Sandra Hunsche

CitaçõesHUNSCHE, Sandra;HUNSCHE, SANDRA
Curso/ProgramaLicenciatura Física
TitulaçãoMestrado
ÁreaN.I. :: N.I.

Formação

  • Doutorado - Periodo: 2010 a atual - Educação Cientifica e Tecnológica
    Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mestrado - Periodo: 2008 a 2010 - Educação
    Universidade Federal de Santa Maria
  • Graduação - Periodo: 2001 a 2007 - Fisica Licenciatura Plena
    Universidade Federal de Santa Maria
  • Ensino Médio - Periodo: 1998 a 2000 - Escola Estadual Gomes Freire de Andrade

Atuação Profissional

  • Universidade Aberta do Brasil/ UFSM- / Periodo: 2008 a 2009
  • Universidade Aberta do Brasil/ UFSM- / Periodo: 2008 a 2008
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2012 a 2013
  • Universidade Federal de Itajubá- / Periodo: 2013 a atual
  • Universidade Federal de Santa Catarina- / Periodo: 2011 a 2011
  • Universidade Federal de Santa Catarina- / Periodo: 2011 a 2011
  • Universidade Federal de Santa Catarina- / Periodo: 2009 a 2010
  • Universidade Federal de Santa Maria- / Periodo: 2009 a 2009
  • Universidade Federal de Santa Maria- / Periodo: 2008 a 2009
  • Universidade Federal do Pampa- / Periodo: 2013 a atual

