This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Wallace Soares Barboza
Citações | BARBOZA, W. S. |
Curso/Programa | Licenciatura Letras |
Titulação | Mestrado |
Área | Linguística, letras e artes :: Letras |
Formação
- Mestrado - Periodo: 2009 a 2011 - TESOL
Greensboro College - Graduação - Periodo: 2001 a 2006 - LETRAS INGLÊS / PORTUGUÊS E RESPECTIVAS LITERATURA
Universidade Católica de Brasília - Ensino Médio - Periodo: 1996 a 1998 - Centro Educacional 02 do Gama
- Ensino Fundamental - Periodo: 1994 a 1995 - Centro Educacional 01 do Gama
Atuação Profissional
- 4U Language Corporation- / Periodo: 2002 a 2002
- Autônomo- / Periodo: 1998 a atual
- Cabarrus County Schools- / Periodo: 2007 a 2011
- Casa Thomas Jefferson- / Periodo: 2011 a 2013
- Centro Cultural Norte Americano- / Periodo: 2003 a 2004
- ELT for Brazilians- / Periodo: 2017 a atual
- Inglês Natural- / Periodo: 2015 a 2018
- Inglês Wisdom Conversação- / Periodo: 1999 a 2003
- Revista de Letras da UCB- / Periodo: 2014 a 2014
- Revista Ponto de Partida- / Periodo: 2013 a atual
- Secretaria de Ensino Superior - Ministério da Educação- / Periodo: 2014 a 2015
- Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa do Rio de Janeiro- / Periodo: 2003 a 2007
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2013 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2014 a 2018
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2014 a 2018
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2014 a 2017
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2014 a 2014
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2012 a 2013
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2002 a 2003
Linha de Pesquisa
Projetos de Pesquisa
- ELT for Brazilians: A Teacher Learning Blog
The idea behind the English language teaching (ELT) for Brazilians blog is not only to facilitate the understanding of what it is to teach English as a foreign language (EFL) in Brazil, but also to provide a niche for both undergraduate and novice teachers to share their teaching and learning experiences by means of short, straightforward posts. That being said, our body of editors expects to create a sharing and learning community that goes beyond classroom walls and staff development sessions, for we believe that the individual: Who dares to teach must never cease to learn. ? John Cotton Dana
Período: 2017 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: OUTRA - Subprojeto de Letras - Inglês - UCB Pibid CAPES ?O USO E A APLICAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA WEB 2.0 NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DO SÉCULO XXI?
Este subprojeto visa garantir uma formação humana e crítica, por meio do hábito de leitura, do questionamento, da indagação, do aprendizado e da experimentação, desenvolvendo práticas de uso das tecnologias da WEB 2.0 pelos participantes do projeto. Dessa forma, procura proporcionar ao aluno da Educação Básica diversas experiências de letramento digital no ambiente de sala de aula e também no ambiente extraclasse através do uso de blogs, wikis, instant messengers e redes sociais. Isso o ajudará na compreensão das disciplinas, incentivando-o na continuidade dos estudos, despertando o interesse na realização de atividades como leitura, interpretação e produção de textos em Língua Inglesa. Nesse contexto, é importante ressaltar os objetivos desse subprojeto, a saber: promover a leitura, a interpretação e a produção de textos em Língua Inglesa através de dispositivos móveis como celulares e tablets; despertar o prazer na prática de leitura e utilização da língua inglesa em diversos contextos sociais; conhecer as linguagens verbais e multimodais e desenvolver habilidades específicas para a produção textual. Em relação aos graduandos/bolsistas, este subprojeto contribui para a articulação entre a teoria e a prática na formação de futuros docentes, uma vez que proporciona a inserção do licenciando no contexto escolar, o que provoca a reflexão sobre as práticas docentes no ensino de Língua Inglesa aliado às tecnologias que hoje permeiam a vida social dos estudantes. Do mesmo modo, o professor da escola pública selecionada poderá refletir acerca de sua prática pedagógica e do uso das tecnologias disponíveis dentro e fora da escola. Ao mesmo tempo, permite o compartilhamento de experiências e o aprimoramento da formação de futuros docentes. O desenvolvimento deste subprojeto será realizado em parceria com a escola Centro de Ensino Médio Ave Branca (CEMAB), regional de Taguatinga/ DF. Com o trabalho realizado nessa escola, será possível observar realidades diferentes, de forma que as especificidades dos alunos constituirão um rico material analítico, o que enriquecerá a formação dos graduandos no que tange a aplicação das tecnologias disponíveis hoje. O desenvolvimento deste subprojeto está pautado no seguinte plano de trabalho: ? Descrição da realidade da escola selecionada em relação às práticas de leitura e de escrita em língua inglesa com o auxílio das tecnologias disponíveis, i.e. celulares, tablets e notebooks; ? Análise dos dados obtidos sobre a realidade da escola; ? Planejamento das intervenções necessárias; ? Elaboração de material didático digital; ? Organização de oficinas, saraus, teatro e de outras atividades relacionadas à leitura e à produção de textos em língua inglesa; ? Realização de reuniões periódicas para avaliação do subprojeto (escola e universidade), com o objetivo de verificar os resultados atingidos a cada etapa desenvolvida e propor novas ações que garantam a consecução dos objetivos propostos; ? Elaboração de relatórios e artigos sobre as experiências vivenciadas no subprojeto de forma a compor um portfolio digital; ? Participação em eventos locais, regionais e/ou nacionais, com a finalidade de apresentar os resultados obtidos pelo subprojeto na escola e na universidade.
