Andrea Dias Garzesi Souza Sobrinho

CitaçõesGARZESI, A. D. S. S
Curso/ProgramaPsicologia
TitulaçãoMestrado
ÁreaCiências Humanas :: Educação

Formação

  • Mestrado - Periodo: 2006 a 2008 - Psicologia
    Universidade Católica de Brasília
  • Graduação - Periodo: 2000 a 2005 - Psicologia
    Universidade Católica de Brasília

Atuação Profissional

  • Colégio Santa Terezinha- / Periodo: 2005 a 2015
  • Faculdade Jesus Maria José- / Periodo: 2010 a 2012
  • Faculdade LS- / Periodo: 2009 a 2013
  • Faculdade Nossa Senhora de Fátima- / Periodo: 2008 a 2008
  • Faculdade Santa Terezinha- / Periodo: 2007 a 2009
  • Faculdade Santa Terezinha- / Periodo: 2007 a 2009
  • Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal- / Periodo: 2019 a atual
  • UBEC- / Periodo: 2022 a 2022
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2012 a atual

Linha de Pesquisa

    Projetos de Pesquisa

    • Egressos do Sistema Penitenciário: Histórias que importam
      O presente projeto de pesquisa está amparado no estudo teórico da Psicossociologia Clínica, abordagem que privilegia a compreensão de histórias coletivas por meio de Histórias de Vida, e na perspectiva da teoria sistêmica. Neste trabalho investigativo serão traçadas as histórias de vida dos egressos do sistema prisional do Distrito Federal com o objetivo de delinear um perfil dos egressos do sistema prisional e suas trajetórias de vida até o encarceramento, a vivência do encarceramento, as perspectivas de vida extramuros, suas expectativas para com a vida em liberdade, bem como os recursos disponíveis para a reconstrução de sua história. A compreensão das trajetórias de vida desses sujeitos parte do princípio de que sua história pessoal é multideterminada por fatores familiares, psíquicos, sociais, ideológicos, econômicos, políticos, entre outros. O estudo tem como objetivo demonstrar que essas histórias importam tanto para os sujeitos para a coletividade em que estão inseridos e que a partir delas é possível redesenhar estratégias que possibilitem a construção de outras narrativas de vida, para além do estigma da infração penal. A pesquisa tem como resultado esperado a produção de material bibliográfico sobre tais narrativas, formando um recurso com potencial literário, didático e de inovação.
      Período: 2019 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Guarda compartilhada de crianças e adolescentes: impactos nas famílias e em suas relações com a escola
      O tema desta pesquisa é a guarda compartilhada de crianças e adolescentes após a separação conjugal. Seu objetivo geral é avaliar o impacto da guarda compartilhada na família e na relação desta com a escola. Este objetivo foi desmembrado nos seguintes objetivos específicos: 1) delinear as trajetórias de famílias em situação de guarda compartilhada, a partir do ciclo de vida familiar; 2) descrever a dinâmica e a estrutura das famílias em guarda compartilhada, considerando papéis, regras, comunicação, poder e hierarquia; 3) identificar as percepções dos membros das famílias nucleares sobre a guarda compartilhada; 4) verificar a participação da família extensa na rotina de pais e filhos em situação de guarda compartilhada; 5) conhecer a percepção da família sobre a dinâmica relacional entre família e escola no contexto da guarda compartilhada; 6) averiguar a percepção de professores, coordenadores e/ou orientadores educacionais sobre o impacto da guarda compartilhada no processo de aprendizagem e socialização de estudantes que se encontram nessa situação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) .
      Período: 2015 - 2017 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Desenvolvendo) habilidades) e) competências) sociais) e) emocionais) de)professores) para) a) prevenção,) mediação) e) intervenção) em ) situações) de) violência)escolar:)da)análise!articulada)do)processo)de)formação)inicial)e)continuada)à)analise!das)prá
      A violência aparece como objeto de investigação em diversos campos do conhecimento, o que implica em algumas dificuldades de ordem epistemológica, teóricoconceitual e metodológica na sua definição e no planejamento da pesquisa. Apesar dessas dificuldades, há uma concordância conceitual de base, compartilhada por muitos teóricos e pesquisadores, de que todo e qualquer ato de agressão ? física, moral ou institucional ? dirigido contra a integridade de um ou vários indivíduos ou grupos é considerado um ato de violência (Abramovay & Rua, 2002). Ou, ainda, a clássica definição de Chauí (1995), que apresenta a violência como o ?uso da força física e do constrangimento psíquico para obrigar alguém a agir de modo contrário à sua natureza e ao seu ser. A violência é violação da integridade física e psíquica, da dignidade humana de alguém? (p.337). Referindo-se especificamente à violência no contexto escolar, Charlot (2002) distingue entre violência na escola, violência à escola e violência da escola. A violência na escola é a que acontece no espaço escolar, sem estar ligada à natureza e às atividades da instituição escolar. Por ex., traficantes invadem a escola e ?acertam conta? com alunos usuários de droga. A violência à escola está ligada à natureza e às atividades da instituição escolar. Por ex., alunos que insultam e maltratam os professores, provocam incêndios na escola, cometem atos de vandalismo. E, a violência da escola, que é uma violência institucional, simbólica. Por ex., determinadas avaliações escolares, preconceitos contra os alunos, desdenho dos professores, atos injustos. Neste projeto de pesquisa, pretende-se discutir, na perspectiva apontada por Charlot, as violências no cotidiano escolar, notadamente aquelas associadas às condutas de adolescentes e jovens, enquanto um fenômeno social, com profundas implicações e repercussões subjetivas na saúde psíquica do professor (Aguiar & Almeida, 2008). Por tais razões, é de fundamental importância investigar e avaliar os modos pelos quais os professores desenvolvem estratégias de prevenção e de intervenção/enfrentamento das violências, na escola, por meio de programa/ações de formação continuada de professores, que contemple(m) o desenvolvimento pessoal, notadamente as habilidades e competências sociais e emocionais e a análise clínica das práticas profissionais educativas.
      Período: 2015 - 2016 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Comportamento fossilizado no desenvolvimento de conceitos científicos em crianças com deficiência intelectual
      Processos de fossilização na deficiência mental. Descrição: Este estudo tem por finalidade investigar o comportamento fossilizado de crianças com deficiência mental no processo de constituição dos conceitos. Apresenta-se, na oportunidade, um recorte da pesquisa no qual pretende-se identificar possíveis formas de comportamento fossilizado em um grupo de crianças e se estas preponderam no desenvolvimento do grupo estudado. Vygotsky afirma que as pessoas apresentam formas de pensamento fossilizadas ao longo do desenvolvimento e pretende-se investigar como os processos de fossilização ocorrem, sobretudo nas crianças com deficiência mental, na resolução de tarefas. Esta investigação busca levantar dados empíricos acerca da gênese e desenvolvimento desse processo, na tentativa de explicitar a tese do autor.
      Período: 2006 - 2008 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

