Rodrigo Edson Santos Barbosa

CitaçõesBARBOSA, R.E.S.
Curso/ProgramaOdontologia
TitulaçãoMestrado
ÁreaCiências da Saúde :: Odontologia

Formação

  • Doutorado - Periodo: 2018 a atual - Doutorado em Clínicas Odontológicas
    Instituto e Centro de Pesquisas São Leopoldo Mandic
  • Mestrado - Periodo: 2004 a 2006 - Odontologia (Reabilitação Oral)
    Universidade de São Paulo
  • Especialização - Periodo: 2004 a 2006 - Prótese Dentária
    Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto
  • Graduação - Periodo: 1999 a 2003 - Odontologia
    Universidade de São Paulo
  • Ensino Médio - Periodo: 1994 a 1996 - Colégio Militar de Brasília
  • Ensino Fundamental - Periodo: 1989 a 1989 - Escola Classe 304 Sul
  • Ensino Fundamental - Periodo: 1990 a 1990 - Colégio
  • Ensino Fundamental - Periodo: 1991 a 1993 - Colégio Militar de Brasília
  • Ensino Fundamental - Periodo: 1986 a 1988 - Coração de Jesus

Atuação Profissional

  • Centro Odontológico da Polícia Militar- / Periodo: 2003 a 2003
  • Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto- / Periodo: 2007 a atual
  • Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto- / Periodo: 2004 a 2006
  • Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto- / Periodo: 2004 a 2004
  • Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto- / Periodo: 2003 a 2003
  • Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto- / Periodo: 2003 a 2003
  • Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto- / Periodo: 2003 a 2003
  • Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto- / Periodo: 2002 a 2002
  • Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto- / Periodo: 2001 a 2001
  • Ideal Instituto de odontologia- / Periodo: 2009 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2011 a 2011

