This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Luciani Bueno Tavares
Citações | TAVARES, L. B. |
Curso/Programa | Licenciatura Física |
Titulação | Mestrado |
Área | Ciências Humanas :: Educação |
Formação
- Mestrado - Periodo: 2008 a 2012 - Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)
Universidade de São Paulo - Graduação - Periodo: 2004 a 2007 - Licenciatura em Física
Universidade de São Paulo
Atuação Profissional
- Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo- / Periodo: 2011 a 2012
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2013 a atual
- Universidade de São Paulo-USP / Periodo: 2007 a 2010
- Universidade de São Paulo-USP / Periodo: 2009 a 2009
- Universidade de São Paulo-USP / Periodo: 2008 a 2008
Linha de Pesquisa
Projetos de Pesquisa
- Ciências Naturais e Cidadania:Interdisciplinaridades do Cotidiano
Pertencente ao Projeto Institucional da Residência Pedagógica/UCB intitulado `Vivenciando a prática na formação de professores: Aprendizagens Compartilhadas`, o Subprojeto Multidisciplinar de Ciências (Biologia, Física e Química) tem por foco central a elaboração, desenvolvimento e avaliação de propostas inovadoras que busquem ressaltar o protagonismo dos alunos da educação básica e estejam centradas em diferentes abordagens didático-pedagógicas.
Período: 2018 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: OUTRA - Atividades Experimentais no Ensino Médio: Potencialidades e Desafios
No âmbito mais geral, buscamos promover a inserção de estudantes do Curso de Licenciatura em Física da Universidade Católica de Brasília em escolas públicas de educação básica desde o início de sua formação acadêmica, através deste subprojeto pertencente ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Em consonância com as orientações curriculares, a realidade das escolas públicas do Distrito Federal e pesquisas em Ensino de Física, o subprojeto possui como foco a abordagem de conteúdos de Física por meio de atividades experimentais na educação básica.
Período: 2014 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: OUTRA - Inserção da FMC no Ensino Médio: Superando desafios
Subprojeto pertencente ao Programa Institucional de Formação e Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Católica de Brasília. Elaborado de acordo com as diretrizes do Curso de Licenciatura em Física da Universidade Católica de Brasília, visa contribuir para a formação de educadores conscientes de seu papel na transformação da escola básica brasileira, comprometidos com uma educação científico-tecnológica de qualidade, que contribua para uma leitura crítica do mundo. Também, busca-se uma maior articulação entre a Universidade e escolas do Distrito Federal, na perspectiva de contribuir, por um lado, para o aperfeiçoamento das práticas de futuros professores e de professores que se encontram em exercício e, por outro lado, para uma maior aproximação entre as pesquisas em Ensino de Física e o Ensino de Física (práticas de sala de aula)
Período: 2013 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: OUTRA - A história do livro didático de física
Neste trabalho estudaremos livros didáticos de Física, brasileiros, publicados desde o final do século XIX até o final do século XX. Observaremos como se desenvolveu a abordagem dispensada aos conteúdos específicos durante este período para, então, comparar com o tratamento dado ao tema nos livros do início do século XIX. Para uma extensão no domínio de investigação, também estão sendo feitas questões mais gerais de caráter epistemológico e didático, tais como Qual discurso os manuais sustentam sobre determinadas disciplinas e sobre seu ensino?, Qual concepção de história, qual teoria científica ou qual doutrina lingüística representam ou privilegiam?, Qual método de aprendizagem (indutivo, expositivo, dedutivo, etc) são apresentados nos manuais? . Dessa forma pretende-se relacionar os conteúdos de física nos livros, de cada época, com o método de aprendizagem, o discurso e a doutrina lingüística que usaram para isso. O trabalho está sendo realizado no seio do projeto temático Educação e Memória: Organização de acervos de livros didáticos, que nos permitirá o acesso a uma amostra significativa dos livros didáticos brasileiros no período de interesse. A seleção de obras será feita junto ao banco de dados de livros didáticos (LIVRES) que servirá de suporte na constituição da amostra.
Período: 2007 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
- Ciências Exatas e da Terra :: Física :: Ensino de Física ::
- Ciências Humanas :: Educação :: ::
- Ciências Humanas :: Educação :: Ensino-Aprendizagem ::
- Ciências Humanas :: Educação :: Teoria da Atividade ::
Idiomas
- Espanhol: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
- Inglês: Lê: BEM, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | Total |
---|---|---|---|---|---|
Participação em Banca de Graduação | 3 | 1 | 1 | 4 | 9 |
Total | 3 | 1 | 1 | 4 | 9 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Participação em Congresso | 1 | 1 |
Participação em Encontro | 4 | 4 |
Participação em Simpósio | 3 | 3 |
Total | 8 | 8 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | Total |
---|---|---|---|---|---|
Orientações em Andamento para Graduação | 0 | 0 | 1 | 3 | 4 |
Outras Orientações Concluídas | 14 | 3 | 4 | 4 | 25 |
Total | 14 | 3 | 5 | 7 | 29 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | Total |
---|---|---|---|---|
Artigo Publicado | 1 | 0 | 0 | 1 |
Capitulo de Livro Publicado | 0 | 0 | 1 | 1 |
Organização de Evento | 1 | 1 | 2 | 4 |
Texto em Jornal ou Revista | 0 | 0 | 1 | 1 |
Trabalho em Eventos | 13 | 0 | 0 | 13 |
Total | 15 | 1 | 4 | 20 |