Verenna Barbosa Gomes

CitaçõesGOMES, V. B.
Curso/ProgramaLicenciatura Química
TitulaçãoMestrado Profissionalizante
ÁreaCiências Exatas e da Terra :: Química

Formação

  • Mestrado Profissionalizante - Periodo: 2010 a 2012 - Ensino de Ciências
    Universidade de Brasília
  • Graduação - Periodo: 2006 a 2010 - Química Licenciatura
    Universidade Estadual de Santa Cruz

Atuação Profissional

  • colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães- / Periodo: 2008 a 2009
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2013 a atual
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2010 a 2012
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2010 a 2012
  • Universidade Estadual de Santa Cruz- / Periodo: 2008 a 2010
  • Universidade Estadual de Santa Cruz- / Periodo: 2006 a 2010
  • Universidade Estadual de Santa Cruz- / Periodo: 2007 a 2008

Linha de Pesquisa

    Projetos de Pesquisa

    • Projeto Tur da Universidade de Brasília
      Enquanto mestranda atuei no Projeto Tur da Universidade de Brasília. Um dos objetivos do Tur é favorecer a integração dos diferentes segmentos da comunidade acadêmica e da comunidade externa, viabilizando a difusão do conhecimento. Esse projeto oferece uma oportunidade para que professores e alunos da Educação Básica tenham acesso a algumas atividades da Universidade de Brasília, berço de pesquisas científicas e produções culturais e tecnológicas. Os espaços de divulgação cientifica da Universidade são: Museu de Anatomia Humana da Faculdade de Medicina, Museu de Anatomia da Faculdade de Veterinária, Experimentoteca, Laboratório de Pesquisas em Ensino de Química, entre outros. Atuei como monitora desse projeto no Laboratório de Pesquisas em Ensino de Química. As palestras no Laboratório de Pesquisa em Ensino de Química são organizadas em áreas temáticas, tais como: Água; Alimentos; Atmosfera; Combustão; Energia; Estrutura da Matéria; Metais; Polímeros; O que é a Química e o que o Químico faz; Solo etc. Durante a execução das palestras busca-se abranger duas ênfases distintas. A primeira delas é de apresentar como a Química é construída, refletindo sobre a natureza e a história dessa ciência. Entende-se que tal fato possibilita a reflexão sobre a estrutura e os métodos da ciência Química. A segunda ênfase vai além da disciplina da escola, orientando-se para o papel da Química e o lugar do indivíduo no contexto social mais amplo, dando ênfase a abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), bem como inserções sobre problemas ambientais. O grupo do LPEQ entende que essas duas ênfases (epistemológica e social) são indissociáveis quando se pensa na formação do indivíduo para o verdadeiro exercício da cidadania, isto é, no aperfeiçoamento do cidadão para solucionar problemas e tomar decisões, na sua vida em sociedade. O ensino de Química e de Ciências não pode furtar-se a esse compromisso.
      Período: 2010 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
    • Formação Continuada de Professores de Química no Ensino Médio
      Enquanto aluna de graduação, atuei como Bolsista de extensão no referido projeto.
      Período: 2008 - 2009 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
    • Caminhão com ciência
      Enquanto aluna de graduação atuei como bolsista de Iniciação Científica no projeto Caminhão com Ciência. A educação em ciências nos dias de hoje não pode mais se ater ao contexto estritamente escolar. Esta afirmação cada vez mais presente entre educadores em ciência, enfatiza o papel de espaços não forma, como museus de ciência e tecnologia, exposições itinerantes do tipo planejado no Caminhão com Ciência para a afabetização científica dos alunos. O projeto tem como obetivo geral difundir saberes, metodologias e tècnicas que possibilitem a compreensão de alguns fenômenos químicos do cotidiano.
      Período: 2006 - 2008 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

    Áreas de Atuação

    • Ciências Exatas e da Terra :: Química :: Ensino de Química ::
    • Outras :: Divulgação Científica :: ::

    Idiomas

    • Inglês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: NAO_INFORMADO, Compreende: RAZOAVELMENTE

    Banca Julgadora

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Participação em Banca de Graduação55
    Total55

    Eventos

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Participação em Congresso1010
    Participação em Encontro11
    Participação em Oficina11
    Participação em Seminário44
    Total1616

    Orientação

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Orientações em Andamento para Graduação22
    Total22

    Produção Bibliográfica

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Apresentação de Trabalho1111
    Curso de Curta Duração Ministrado44
    Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional11
    Organização de Evento55
    Outras Participações em Eventos e Congressos33
    Outras Produções Bibliográfica44
    Trabalho em Eventos44
    Total3232