This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Caroline Rodrigues Cardoso
Citações | CARDOSO, Caroline R.;CARDOSO, Caroline Rodrigues |
Curso/Programa | Especialização em Educação a Distância |
Titulação | Doutorado |
Área | Linguística, letras e artes :: Letras |
Formação
- Doutorado - Periodo: 2008 a 2012 - Lingüística
Universidade de Brasília - Mestrado - Periodo: 2003 a 2005 - Lingüística
Universidade de Brasília - Especialização - Periodo: 2001 a 2002 - Língua Portuguesa
Universidade Salgado de Oliveira - Especialização - Periodo: 2010 a 2011 - Educação Continuada e a Distância
Universidade Aberta do Brasil/Universidade de Brasília - Graduação - Periodo: 1994 a 1998 - Letras/Licenciatura
Universidade de Brasília - Graduação - Periodo: 1998 a 2000 - Letras/Bacharelado
Universidade de Brasília - Graduação - Periodo: 2013 a atual - Jornalismo
Faculdade Unicesp - Ensino Médio - Periodo: 1990 a 1992 - Centro Educacional Católica de Brasília
- Ensino Fundamental - Periodo: 1982 a 1989 - Centro Educacional Jesus Maria José
Atuação Profissional
- Anais IV SIMELP- / Periodo: 2013 a 2013
- ASAP Staffing- / Periodo: 2005 a 2005
- AUTOTRAC COMÉRCIO E TELECOMUNICAÇÕES- / Periodo: 2010 a 2011
- Centro de Estudos em Educação Linguagem e Literatura- / Periodo: 2008 a 2009
- Centro de Seleção e de Promoção de Eventos- / Periodo: 2011 a 2012
- Centro de Seleção e de Promoção de Eventos- / Periodo: 2011 a 2011
- Centro de Seleção e de Promoção de Eventos- / Periodo: 2010 a 2010
- Centro Educacional Brasil Central- / Periodo: 2000 a 2000
- Centro Educacional Leonardo da Vinci- / Periodo: 2003 a 2003
- Centro Educacional Santa Terezinha- / Periodo: 2002 a 2003
- Centro Universitário Unieuro- / Periodo: 2006 a 2007
- Colégio CEDECAP- / Periodo: 2001 a 2001
- Colégio Juscelino Kubitschek- / Periodo: 1998 a 1999
- Colégio Objetivo Brasília- / Periodo: 2000 a 2000
- Colégio Rui Barbosa- / Periodo: 1997 a 1997
- Colégio São Carlos- / Periodo: 2000 a 2000
- Faculdade Integrada JK- / Periodo: 2008 a 2009
- Faculdade Jesus Maria José- / Periodo: 2007 a 2009
- Faculdade Michelangelo- / Periodo: 2006 a 2008
- Faculdade Projeção- / Periodo: 2007 a 2007
- Gn1 Comunicação Ltda- / Periodo: 2009 a 2014
- GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS DE SOCIOLINGUÍSTICA- / Periodo: 2008 a atual
- Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares de Linguagem e Sociedade- / Periodo: 2015 a atual
- Instituto de Educação Superior de Brasília- / Periodo: 2010 a 2010
- Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira- / Periodo: 2010 a atual
- Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira- / Periodo: 2011 a 2011
- MEC/UnB/Interfoco- / Periodo: 2008 a 2010
- Revista Capoeira de Humanidades e Letras- / Periodo: 2014 a atual
- Revista do TRE-DF- / Periodo: 2011 a 2011
- Revista Em Casa- / Periodo: 2013 a 2013
- Revista Pensar Verde- / Periodo: 2012 a atual
- Revista Pensar Verde- / Periodo: 2012 a atual
- Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal- / Periodo: 2016 a atual
- Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal- / Periodo: 2001 a 2014
- Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal- / Periodo: 1998 a 1998
- Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal- / Periodo: 1996 a 1996
- Universidade Aberta do Brasil/Universidade de Brasília- / Periodo: 2010 a 2011
- Universidade Aberta do Brasil/Universidade de Brasília- / Periodo: 2009 a 2009
- Universidade Aberta do Brasil/Universidade de Brasília- / Periodo: 2009 a 2009
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2013 a 2013
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2013 a 2013
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2013 a 2013
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2012 a 2012
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2012 a 2012
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2011 a 2011
- Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira- / Periodo: 2014 a 2016
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2007 a 2007
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2004 a 2004
- UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS- / Periodo: 2006 a 2006
- UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS- / Periodo: 2002 a 2004
- Universidade Federal de Goiás- / Periodo: 2013 a 2013
Linha de Pesquisa
- Educação, Cognição e Linguagem
- Linguagem, sociedade, cultura e identidade
Projetos de Pesquisa
- Banco de Dados Sociolinguísticos do Recôncavo da Bahia
Este projeto trata da constituição de um Banco de Dados Sociolinguísticos do Recôncavo da Bahia utilizando como arcabouço teórico-metodológico a Sociolinguística (LABOV, 2008). O objetivo principal é oferecer subsídios para investigações sincrônicas de fenômenos variáveis do português nos níveis fonológico, morfológico, sintático, semântico e discursivo, com especial atenção à acuidade metodológica. O projeto é dividido em duas fases. Na primeira, ele será voltado apenas para a coleta e a transcrição de dados em três das 40 cidades (BRANDÃO, 2007) que compõem o Recôncavo da Bahia: São Francisco do Conde, Santo Amaro e Madre de Deus. Na segunda fase, a coleta e a transcrição de dados será na Guiné-Bissau, África. Nesta primeira fase, pretende-se realizar 602 entrevistas com prévia aplicação de questionário e entrega de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, bem como providências junto ao Comitê de Ética em Pesquisa da Unilab. Os informantes serão estratificados em função das seguintes variáveis sociais: sexo, faixa etária, cor, profissão, proveniência, escolaridade, naturalidade, bairro onde mora, tipo de residência, bens de consumo. Os dados serão organizados em uma base de dados virtual e futuramente disponibilizados para consulta gratuita.
Período: 2015 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Projeto Variação Linguística no Centro-Oeste
O VALCO consiste na reunião e socialização do conhecimento e da pesquisa linguística que vem sendo desenvolvida na região Centro-Oeste, disponibilizando o material já existente para todos os profissionais da educação, sejam eles professores ou pesquisadores, que atuem no ensino da língua portuguesa, quer em nível fundamental, médio ou superior, uma vez que, em geral, este conhecimento permanece restrito ao ambiente acadêmico das universidades federais. A organização e a socialização do material disponível constituem a ação inicial necessária para possibilitar o desenvolvimento de novas pesquisas sobre a diversidade linguística do Centro-Oeste e, em especial, do Distrito Federal, propiciando a ampliação do conhecimento dos profissionais da área de educação em relação às questões de identidade linguística e sociocultural, o que, no caso do Brasil, ainda carece de políticas públicas que deem suporte ao ensino da língua materna sem ferir o respeito à diversidade e à identidade sociocultural do falante.
Período: 2008 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Rodas de Leitura dos Malês
Projeto que promove rodas de leitura de textos literários contemporâneos, prioritariamente africanos, brasileiros e portugueses. Os textos são selecionados pela equipe executora do projeto a partir do perfil de leitor-escritor dos participantes obtido por meio de pesquisa. Os encontros são mensais. Os textos selecionados são lidos e resenhados previamente por todos os participantes para posterior debate nos encontros e no grupo Roda de Leitura dos Malês do Facebook. Os participantes que se sentem inclinados a produzir material artístico-literário (ilustrações, poemas, crônicas, contos, microcontos, vídeos, áudios), tendo como mote as leituras, também podem publicá-lo no grupo do Facebook. Nas leituras, nas reflexões e nos debates, buscamos observar o panorama literário contemporâneo nos países africanos, em Portugal e no Brasil, bem como abordamos temas como identidade, política e sociedade. Tantos nas produções das resenhas como nas artístico-literárias, são incentivados criatividade, ineditismo, originalidade, coesão e coerência. As Rodas têm 35 vagas e são abertas para a comunidade interna e externa da UNILAB. Os encontros ocorrem na Unilab.
Período: 2015 - 2016 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO - Leitura e mediação pedagógica
Análise de protocolos de leitura visando à descrição e à interpretação de estratégias de compreensão leitora dos alunos e de mediação dos docentes pesquisadores.