Linha de Pesquisa

    Projetos de Pesquisa

    • Análise da contaminação de próteses totais pelo método dna-checkerboard
      As próteses totais possuem superfícies que albergam grande quantidade de microrganismos em diferentes espécies. A própria composição dos materiais utilizados para a confecção das bases dessas próteses favorecem a manutenção da viabilidade e a posterior reprodução dessas bactérias. Os fungos também representam uma porcentagem dos contaminantes da área chapeável. Microscopicamente a resina acrílica utilizada, memso após o polimento, revela fendas microscópicas. Essas microfendas possibilitam a penetração de fluidos orais e, com isso, a penetração de bactérias . Este trabalho teve como objetivo avaliar a cantaminação microbiológica da área chapeável de próteses totais utilizando o método "Checkerboard DNA-DNA Hybridization". Para isto, foram selecionados 20 pacientes. Após confecção das próteses totais, todos os pacientes foram instruídos sobre higiene das próteses e os pacientes foram remarcados para um controle e coleta semanal do material da área chapeável das próteses dos pacientes. Todas amostras foram coletadas com Swab estéril e em seguida processada para análise dos DNA Checkerboard.
      Período: 2007 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • EMPREGO DA HIBRIDIZAÇÃO DNA-DNA TIPO CHECKERBOARD PARA ANÁLISE DO BIOFILME DE PRÓTESES TOTAIS
      O presente estudo visará analisar a composição do biofilme oral em usuários de próteses totais por meio de hibridização DNA-DNA tipo checkerboard. Resultados para os principais microorganismos envolvidos com a cavidade oral edentada serão investigados de acordo com os seguintes fatores: Diferentes zonas topográficas da mucosa oral e próteses totais; Hábitos de uso e higiene oral; Presença de estomatite protética. .
      Período: 2006 - 2008 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • ESTUDO COMPARATIVO DA MICROBIOTA DO DORSO DA LÍNGUA E DO BIOFILME SUBGENGIVAL DE PACIENTES SAUDÁVEIS PELA TÉCNICA DO CHECKERBOARD
      O dorso lingual pode ser colonizado por um grande número de microrganismos, inclusive bactérias que se encontram normalmente nos sulcos gengivais. O objetivo deste estudo foi comparar a microbiota subgengival com a do dorso da língua pela técnica da hibridização DNA-DNA Checkerboard em pacientes saudáveis. Quatro pacientes periodontalmente saudáveis foram selecionados para o estudo, tendo cada um deles colhidas cinco amostras de biofilme subgengival e cinco do dorso da língua por meio de escovas tipo microbrush, totalizando 40 amostras. As amostras foram hibridizadas com 13 sondas de DNA (C. rectus, C. gingivalis, C. sputigena, F. nucleatum, P. micros, P. intermedia, P. aeruginosa, P. nigrescens, S. mutans, S. oralis, S. sanguinis, S. sobrinus e V. parvula), por meio de uma técnica modificada da hibridização DNA-DNA Checkerboard. A quantificação das bactérias foi feita por escores, sendo calculadas as médias dos resultados por paciente. As médias das amostras do biofilme subgengival e as do dorso da língua foram submetidas ao teste de Spearman para avaliar o grau de associação entre as quantidades de bactérias presentes nos sítios linguais e subgengivais para cada uma das sondas utilizadas. Os 13 microrganismos pesquisados foram encontrados tanto nas amostras subgengivais quanto nas linguais, porém não foi possível demonstrar a existência de associação entre a quantidade de microrganismos encontrada no biofilme subgengival com a do dorso lingual (p > 0,05 para todas as 13 bactérias). Dentro das condições experimentais descritas e considerando-se apenas as espécies bacterianas analisadas, foi observado que o dorso da língua estava colonizado pelos mesmos microrganismos encontrados no sulco gengival, porém os níveis bacterianos encontrados na língua não estão associados aos dos sulcos gengivais na amostra de pacientes considerada..
      Período: 2006 - 2008 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Utilização da técnica de hibridação DNA Checkerboard para detecção de fungos
      O objetivo deste estudo é empregar esta técnica na identificação de fungos da espécie cândida
      Período: 2006 - 2007 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Avaliação da infiltração bacteriana in vitro através da interface implante/conector e comparação entre dois métodos de quantificação da contaminação interna de implantes
      As interfaces entre implantes e componentes de próteses parafusadas implanto-suportadas apresentam pequenos espaços ou fendas, descritos na literatura internacional como "microgaps". Esses espaços possibilitam a penetração de fluidos orais e, com isso, a penetração de bactérias nas partes internas de implantes, contaminando também os tecidos peri-implantares. Este trabalho teve como objetivo avaliar a infiltração bacteriana na interface implante/componente protético e comparar, in vitro, os métodos do "Checkerboard DNA-DNA Hybridization" e o da análise microbiana em meios de cultura. Para isto, foram utilizados 20 implantes, divididos em 2 grupos de 10 unidades, um analisado pela técnica de DNA checkerboard e, o outro, pelo método de cultura microbiana tradicional. O conjunto implante/conector protético foi colocado individualmente em tubos de ensaio contendo 5,0 mL de meio de cultura, mantido em estufa bacteriológica durante 14 dias quanto à ocorrência de turvação. Após o teste, os microrganismos foram recuperados e analisados pelos dois métodos. Ao final do período de14 dias, observou-se a turvação do meio de cultura em 6 conjuntos implante/conectores. A freqüência de contaminação dos conjuntos foi de 0,3. Houve redução significante, tanto pelo métodoCheckerboard como pelo método de cultura tradicional, em relação à contagem dos microrganismos provenientes do interior dos conjuntos implante/conectores após o período de imersão em meio de cultura CaSa B. Tanto no período inicial quanto após 14 dias, o método Checkerboard apresentou maiores contagens de S. sobrinus em relação ao grupo analisado pela técnica de cultura.
      Período: 2004 - 2006 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Análise do tecido ósseo neoformado por distração osteogênica mandibular e sob estímulo de aplicação da proteína morfogenética rhBMP-2 associada a um novo carreador
