Luciani Bueno Tavares

CitaçõesTAVARES, L. B.
Curso/ProgramaLicenciatura Física
TitulaçãoMestrado
ÁreaCiências Humanas :: Educação

Formação

  • Mestrado - Periodo: 2008 a 2012 - Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)
    Universidade de São Paulo
  • Graduação - Periodo: 2004 a 2007 - Licenciatura em Física
    Universidade de São Paulo

Atuação Profissional

  • Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo- / Periodo: 2011 a 2012
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2013 a atual
  • Universidade de São Paulo-USP / Periodo: 2007 a 2010
  • Universidade de São Paulo-USP / Periodo: 2009 a 2009
  • Universidade de São Paulo-USP / Periodo: 2008 a 2008

Linha de Pesquisa

    Projetos de Pesquisa

    • Ciências Naturais e Cidadania:Interdisciplinaridades do Cotidiano
      Pertencente ao Projeto Institucional da Residência Pedagógica/UCB intitulado `Vivenciando a prática na formação de professores: Aprendizagens Compartilhadas`, o Subprojeto Multidisciplinar de Ciências (Biologia, Física e Química) tem por foco central a elaboração, desenvolvimento e avaliação de propostas inovadoras que busquem ressaltar o protagonismo dos alunos da educação básica e estejam centradas em diferentes abordagens didático-pedagógicas.
      Período: 2018 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: OUTRA
    • Atividades Experimentais no Ensino Médio: Potencialidades e Desafios
      No âmbito mais geral, buscamos promover a inserção de estudantes do Curso de Licenciatura em Física da Universidade Católica de Brasília em escolas públicas de educação básica desde o início de sua formação acadêmica, através deste subprojeto pertencente ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Em consonância com as orientações curriculares, a realidade das escolas públicas do Distrito Federal e pesquisas em Ensino de Física, o subprojeto possui como foco a abordagem de conteúdos de Física por meio de atividades experimentais na educação básica.
      Período: 2014 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: OUTRA
    • Inserção da FMC no Ensino Médio: Superando desafios
      Subprojeto pertencente ao Programa Institucional de Formação e Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Católica de Brasília. Elaborado de acordo com as diretrizes do Curso de Licenciatura em Física da Universidade Católica de Brasília, visa contribuir para a formação de educadores conscientes de seu papel na transformação da escola básica brasileira, comprometidos com uma educação científico-tecnológica de qualidade, que contribua para uma leitura crítica do mundo. Também, busca-se uma maior articulação entre a Universidade e escolas do Distrito Federal, na perspectiva de contribuir, por um lado, para o aperfeiçoamento das práticas de futuros professores e de professores que se encontram em exercício e, por outro lado, para uma maior aproximação entre as pesquisas em Ensino de Física e o Ensino de Física (práticas de sala de aula)
      Período: 2013 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: OUTRA
    • A história do livro didático de física
      Neste trabalho estudaremos livros didáticos de Física, brasileiros, publicados desde o final do século XIX até o final do século XX. Observaremos como se desenvolveu a abordagem dispensada aos conteúdos específicos durante este período para, então, comparar com o tratamento dado ao tema nos livros do início do século XIX. Para uma extensão no domínio de investigação, também estão sendo feitas questões mais gerais de caráter epistemológico e didático, tais como Qual discurso os manuais sustentam sobre determinadas disciplinas e sobre seu ensino?, Qual concepção de história, qual teoria científica ou qual doutrina lingüística representam ou privilegiam?, Qual método de aprendizagem (indutivo, expositivo, dedutivo, etc) são apresentados nos manuais? . Dessa forma pretende-se relacionar os conteúdos de física nos livros, de cada época, com o método de aprendizagem, o discurso e a doutrina lingüística que usaram para isso. O trabalho está sendo realizado no seio do projeto temático Educação e Memória: Organização de acervos de livros didáticos, que nos permitirá o acesso a uma amostra significativa dos livros didáticos brasileiros no período de interesse. A seleção de obras será feita junto ao banco de dados de livros didáticos (LIVRES) que servirá de suporte na constituição da amostra.
      Período: 2007 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

    Áreas de Atuação

    • Ciências Exatas e da Terra :: Física :: Ensino de Física ::
    • Ciências Humanas :: Educação :: ::
    • Ciências Humanas :: Educação :: Ensino-Aprendizagem ::
    • Ciências Humanas :: Educação :: Teoria da Atividade ::

    Idiomas

    • Espanhol: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
    • Inglês: Lê: BEM, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE

    Banca Julgadora

    Tipo de ProduçãoAnterior201620172018Total
    Participação em Banca de Graduação31149
    Total31149

    Eventos

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Participação em Congresso11
    Participação em Encontro44
    Participação em Simpósio33
    Total88

    Orientação

    Tipo de ProduçãoAnterior201620172018Total
    Orientações em Andamento para Graduação00134
    Outras Orientações Concluídas1434425
    Total1435729

    Produção Bibliográfica

    Tipo de ProduçãoAnterior20162017Total
    Artigo Publicado1001
    Capitulo de Livro Publicado0011
    Organização de Evento1124
    Texto em Jornal ou Revista0011
    Trabalho em Eventos130013
    Total151420