Linha de Pesquisa

    Projetos de Pesquisa

    • Diálogos em rede: problematizando o ensino de Ciências e Matemática na Educação Básica
      Vivemos em um mundo repleto de informações e de tecnologias no qual muitos estudantes vivem e crescem, utilizando diferentes recursos tecnológicos, como aparelhos digitais de áudio e vídeo, celular, computador e são capazes de lidar com a sobrecarga e a sobreposição de informações e, principalmente, gostam de ter o controle daquilo com que se envolvem. Nesse contexto, é importante que a formação inicial e continuada de professores contemple o uso de diferentes tecnologias aliadas a propostas metodológicas que possibilitem potencializar as ações educativas com os jovens que fazem parte da geração homo zappiens que possui características própria e diversificadas. O presente projeto visa, em uma ação indissociável entre a pesquisa, o ensino e a extensão, contribuir com a formação inicial e continuada de professores de matemática, química e física, a fim de se constituir uma comunidade comprometida com sua própria formação e a de seus estudantes. Ao longo da execução do projeto, será sistematizada uma proposta de formação continuada para os professores de ensino fundamental e médio, permitindo a socialização dos materiais didáticos gerados, bem como a avaliação das ações do projeto. A aproximação da Universidade com os professores de escolas da rede básica de ensino ganhará novos contornos com este projeto, oportunizando a inclusão e a formação de um grupo reflexivo e a reconstrução e formação permanente das práticas pedagógicas nas referidas áreas, bem como possibilitará ações de ensino, pesquisa e extensão envolvendo estudantes e professores dos cursos de Graduação.
      Período: 2013 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Abordagem Temática: elementos para a formação de professores de Física
      Chamada Pública MCTI/CNPq Nº 14/2013 - Universal - Processo: 472410/2013-0 Com esta pesquisa pretende-se investigar desafios e potencialidades de discussões sobre a Abordagem Temática, realizadas em Cursos de Licenciatura em Física, de diferentes universidades brasileiras. Metodologicamente, a pesquisa compreende entrevistas semiestruturadas com professores recém-formados que discutiram, durante a graduação, pressupostos da Abordagem Temática em componentes curriculares obrigatórias, elaborando e/ou desenvolvendo propostas de ensino centradas em temas. As entrevistas serão analisadas por meio da Análise Textual Discursiva e, dentre os resultados esperados, destaca-se a identificação de ações e compreensões desses professores recém-formados, com ênfase para as aproximações e contrapontos entre essas e pressupostos da Abordagem Temática. Com isso, espera-se construir uma perspectiva mais abrangente em relação aos espaços e estratégias para a inserção da Abordagem Temática em cursos de formação de professores de Física, identificando e discutindo aspectos que possam vir a orientar a construção e desenvolvimento de propostas de formação inicial e continuada. Além disso, esse projeto tem o potencial de iniciar um processo de colaboração acadêmica na área de Ensino de Física entre diferentes instituições universitárias brasileiras (localizadas no nordeste, centro-oeste, sul e sudeste do país) que formam professores e pesquisadores em Ensino de Física.
      Período: 2013 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Formação docente e ensino de Ciências: ampliando laços entre universidade e educação básica
      Pretende-se, com este projeto, promover espaços de formação docente visando uma maior compreensão da Abordagem Temática, das Tecnologias e da Resolução de Problemas como balizadoras de propostas de ensino contextualizadas e interdisciplinares. Dessa forma, espera-se contribuir para que os professores em formação inicial e continuada tenham condições de elaborar e desenvolver propostas de ensino contextualizadas e interdisciplinares, diminuindo a linearidade e a fragmentação do ensino de Ciências. Metodologicamente, o desenvolvimento da atividades envolve, entre outros aspectos: (i) o estudo sistemático da Abordagem Temática, aspectos pedagógicos, psicológicos e epistemológicos da resolução de problemas, e o uso das tecnologias no contexto da sala de aula; (ii) o planejamento de módulos de ensino para a socialização e discussão de propostas didático-pedagógicas junto a professores da educação básica; (iii) e a construção de materiais didáticos de apoio para a implementação de propostas de ensino contextualizadas e interdisciplinares. As atividades que serão desenvolvidas terão a participação de licenciandos voluntários. Com isso, espera-se capacitar docentes para a construção e implementação de práticas educativas significativas.
      Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO
    • Abordagem Temática na Formação Inicial de Professores em Ciências Exatas
      Frente a atuais problemas educacionais, apontados por pesquisas, como o ensino propedêutico, a desvinculação entre o mundo da vida e o mundo da escola , a concepção de ciência e tecnologia neutras, entre outros, considera-se a necessidade de mudanças curriculares. Além disto, defende-se que estas mudanças sejam protagonizadas pelos docentes que atuam na Educação Básica, de forma que, em diferentes instituições de ensino superior tem se apresentado aos futuros docentes alternativas para efetivar estas mudanças no currículo, a exemplo da Abordagem Temática, segundo a qual, os conceitos científicos estão subordinados a um tema de relevância para a comunidade escolar. Neste sentido, pretendem-se investigar, nesta pesquisa, desafios e potencialidades de discussões que envolvem a Abordagem Temática, realizadas no Curso de Licenciatura em Ciências Exatas, da Unipampa. Metodologicamente, a pesquisa compreende o levantamento e caracterização das práticas desenvolvidas na formação de professores de Ciências, tendo como base os trabalhos publicados nos seguintes eventos: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, Encontro Nacional de Ensino de Química e Encontro Nacional de Educação Matemática. Além disso, serão realizadas entrevistas semiestruturadas com egressos do curso de Licenciatura em Ciências Exatas da Unipampa que discutiram, durante a graduação, pressupostos da Abordagem Temática, elaborando e/ou desenvolvendo propostas de ensino centradas em temas. Os dados empíricos serão analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Dentre os resultados esperados, destaca-se a identificação e caracterização de ações desenvolvidas no âmbito da formação inicial de professores e as compreensões dos egressos, com ênfase para as aproximações e contrapontos entre essas ações e pressupostos da Abordagem Temática. Com isso, espera-se construir uma perspectiva mais abrangente em relação aos espaços e estratégias para a inserção da Abordagem Temática no curso de formação de professores em Ciências Exatas, identificando e discutindo aspectos que possam vir a orientar a construção e desenvolvimento de propostas de formação inicial e continuada.
      Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Feira de Ciências - Difundindo Ciência e Tecnologia na Região da Campanha, Caçapava do Sul.
      O desenvolvimento do projeto se dará em três etapas. A primeira e segunda serão concomitantemente, a primeira trata-se da proposição de módulos didáticos presenciais para propiciar atividades de formação continuada de professores de ensino fundamental e médio e a segunda de auxiliar os professores participantes a utilizarem em suas aulas os pressupostos teórico-metodológicos apresentados nos módulos. Na terceira etapa, iremos promover feiras de ciências municipais e uma intermunicipal, além participar de uma feira regional em Pelotas.
      Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO
    • Abordagem Temática na formação docente inicial e continuada: ampliando laços entre universidade e escola básica
      É significativa a discussão, no contexto do ensino de Ciências, em torno de questões referentes à formação de professores, pois um dos desafios da atualidade é a melhoria do sistema educacional brasileiro. Considerando isso, com este projeto, pretende-se promover espaços de formação docente, inicial e continuada, visando uma maior compreensão da perspectiva da Abordagem Temática como balizadora de propostas de ensino contextualizadas e interdisciplinares. Dessa forma, espera-se contribuir para que os professores em formação e docentes em atuação no ensino médio tenham condições de elaborar e desenvolver propostas de ensino contextualizadas e interdisciplinares, diminuindo a linearidade e a fragmentação do ensino de Física, Química e Matemática em nível médio. Metodologicamente, o desenvolvimento das atividades envolve, entre outros aspectos, o estudo sistemático de propostas de Abordagem Temática em desenvolvimento no ensino de Ciências; o planejamento de módulos de ensino para a socialização e discussão de propostas didático-pedagógicas pautadas na abordagem de temas junto a professores da educação básica e licenciandos em Ciências Exatas; e a construção de materiais didáticos de apoio para a implementação de propostas de ensino contextualizadas e interdisciplinares, organizadas a partir de temas. Com isso, espera-se capacitar docentes e futuros professores para a construção e implementação de práticas educativas significativas, assim como identificar potencialidades e limites tanto de processos formativos voltados para a inserção da Abordagem Temática na educação básica quanto presentes na implementação de propostas temáticas no ensino básico.
      Período: 2013 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
    • Inserção da FMC no Ensino Médio: Superando desafios
      Subprojeto do Projeto Institucional "Formação e Docência na Educação Básica: aprendizagens Mútuas", o qual abarca a elaboração de propostas para a inserção de FMC na educação básica e a análise dos limites e potencialidades de diferentes abordagens.
      Período: 2012 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: OUTRA
    • Popularização e Ensino da Ciência Astronômica
      Projeto de Extensão voltado à divulgação da Astronomia em espaços formais e não formais de ensino-aprendizagem. As atividades envolvem: elaboração de material didático para o ensino de Astronomia, desenvolvimento de oficinas e palestras em escolas do DF e eventos de observação astronômica.
      Período: 2012 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
    • CONFIGURAÇÕES CURRICULARES NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: CARACTERIZAÇÃO A PARTIR DE TEMAS
      Busca-se identificar e analisar critérios usados por professores de Ciências para a seleção de temas abordados em sala de aula, analisar e caracterizar práticas efetivadas por professores nas várias dimensões do planejamento da abordagem de temas na escola, bem como analisar e caracterizar intervenções curriculares implementadas por professores de Ciências da Natureza na sala de aula na abordagem destes temas.
      Período: 2009 - 2009 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • CONFIGURAÇÕES CURRICULARES MEDIANTE O ENFOQUE TEMÁTICO NA EJA
      Propõe-se acompanhar e orientar intervenções curriculares, no âmbito da Educação de Jovens e Adultos, mediante o enfoque temático. Busca-se selecionar e estruturar temáticas, envolvendo temas sociais relevantes, as quais, após estruturadas de forma didático-pedagógica, serão implementadas em turmas de alunos. Todo o processo estará permeado por constantes avaliações, assim como redimensionamentos que forem considerados pertinenetes.
      Período: 2006 - 2009 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
    • CONFIGURAÇÕES CURRICULARES NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: CARACTERIZAÇÃO A PARTIR DE TEMAS
      Busca-se identificar e analisar critérios usados por professores de Ciências para a seleção de temas abordados em sala de aula, analisar e caracterizar práticas efetivadas por professores nas várias dimensões do planejamento da abordagem de temas na escola, bem como analisar e caracterizar intervenções curriculares implementadas por professores de Ciências da Natureza na sala de aula na abordagem destes temas.
      Período: 2008 - 2008 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • A ABORDAGEM TEMÁTICA: BUSCANDO INTERAÇÕES ENTRE CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS
      BUSCA-SE INVESTIGAR LIMITES E DESAFIOS A SEREM ENFRENTADOS EM CONFIGURAÇÕES CURRICULARES PAUTADAS PELA ABORDAGEM TEMÁTICA, SENDO NESTA CONTEMPLADAS INTERAÇÕES ENTRE CIÊNCIA.
      Período: 2005 - 2007 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

    Áreas de Atuação

      Idiomas

      • Alemão: Lê: POUCO, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
      • Espanhol: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
      • Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
      • Português: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM

      Banca Julgadora

      Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
      Participação em Banca de Graduação77
      Total77

      Eventos

      Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
      Participação em Congresso33
      Participação em Encontro44
      Participação em Oficina11
      Participação em Seminário33
      Participação em Simpósio11
      Total1212

      Orientação

      Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
      Outras Orientações Concluídas22
      Total22

      Produção Bibliográfica

      Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
      Apresentação de Trabalho1515
      Artigo Publicado33
      Curso de Curta Duração Ministrado11
      Outras Participações em Eventos e Congressos55
      Trabalho em Eventos2929
      Total5353