      O presente estudo tem como objetivo a análise da qualidade e da quantidade do tecido ósseo mandibular neoformado após a criação de um defeito ósseo crítico na região do corpo mandibular direito por técnica cirúrgica, em 60 ratos Wistar machos e adultos (350g), contando para isso com 4 grupos experimentais de 15 animais cada. O primeiro grupo contendo apenas o defeito ósseo; o segundo grupo contendo o defeito ósseo mais a aplicação da rhBMP-2 em solução aquosa, o terceiro grupo contendo o defeito ósseo mais o gel de monoleína e o quarto grupo contendo o defeito ósseo mais a rhBMP-2 incorporada ao gel de monoleína. Os resultados relativos a neoformação óssea serão avaliados por meio de métodos histomorfométricos e os dados resultantes dessas análises serão submetidos a exame estatístico.
      Período: 2004 - 2006 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Estudo comparativo da resistência à força de cisalhamento da liga de Ni-Cr unida à lida de Ni-Cr, esmalte e cerâmica
      A união de superfícies metálicas, através da utilização de um cimento resinoso, à diferentes substratos não tem sido abordada com freqüência na literatura, mas pode ser de grande utilidade no em diversas situações na clínica odontológica. O objetivo deste estudo foi avaliar a resistência à força de cisalhamento da liga de Ni-Cr unida a liga de Ni-Cr submetida a 2 diferentes tratamentos de superfície (jateados com 50 ?m Al2O3-Grupo I; tratados com broca-Grupo II), ao esmalte (Grupo III) e a cerâmica (Grupo IV), usando o cimento resinoso Enforce G (Dentsply). Quarenta e oito cilindros (2,0 mm diâmetro e 3,0 mm altura) foram fundidos em liga de Ni-Cr, a partir de padrões de resina DuraLay, usando uma centrífuga de fundição de alta freqüência. Pastilhas de 7,5 mm de diâmetro 2 2 mm de altura foram preparados para cada susbtrato. Após a união das superfícies, a resistência à força de cisalhamento foi avaliada, para cada grupo, usando uma máquina de teste universal (EMIC MEM 2000).
      Período: 2004 - 2006 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Potencial osteoindutivo da proteína rhBMP-2 em tecidos moles
      The rhBMP-2 is an osteoinductive protein used in the reconstructive with the objective to create newly formed bone. The aim of this study was to confirm the rhBMP-2 osteoinductive capability, when implanted in soft tissues. The results showed that the protein used in this study is highly osteoinductive.
      Período: 2006 - 2006 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Comparação da passagem do S. sobrinus através da interface implantes odontológicos e conectores calcináveis ou pré-usinados e análise da sensibilidade do método DNA-checkerboard na sua detecção
      O objetivo deste estudo é avaliar, in vitro, a infiltração bacteriana através da interface implante/conector protético de um sistema nacional de implantes, bem como determinar a concentração das espécies microbianas envolvidas. Para isto, foram utilizados 20 conjuntos de implantes (SIN -Sistema de Implantes, Brasil) com seus respectivos conectores protéticos (Fundidos em Ni-Cr - Grupo1, e Pré-usinados - Grupo2), divididos em dois grupos de 10 unidades. A análise da infiltração bacteriana foi realizada após a inoculação dos microrganismos F. nucleatum e S. sanguinis na parte interna dos implantes, seguida da adaptação manual dos conectores protéticos fundidos e pré-fabricados, com um torque de 32 Ncm. Os conjuntos implante/conector contendo os microrganismos foram imersos em um meio de cultura estéril (TsB- Trypitc Soy Broth) e armazenados em estufa bacteriológica a 35 C por 14 dias, sendo realizada uma leitura a cada 24 horas para avaliação da contaminação do meio. Após os 21 dias, os conjuntos foram removidos do meio e reabertos para a obtenção das amostras. A análise das amostras foi realizada através da técnica de hibridação DNA-Checkerboard.
      Período: 2004 - 2006 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Avaliação da contaminação peri e intra-implantar e de próteses rosqueadas sob implantes dentários
      Sistemas de implantes de dois estágios cirúrgicos Bränemark-compatíveis apresentam inevitavelmente espaços entre o implante e conectores, os quais podem servir de abrigo para microrganismos patogênicos. A passagem de algumas espécies de bactérias através dos conectores, do interior de implantes para o meio externo, e em sentido contrário, foi observada em alguns experimentos in vitro. Porém, são escassos os estudos in vivo a este respeito. A técnica de hibridização de DNA, conhecida como checkerboard, possibilita a identificação de um grande número bactérias, mesmo presentes em pequenas proporções, viáveis ou não, a custos menores que os métodos convencionais e com agilidade e precisão. Os objetivos do presente estudo foram os de verificar, em humanos, o nível de contaminação da parte interna dos componentes de sistemas de implantes de dois estágios cirúrgicos utilizando o método do checkerboard, identificar espécies envolvidas e determinar se há correlação entre os microrganismos encontrados nesses sítios e nos sulcos periodontais e perimplantares.
      Período: 2004 - 2006 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

    Áreas de Atuação

    • Ciências da Saúde :: Odontologia :: ::
    • Ciências da Saúde :: Odontologia :: Reabilitação Oral ::

    Idiomas

    • Espanhol: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
    • Inglês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: BEM, Compreende: BEM
    • Português: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM

    Eventos

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Participação em Congresso55
    Total55

    Orientação

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Orientações em Andamento para Graduação11
    Total11

    Prêmios

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Prêmios33
    Total33

    Produção Bibliográfica

    Tipo de ProduçãoAnterior201620172018Total
    Apresentação de Trabalho00202
    Artigo Publicado1400014
    Capitulo de Livro Publicado00011
    Organização de Evento02002
    Outras Participações em Eventos e Congressos50005
    Trabalho em Eventos3352545
    Total5274669

    Produção Técnica

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Trabalho Técnico22
    Total22