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Gerson Luiz Scheidweiler Ferreira
Citações | FERREIRA, G. L. S.;FERREIRA, Gerson Luiz Scheidweiler;SCHEID, Gerson;SCHEIDWEILER, G.;FERREIRA, G. |
Curso/Programa | Comunicação Social - Publicidade e Propaganda |
Titulação | Mestrado |
Área | Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação |
Formação
- Doutorado - Periodo: 2017 a atual - Comunicação
Universidade de Brasília - Mestrado - Periodo: 2012 a 2013 - Comunicação
Universidade de Brasília - Especialização - Periodo: 2012 a 2013 - MBA em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública
Fundação Getúlio Vargas - Graduação - Periodo: 2006 a 2009 - Comunicação Social - Hab. Publicidade e Propaganda
Universidade Positivo
Atuação Profissional
- Câmara dos Deputados- / Periodo: 2011 a atual
- Conselho Federal de Enfermagem- / Periodo: 2012 a 2013
- Conselho Regional de Enfermagem do Paraná- / Periodo: 2008 a 2011
- Public Comunicação- / Periodo: 2005 a 2006
- Scheid/Brasil Kommunikation- / Periodo: 2006 a 2008
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2014 a atual
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2017 a atual
Linha de Pesquisa
- Gênero e Participação Política
- Políticas de Comunicação e de Cultura
Projetos de Pesquisa
- Escola de App: enfrentando a violência online contra meninas
O objetivo deste projeto é pesquisar a violência online de gênero, apontando suas características, sua recorrência, sua tipologia, bem como as consequências para as vítimas e sugerindo ações de solução para essa questão. Compreendemos violência online de gênero como a violência simbólica cometida contra mulheres e meninas nos diversos espaços que a Internet oferece, tais como mídias sociais, aplicativos de bate-papo, blogs e outros. Essa violência, que seguramente é reproduzida do dito mundo ?real?, se manifesta no mundo virtual com um aspecto ainda mais grave considerando a imensa capacidade de repercussão que a rede mundial de computadores possibilita. Logo, direitos como o da dignidade e o da reputação são roubados das vítimas que veem muitas vezes seu nome e sua imagem sendo motivo de escárnio público. Essa violência, aparentemente menos cruel que a física, tem desdobramentos dramáticos na vida das mulheres e meninas levando a quadros profundos de depressão, afastamento da vida social e em alguns casos, até suicídio. Um outro elemento que configura que esta é uma violência de gênero, é que as meninas e mulheres atingidas se encontram em todas as classes sociais da sociedade. No caso das adolescentes, esse cenário é ainda mais grave, já que elas têm menos elementos para enfrentar essa violência e muitas vezes não contam com apoio familiar para tomar as providências necessárias. Efetivamente, sequer há ambiente jurídico e normativo suficiente no país para enfrentar essa questão, deixando as vítimas desprovidas de apoio institucional. Para executar esse projeto, propomos como procedimentos metodológicos, a realização de dois observatórios, quais sejam: Observatório da Mídia Brasileira Sobre Violência Online de Gênero, para mapear os casos de violência online de gênero; Observatório Internacional de Políticas Públicas para Enfrentamento da Violência Online de Gênero; além de ampla revisão bibliográfica sobre o tema. Esse projeto também traz uma proposta intervencionista na medida em que trabalhamos diretamente nas escolas públicas de ensino médio do Distrito Federal, Rio de Janeiro e Amapá. Nas escolas, são realizados grupos focais, com intuito de compreender como essa violência se caracteriza e em seguida as meninas são treinadas para desenvolverem aplicativos, cuja proposta é discutir a questão da violência contra a mulher, privacidade e segurança na rede. O projeto tem como finalidade subsidiar o Governo Federal para a criação da Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres na Internet e a criação da Rede Nacional de Proteção a Mulheres e Meninas na Internet.