Período: 2009 - 2011 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Variação e Mudança Linguística
Os destaques do grupo "Variação e Mudança Lingüística" nos últimos dois dizem respeito, em especial, à criação do GEAS (Grupo de Estudos Avançados em Sociolinguística) e do VALCO (Variação Linguística na Região Centro-Oeste). O GEAS nasceu do desejo de congregar ex-alunos e professores do PPGL/LIP/IL/UnB em torno de estudos de linguagem e sociedade. No seu III encontro, em setembro de 2010, o GEAS amplia seus horizontes e fomenta a troca de experiência entre representantes de diversas sociolingüísticas que operam na UnB e entre pesquisadores de diversas regiões e de diversas instituições (http://www.geasunb.blogspot.com/). O VALCO, por sua vez, tem como uma das metas centrais a organização de corpora da Região Centro-Oeste, à semelhança de iniciativas de sucesso nas regiões Sudeste (PEUL-RJ; PORTVIX-ES), Sul (VARSUL) e Nordeste (VALPB; PORCUFOR). Destacamos também a participação de componentes do grupo na tradução do clássico de William Labov, Sociolinguistic Patterns, publicado pela Editora Parábola; em publicações no livro O Falar Candango; no livro sobre a fala de Fortaleza, entre outras publicações. A situação linguística de Região Centro-Oeste é hoje um dos focos centrais do grupo. Neste sentido, destacamos publicações em relação à História do Português do Centro-Oeste; dissertações de mestrado já defendidas sobre a entrada e fixação do pronome tu na variedade brasiliense, em estágio de focalização dialetal; uma tese de doutorado em andamento, no coração do Centro-Oeste, focalizando processos identitários em fenômenos de concordância verbal variável, estigmatizados em grandes centros urbanos (nós fala/nós gosta vs. nós falamos/nós gostamos). Em interação com outros estudiosos brasileiros, o grupo avança também na idéia do mapeamento dos pronomes de segunda pessoa do português brasileiro, um dos tópicos do III GEAS. O grupo segue a sua trajetória, com diversos ex-alunos hoje transformados em pesquisadores, um estímulo à pesquisa sociolingüística.
Período: 1996 - 2010 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Preconceito Lingüístico
Projeto com vistas à introdução do graduando de Letras no processo de investigação científica na área de Lingüística, mais especificamente no tocante às variedades lingüísticas existentes no Brasil.
Período: 2004 - 2004 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: OUTRA
Áreas de Atuação
- Ciências Humanas :: Educação :: Educação Continuada e a Distância ::
- Linguística, letras e artes :: Letras :: Ensino de Língua Portuguesa ::
- Linguística, letras e artes :: Letras :: Língua Portuguesa ::
- Linguística, letras e artes :: Lingüística :: Sociolingüística e Dialetologia ::
Idiomas
- Alemão: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: NAO_INFORMADO, Escreve: NAO_INFORMADO, Compreende: POUCO
- Crioulo: Lê: NAO_INFORMADO, Fala: NAO_INFORMADO, Escreve: NAO_INFORMADO, Compreende: RAZOAVELMENTE
- Espanhol: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
- Francês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: NAO_INFORMADO, Compreende: RAZOAVELMENTE
- Inglês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
- Italiano: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: NAO_INFORMADO, Compreende: RAZOAVELMENTE
- Português: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | Total |
---|---|---|---|
Banca Julgadora para Concurso Público | 1 | 0 | 1 |
Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização | 23 | 0 | 23 |
Participação em Banca de Doutorado | 1 | 0 | 1 |
Participação em Banca de Exame de Qualificação | 2 | 1 | 3 |
Participação em Banca de Graduação | 17 | 3 | 20 |
Participação em Banca de Mestrado | 2 | 1 | 3 |
Total | 46 | 5 | 51 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Participação em Congresso | 8 | 8 |
Participação em Encontro | 12 | 12 |
Participação em Seminário | 2 | 2 |
Participação em Simpósio | 6 | 6 |
Total | 28 | 28 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Outras Orientações Concluídas | 29 | 29 |
Total | 29 | 29 |
Prêmios
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Prêmios | 2 | 2 |
Total | 2 | 2 |
Produção Artistícas
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Artes Visuais | 2 | 2 |
Total | 2 | 2 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | Total |
---|---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 27 | 1 | 28 |
Artigo Publicado | 8 | 0 | 8 |
Capitulo de Livro Publicado | 2 | 0 | 2 |
Curso de Curta Duração Ministrado | 4 | 0 | 4 |
Demais Trabalhos | 2 | 0 | 2 |
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional | 6 | 0 | 6 |
Livro Publicado ou Organizado | 2 | 0 | 2 |
Organização de Evento | 8 | 0 | 8 |
Outras Bancas Julgadoras | 2 | 0 | 2 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 23 | 0 | 23 |
Outras Produções Bibliográfica | 2 | 0 | 2 |
Programa de Rádio ou TV | 3 | 2 | 5 |
Relatório de Pesquisa | 1 | 0 | 1 |
Texto em Jornal ou Revista | 1 | 0 | 1 |
Trabalho em Eventos | 9 | 0 | 9 |
Total | 100 | 3 | 103 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Mídia Social, Website ou Blog | 3 | 3 |
Prefacio Posfacio | 1 | 1 |
Trabalho Técnico | 10 | 10 |
Tradução | 1 | 1 |
Total | 15 | 15 |