Período: 2014 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: OUTRA - GEAFF - Grupo de Estudos Avançados de Fonética e Fonologia
O Grupo de Estudos Avançados de Fonética e Fonologia - GEAFF foi criado para estudar a fonética e a fonologia da Língua Portuguesa e divulgar novos conhecimentos da área, despertando assim o interesse de estudantes da Graduação em Letras. Trata-se da construção de múltiplos dispositivos de leitura, interpretação de textos, e interação que levem o sujeito à compreensão do processo de aquisição fonológica, de variação linguística e de prosódia. O ambiente virtual do GEAFF é propício para propor novos projetos, conhecer pesquisas já publicadas na área, e divulgar o trabalho desenvolvido por seus participantes, bem como criar um banco de pesquisa teórica e dados linguísticos que possa servir como base para futuros trabalhos acadêmicos. sítio http://www.ucb.br/textos/2/1480/GeaffGrupoDeEstudosAvancadosDeFoneticaEFonologia/
Período: 2013 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
- Ciências Humanas :: Educação :: Ensino-Aprendizagem :: Métodos e Técnicas de Ensino
- Ciências Humanas :: Educação :: Ensino-Aprendizagem :: Tecnologia Educacional
- Linguística, letras e artes :: Letras :: Aprendizagem de língua inglesa moderna ::
- Linguística, letras e artes :: Letras :: Língua Portuguesa ::
- Linguística, letras e artes :: Letras :: Línguas Estrangeiras Modernas ::
- Linguística, letras e artes :: Lingüística :: Lingüística Aplicada ::
Idiomas
- Espanhol: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
- Francês: Lê: POUCO, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: POUCO
- Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
- Português: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | Total |
---|---|---|---|---|
Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização | 7 | 2 | 0 | 9 |
Participação em Banca de Graduação | 15 | 5 | 7 | 27 |
Total | 22 | 7 | 7 | 36 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | Total |
---|---|---|---|---|
Participação em Congresso | 9 | 1 | 0 | 10 |
Participação em Encontro | 6 | 1 | 0 | 7 |
Participação em Oficina | 1 | 0 | 0 | 1 |
Participação em Seminário | 12 | 1 | 2 | 15 |
Participação em Simpósio | 1 | 0 | 1 | 2 |
Total | 29 | 3 | 3 | 35 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | Total |
---|---|---|---|---|
Outras Orientações Concluídas | 24 | 9 | 6 | 39 |
Total | 24 | 9 | 6 | 39 |
Prêmios
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Prêmios | 7 | 7 |
Total | 7 | 7 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | Total |
---|---|---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 24 | 0 | 0 | 24 |
Curso de Curta Duração Ministrado | 4 | 0 | 6 | 10 |
Livro Publicado ou Organizado | 0 | 1 | 0 | 1 |
Organização de Evento | 3 | 2 | 1 | 6 |
Outras Bancas Julgadoras | 5 | 0 | 0 | 5 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 4 | 0 | 3 | 7 |
Participação em Feira | 0 | 1 | 0 | 1 |
Programa de Rádio ou TV | 3 | 0 | 0 | 3 |
Texto em Jornal ou Revista | 5 | 0 | 1 | 6 |
Total | 48 | 4 | 11 | 63 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | Total |
---|---|---|---|---|
Mídia Social, Website ou Blog | 13 | 1 | 2 | 16 |
Prefacio Posfacio | 1 | 0 | 0 | 1 |
Total | 14 | 1 | 2 | 17 |