This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Verenna Barbosa Gomes
Citações | GOMES, V. B. |
Curso/Programa | Licenciatura Química |
Titulação | Mestrado Profissionalizante |
Área | Ciências Exatas e da Terra :: Química |
Formação
- Mestrado Profissionalizante - Periodo: 2010 a 2012 - Ensino de Ciências
Universidade de Brasília - Graduação - Periodo: 2006 a 2010 - Química Licenciatura
Universidade Estadual de Santa Cruz
Atuação Profissional
- colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães- / Periodo: 2008 a 2009
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2013 a atual
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2010 a 2012
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2010 a 2012
- Universidade Estadual de Santa Cruz- / Periodo: 2008 a 2010
- Universidade Estadual de Santa Cruz- / Periodo: 2006 a 2010
- Universidade Estadual de Santa Cruz- / Periodo: 2007 a 2008
Linha de Pesquisa
Projetos de Pesquisa
- Projeto Tur da Universidade de Brasília
Enquanto mestranda atuei no Projeto Tur da Universidade de Brasília. Um dos objetivos do Tur é favorecer a integração dos diferentes segmentos da comunidade acadêmica e da comunidade externa, viabilizando a difusão do conhecimento. Esse projeto oferece uma oportunidade para que professores e alunos da Educação Básica tenham acesso a algumas atividades da Universidade de Brasília, berço de pesquisas científicas e produções culturais e tecnológicas. Os espaços de divulgação cientifica da Universidade são: Museu de Anatomia Humana da Faculdade de Medicina, Museu de Anatomia da Faculdade de Veterinária, Experimentoteca, Laboratório de Pesquisas em Ensino de Química, entre outros. Atuei como monitora desse projeto no Laboratório de Pesquisas em Ensino de Química. As palestras no Laboratório de Pesquisa em Ensino de Química são organizadas em áreas temáticas, tais como: Água; Alimentos; Atmosfera; Combustão; Energia; Estrutura da Matéria; Metais; Polímeros; O que é a Química e o que o Químico faz; Solo etc. Durante a execução das palestras busca-se abranger duas ênfases distintas. A primeira delas é de apresentar como a Química é construída, refletindo sobre a natureza e a história dessa ciência. Entende-se que tal fato possibilita a reflexão sobre a estrutura e os métodos da ciência Química. A segunda ênfase vai além da disciplina da escola, orientando-se para o papel da Química e o lugar do indivíduo no contexto social mais amplo, dando ênfase a abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), bem como inserções sobre problemas ambientais. O grupo do LPEQ entende que essas duas ênfases (epistemológica e social) são indissociáveis quando se pensa na formação do indivíduo para o verdadeiro exercício da cidadania, isto é, no aperfeiçoamento do cidadão para solucionar problemas e tomar decisões, na sua vida em sociedade. O ensino de Química e de Ciências não pode furtar-se a esse compromisso.
Período: 2010 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO - Formação Continuada de Professores de Química no Ensino Médio
Enquanto aluna de graduação, atuei como Bolsista de extensão no referido projeto.
Período: 2008 - 2009 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO - Caminhão com ciência
Enquanto aluna de graduação atuei como bolsista de Iniciação Científica no projeto Caminhão com Ciência. A educação em ciências nos dias de hoje não pode mais se ater ao contexto estritamente escolar. Esta afirmação cada vez mais presente entre educadores em ciência, enfatiza o papel de espaços não forma, como museus de ciência e tecnologia, exposições itinerantes do tipo planejado no Caminhão com Ciência para a afabetização científica dos alunos. O projeto tem como obetivo geral difundir saberes, metodologias e tècnicas que possibilitem a compreensão de alguns fenômenos químicos do cotidiano.
Período: 2006 - 2008 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
- Ciências Exatas e da Terra :: Química :: Ensino de Química ::
- Outras :: Divulgação Científica :: ::
Idiomas
- Inglês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: NAO_INFORMADO, Compreende: RAZOAVELMENTE
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Participação em Banca de Graduação | 5 | 5 |
Total | 5 | 5 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Participação em Congresso | 10 | 10 |
Participação em Encontro | 1 | 1 |
Participação em Oficina | 1 | 1 |
Participação em Seminário | 4 | 4 |
Total | 16 | 16 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Orientações em Andamento para Graduação | 2 | 2 |
Total | 2 | 2 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 11 | 11 |
Curso de Curta Duração Ministrado | 4 | 4 |
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional | 1 | 1 |
Organização de Evento | 5 | 5 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 3 | 3 |
Outras Produções Bibliográfica | 4 | 4 |
Trabalho em Eventos | 4 | 4 |
Total | 32 | 32 |