Período: 2017 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Mulheres no Parlamento: um olhar sobre a atuação das deputadas federais
O aumento da participação feminina nos espaços de poder político é um dos ideais que levaram à gênese do movimento feminista e, hoje, faz parte da agenda de organismos nacionais e internacionais. Na Câmara dos Deputados, a Bancada Feminina assumiu, desde 2013, a luta por equidade de gênero na representação política como uma das suas principais ações, resultando na campanha - Mais Mulheres na Política. A partir desse cenário, o presente projeto de pesquisa busca compreender quais os principais temas de atuação das deputadas federais da 53ª e da 55ª legislatura e sua correlação com a agenda do movimento feminista. O estudo permitirá compreender se as mulheres, quando chamadas à participação política, têm atuado em temas para além daqueles relacionados ao que se chama care politics ou se a dominação masculina institucionalizada restringe suas áreas de atuação. Para isso propõe-se a realização de Pesquisa Documental em proposições e pronunciamentos apresentadas e proferidos deputadas federais, bem como entrevistas em profundidade com uma amostra de integrantes dos movimentos de mulheres e da Bancada Feminina da Câmara dos Deputados.
Período: 2016 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Os Parlamentares nas Redes Sociais: A Influência de Novas Ferramentas de Comunicação para a Representação Parlamentar na 54ª legislatura
Os tradicionais veículos de comunicação de massa, que figuraram como grandes influenciadores da opinião pública no século XX, perderam espaço para a internet devido, principalmente, à autonomia e interatividade do público perante a emissão e disseminação de informações. O uso de novas ferramentas de comunicação, como dispositivos móveis e sites de redes sociais, tem reconfigurado o papel do cidadão e consequentemente a forma de interação dos parlamentares com o público, exigindo a constituição de novas formas de representatividade. Assim, o objetivo deste grupo de pesquisa é compreender a nova relação estabelecida entre o parlamentar eleito e seu eleitor no resgate da efetiva representação e representatividade e se a relação online influencia o exercício do mandato parlamentar.
Período: 2013 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
- Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Relações Públicas e Propaganda ::
- Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Teoria da Comunicação ::
Idiomas
- Espanhol: Lê: BEM, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: BEM
- Francês: Lê: POUCO, Fala: POUCO, Escreve: NAO_INFORMADO, Compreende: POUCO
- Inglês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | Total |
---|---|---|---|---|---|
Banca Julgadora para Professor Titular | 0 | 0 | 1 | 2 | 3 |
Participação em Banca de Graduação | 5 | 3 | 6 | 2 | 16 |
Total | 5 | 3 | 7 | 4 | 19 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2019 | Total |
---|---|---|---|---|---|
Participação em Congresso | 2 | 0 | 1 | 0 | 3 |
Participação em Encontro | 3 | 1 | 1 | 1 | 6 |
Participação em Oficina | 0 | 1 | 0 | 0 | 1 |
Participação em Seminário | 3 | 0 | 0 | 0 | 3 |
Total | 8 | 2 | 2 | 1 | 13 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | Total |
---|---|---|---|---|
Outras Orientações Concluídas | 4 | 2 | 6 | 12 |
Total | 4 | 2 | 6 | 12 |
Prêmios
Tipo de Produção | 2017 | Total |
---|---|---|
Prêmios | 1 | 1 |
Total | 1 | 1 |
Produção Artistícas
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Outra Produção Artística Cultural | 1 | 1 |
Total | 1 | 1 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Artigo Publicado | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 1 |
Capitulo de Livro Publicado | 0 | 0 | 1 | 0 | 2 | 3 |
Curso de Curta Duração Ministrado | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Organização de Evento | 11 | 0 | 1 | 0 | 0 | 12 |
Outras Bancas Julgadoras | 1 | 0 | 1 | 0 | 0 | 2 |
Programa de Rádio ou TV | 0 | 1 | 2 | 2 | 0 | 5 |
Texto em Jornal ou Revista | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Trabalho em Eventos | 2 | 1 | 4 | 0 | 0 | 7 |
Total | 18 | 2 | 9 | 2 | 3 | 34 |