Gerson Luiz Scheidweiler Ferreira

CitaçõesFERREIRA, G. L. S.;FERREIRA, Gerson Luiz Scheidweiler;SCHEID, Gerson;SCHEIDWEILER, G.;FERREIRA, G.
Curso/ProgramaComunicação Social - Publicidade e Propaganda
TitulaçãoMestrado
ÁreaCiências Socias Aplicadas :: Comunicação

Formação

  • Doutorado - Periodo: 2017 a atual - Comunicação
    Universidade de Brasília
  • Mestrado - Periodo: 2012 a 2013 - Comunicação
    Universidade de Brasília
  • Especialização - Periodo: 2012 a 2013 - MBA em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública
    Fundação Getúlio Vargas
  • Graduação - Periodo: 2006 a 2009 - Comunicação Social - Hab. Publicidade e Propaganda
    Universidade Positivo

Atuação Profissional

  • Câmara dos Deputados- / Periodo: 2011 a atual
  • Conselho Federal de Enfermagem- / Periodo: 2012 a 2013
  • Conselho Regional de Enfermagem do Paraná- / Periodo: 2008 a 2011
  • Public Comunicação- / Periodo: 2005 a 2006
  • Scheid/Brasil Kommunikation- / Periodo: 2006 a 2008
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2014 a atual
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2017 a atual

Linha de Pesquisa

  • Gênero e Participação Política
  • Políticas de Comunicação e de Cultura

Projetos de Pesquisa

  • Escola de App: enfrentando a violência online contra meninas
    O objetivo deste projeto é pesquisar a violência online de gênero, apontando suas características, sua recorrência, sua tipologia, bem como as consequências para as vítimas e sugerindo ações de solução para essa questão. Compreendemos violência online de gênero como a violência simbólica cometida contra mulheres e meninas nos diversos espaços que a Internet oferece, tais como mídias sociais, aplicativos de bate-papo, blogs e outros. Essa violência, que seguramente é reproduzida do dito mundo ?real?, se manifesta no mundo virtual com um aspecto ainda mais grave considerando a imensa capacidade de repercussão que a rede mundial de computadores possibilita. Logo, direitos como o da dignidade e o da reputação são roubados das vítimas que veem muitas vezes seu nome e sua imagem sendo motivo de escárnio público. Essa violência, aparentemente menos cruel que a física, tem desdobramentos dramáticos na vida das mulheres e meninas levando a quadros profundos de depressão, afastamento da vida social e em alguns casos, até suicídio. Um outro elemento que configura que esta é uma violência de gênero, é que as meninas e mulheres atingidas se encontram em todas as classes sociais da sociedade. No caso das adolescentes, esse cenário é ainda mais grave, já que elas têm menos elementos para enfrentar essa violência e muitas vezes não contam com apoio familiar para tomar as providências necessárias. Efetivamente, sequer há ambiente jurídico e normativo suficiente no país para enfrentar essa questão, deixando as vítimas desprovidas de apoio institucional. Para executar esse projeto, propomos como procedimentos metodológicos, a realização de dois observatórios, quais sejam: Observatório da Mídia Brasileira Sobre Violência Online de Gênero, para mapear os casos de violência online de gênero; Observatório Internacional de Políticas Públicas para Enfrentamento da Violência Online de Gênero; além de ampla revisão bibliográfica sobre o tema. Esse projeto também traz uma proposta intervencionista na medida em que trabalhamos diretamente nas escolas públicas de ensino médio do Distrito Federal, Rio de Janeiro e Amapá. Nas escolas, são realizados grupos focais, com intuito de compreender como essa violência se caracteriza e em seguida as meninas são treinadas para desenvolverem aplicativos, cuja proposta é discutir a questão da violência contra a mulher, privacidade e segurança na rede. O projeto tem como finalidade subsidiar o Governo Federal para a criação da Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres na Internet e a criação da Rede Nacional de Proteção a Mulheres e Meninas na Internet.
    Período: 2017 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Mulheres no Parlamento: um olhar sobre a atuação das deputadas federais
    O aumento da participação feminina nos espaços de poder político é um dos ideais que levaram à gênese do movimento feminista e, hoje, faz parte da agenda de organismos nacionais e internacionais. Na Câmara dos Deputados, a Bancada Feminina assumiu, desde 2013, a luta por equidade de gênero na representação política como uma das suas principais ações, resultando na campanha - Mais Mulheres na Política. A partir desse cenário, o presente projeto de pesquisa busca compreender quais os principais temas de atuação das deputadas federais da 53ª e da 55ª legislatura e sua correlação com a agenda do movimento feminista. O estudo permitirá compreender se as mulheres, quando chamadas à participação política, têm atuado em temas para além daqueles relacionados ao que se chama care politics ou se a dominação masculina institucionalizada restringe suas áreas de atuação. Para isso propõe-se a realização de Pesquisa Documental em proposições e pronunciamentos apresentadas e proferidos deputadas federais, bem como entrevistas em profundidade com uma amostra de integrantes dos movimentos de mulheres e da Bancada Feminina da Câmara dos Deputados.
    Período: 2016 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Os Parlamentares nas Redes Sociais: A Influência de Novas Ferramentas de Comunicação para a Representação Parlamentar na 54ª legislatura
    Os tradicionais veículos de comunicação de massa, que figuraram como grandes influenciadores da opinião pública no século XX, perderam espaço para a internet devido, principalmente, à autonomia e interatividade do público perante a emissão e disseminação de informações. O uso de novas ferramentas de comunicação, como dispositivos móveis e sites de redes sociais, tem reconfigurado o papel do cidadão e consequentemente a forma de interação dos parlamentares com o público, exigindo a constituição de novas formas de representatividade. Assim, o objetivo deste grupo de pesquisa é compreender a nova relação estabelecida entre o parlamentar eleito e seu eleitor no resgate da efetiva representação e representatividade e se a relação online influencia o exercício do mandato parlamentar.
    Período: 2013 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

Áreas de Atuação

  • Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Relações Públicas e Propaganda ::
  • Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Teoria da Comunicação ::

Idiomas

  • Espanhol: Lê: BEM, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: BEM
  • Francês: Lê: POUCO, Fala: POUCO, Escreve: NAO_INFORMADO, Compreende: POUCO
  • Inglês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM

Banca Julgadora

Tipo de ProduçãoAnterior201620172018Total
Banca Julgadora para Professor Titular00123
Participação em Banca de Graduação536216
Total537419

Eventos

Tipo de ProduçãoAnterior201620172019Total
Participação em Congresso20103
Participação em Encontro31116
Participação em Oficina01001
Participação em Seminário30003
Total822113

Orientação

Tipo de ProduçãoAnterior20162017Total
Outras Orientações Concluídas42612
Total42612

Prêmios

Tipo de Produção2017Total
Prêmios11
Total11

Produção Artistícas

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Outra Produção Artística Cultural11
Total11

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnterior2016201720182019Total
Apresentação de Trabalho100001
Artigo Publicado000011
Capitulo de Livro Publicado001023
Curso de Curta Duração Ministrado100001
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional100001
Organização de Evento11010012
Outras Bancas Julgadoras101002
Programa de Rádio ou TV012205
Texto em Jornal ou Revista100001
Trabalho em Eventos214007
Total18292334