    Áreas de Atuação

    • Ciências Humanas :: Educação :: ::
    • Ciências Humanas :: Educação :: Ensino-Aprendizagem ::
    • Ciências Humanas :: Psicologia :: ::

    Idiomas

    • Inglês: Lê: POUCO, Fala: NAO_INFORMADO, Escreve: NAO_INFORMADO, Compreende: NAO_INFORMADO

    Banca Julgadora

    Tipo de ProduçãoAnterior2016Total
    Participação em Banca de Graduação8311
    Total8311

    Eventos

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Participação em Congresso22
    Participação em Encontro11
    Participação em Seminário44
    Participação em Simpósio11
    Total88

    Orientação

    Tipo de ProduçãoAnterior20162017Total
    Outras Orientações Concluídas155525
    Total155525

    Produção Bibliográfica

    Tipo de ProduçãoAnterior20162017201920212023Total
    Apresentação de Trabalho121500018
    Artigo Publicado0001102
    Capitulo de Livro Publicado1000001
    Curso de Curta Duração Ministrado100000010
    Livro Publicado ou Organizado0000011
    Organização de Evento91100011
    Outras Participações em Eventos e Congressos2000002
    Programa de Rádio ou TV0010001
    Trabalho em Eventos2100003
    Total363711149

    Produção Técnica

    Tipo de Produção2021Total
    Trabalho Técnico11
    Total11