento psíquico para obrigar alguém a agir de modo contrário à sua natureza e ao seu ser. A violência é violação da integridade física e psíquica, da dignidade humana de alguém? (p.337). Referindo-se especificamente à violência no contexto escolar, Charlot (2002) distingue entre violência na escola, violência à escola e violência da escola. A violência na escola é a que acontece no espaço escolar, sem estar ligada à natureza e às atividades da instituição escolar. Por ex., traficantes invadem a escola e ?acertam conta? com alunos usuários de droga. A violência à escola está ligada à natureza e às atividades da instituição escolar. Por ex., alunos que insultam e maltratam os professores, provocam incêndios na escola, cometem atos de vandalismo. E, a violência da escola, que é uma violência institucional, simbólica. Por ex., determinadas avaliações escolares, preconceitos contra os alunos, desdenho dos professores, atos injustos. Neste projeto de pesquisa, pretende-se discutir, na perspectiva apontada por Charlot, as violências no cotidiano escolar, notadamente aquelas associadas às condutas de adolescentes e jovens, enquanto um fenômeno social, com profundas implicações e repercussões subjetivas na saúde psíquica do professor (Aguiar & Almeida, 2008). Por tais razões, é de fundamental importância investigar e avaliar os modos pelos quais os professores desenvolvem estratégias de prevenção e de intervenção/enfrentamento das violências, na escola, por meio de programa/ações de formação continuada de professores, que contemple(m) o desenvolvimento pessoal, notadamente as habilidades e competências sociais e emocionais e a análise clínica das práticas profissionais educativas.
Período: 2015 - 2016 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Comportamento fossilizado no desenvolvimento de conceitos científicos em crianças com deficiência intelectual
Processos de fossilização na deficiência mental. Descrição: Este estudo tem por finalidade investigar o comportamento fossilizado de crianças com deficiência mental no processo de constituição dos conceitos. Apresenta-se, na oportunidade, um recorte da pesquisa no qual pretende-se identificar possíveis formas de comportamento fossilizado em um grupo de crianças e se estas preponderam no desenvolvimento do grupo estudado. Vygotsky afirma que as pessoas apresentam formas de pensamento fossilizadas ao longo do desenvolvimento e pretende-se investigar como os processos de fossilização ocorrem, sobretudo nas crianças com deficiência mental, na resolução de tarefas. Esta investigação busca levantar dados empíricos acerca da gênese e desenvolvimento desse processo, na tentativa de explicitar a tese do autor.
Período: 2006 - 2008 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
- Ciências Humanas :: Educação :: ::
- Ciências Humanas :: Educação :: Ensino-Aprendizagem ::
- Ciências Humanas :: Psicologia :: ::
Idiomas
- Inglês: Lê: POUCO, Fala: NAO_INFORMADO, Escreve: NAO_INFORMADO, Compreende: NAO_INFORMADO
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | Total |
---|---|---|---|
Participação em Banca de Graduação | 8 | 3 | 11 |
Total | 8 | 3 | 11 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Participação em Congresso | 2 | 2 |
Participação em Encontro | 1 | 1 |
Participação em Seminário | 4 | 4 |
Participação em Simpósio | 1 | 1 |
Total | 8 | 8 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | Total |
---|---|---|---|---|
Outras Orientações Concluídas | 15 | 5 | 5 | 25 |
Total | 15 | 5 | 5 | 25 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2019 | 2021 | 2023 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 12 | 1 | 5 | 0 | 0 | 0 | 18 |
Artigo Publicado | 0 | 0 | 0 | 1 | 1 | 0 | 2 |
Capitulo de Livro Publicado | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Curso de Curta Duração Ministrado | 10 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 10 |
Livro Publicado ou Organizado | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 1 |
Organização de Evento | 9 | 1 | 1 | 0 | 0 | 0 | 11 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 2 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 |
Programa de Rádio ou TV | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Trabalho em Eventos | 2 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 3 |
Total | 36 | 3 | 7 | 1 | 1 | 1 | 49 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | 2021 | Total |
---|---|---|
Trabalho Técnico | 1 | 1 |
Total | 1 | 1 |