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Eliane Muniz Lacerda
Citações | LACERDA, E. M.;LACERDA, ELIANE MUNIZ |
Curso/Programa | Governança, Tecnologia e Inovação - Stricto Sensu |
Titulação | Mestrado |
Área | Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação |
Formação
- Doutorado - Periodo: 2019 a atual - Comunicação
Universidade de Brasília - Mestrado - Periodo: 2005 a 2007 - Comunicação
Universidade de Brasília - Graduação - Periodo: 1997 a 2002 - Comunicação Social - Habilitação Jornalismo
Universidade Católica de Brasília
Atuação Profissional
- Centro Universitário Estácio Brasília- / Periodo: 2008 a 2013
- Conferência Nacional dos Bispos do Brasil- / Periodo: 2013 a 2016
- Conferência Nacional dos Bispos do Brasil- / Periodo: 2002 a 2009
- Fundação Educacional do Distrito Federal- / Periodo: 2001 a 2001
- Fundação Rainha da Paz- / Periodo: 2003 a 2006
- Seminario Maior Arquidiocesano de Brasilia Nossa Senhora de Fátima- / Periodo: 2007 a 2007
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2014 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2018 a 2020
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2017 a 2019
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2005 a 2007
- Universidade Paulista- / Periodo: 2014 a 2014
Linha de Pesquisa
- Jornalismo e Sociedade
Projetos de Pesquisa
- Espaço Bagagem
Trata-se de uma agência experimental ESPAÇO BAGAGEM, que funciona em regime especial nas dependências dos cursos de Jornalismo e Comunicação Social ? Publicidade e Propaganda da UCB, e que tem concebido e executados vários projetos no âmbito da Universidade e também fora dela, já demostrando sua importância no desenvolvimento e aprimoramento dos cursos;
Período: 2015 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO - Prêmios em Economia Criativa: qual o perfil e as práticas de excelência reconhecidas pelas organizações no Distrito Federal?
Mapear como operam os prêmios em Comunicação que caracterizem o contexto da Economia Criativa no Distrito Federal. Pesquisa exploratória, qualitativa, documental, análise de conteúdo com estudo de editais e regulamentos de premiações. O objetivo é identificar práticas comunicacionais de excelência nos setores criativos: atores, produtos, serviços, processos e iniciativas. E poder contribuir com a região com conhecimento que possa balizar as práticas técnicas de Mercado e teóricos de cunho científico, no tocante à sociedades de pesquisa, tais como: Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (ABRAPCORP), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós) e Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).
Período: 2019 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - A comunicação organizacional e os discursos sobre a estratégia: um estudo em textos institucionais de grandes empresas brasileiras e em notícias sobre negócios
O projeto investiga os discursos sobre a estratégia de grandes empresas privadas brasileiras, produzidos em processos de comunicação organizacional, e sua relação com a produção de sentido sobre a estratégia organizacional em notícias e reportagens publicadas em revistas de negócios do país. A pesquisa, de natureza exploratória e qualitativa, estuda textos jornalísticos e textos institucionais produzidos pelas organizações. A intenção é explorar como circulam, como são (re)apropriados e como se autorreforçam os sentidos sobre a estratégia, delineando diferentes perspectivas e práticas estratégicas. Em uma perspectiva sistêmica, o enfoque não recai sobre as influências da mídia, mas sobre como ela se insere na complexidade das relações sistêmicas e como ela pode revelar e construir os diferentes sentidos assumidos pela estratégia e pelas práticas estratégicas no universo organizacional. Além da circulação de sentidos entre o noticiário e as organizações, o projeto explora e indica possíveis diferenças entre as apropriações e concepções de estratégia nas organizações pesquisadas e em seus setores de atuação..
Período: 2017 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Projeto de implantação da rádio web universitária do curso de Jornalismo da UCB
o âmbito da pesquisa, este projeto pretende fazer um estudo sobre as rádios universitárias no Brasil, com foco naquelas que atuam na plataforma web, contribuindo, assim, para os estudos sobre rádio no País. A proposta é que a pesquisa seja desenvolvida com o apoio de estudantes de Iniciação Científica e que os mesmos, com base nos estudos realizados, possam apresentar artigos em congressos acadêmicos e até mesmo concorrer a prêmios nas áreas voltadas para o rádio. A pesquisa servirá de subsídio para a segunda iniciativa, que se refere à implementação da rádio web experimental dos cursos de Jornalismo e Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. A partir dos estudos será possível evitar erros, considerar o que deu certo e apresentar inovações, dando um diferencial à rádio web. Alguns passos foram dados nos últimos meses como a parceria estabelecida junto à Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A ideia é colaborar com a emissora pública por meio da produção de programas que também serão veiculados na rádio universitária. Além deste convênio, o processo de escolha do nome da rádio está em andamento. Assim que for definido, será encaminhado para São Paulo para a produção da plástica da rádio web (criação de vinhetas). Há também um grupo de estudantes interessados no projeto, alguns já bem ativos produzindo roteiros, programas e, inclusive, fazendo transmissões ao vivo. O projeto também conta com a colaboração das disciplinas de rádio tanto do Jornalismo como da Publicidade. O projeto da rádio web universitária visa: preparar os estudantes para o mercado de trabalho que, no campo da comunicação, tem se tornado cada vez mais multimídia; engajá-los na extensão e na pesquisa no âmbito do rádio, área escassa de referencial teórico, sobretudo no que se refere às novas tecnologias; estimulá-los para o trabalho em equipe; criar novas parcerias para veiculação dos programas feitos pelos estudantes, entre elas a rádio educativa Nova Aliança, ligada à arquidiocese de Brasília. Tem também como objetivos a realização de oficinas e o envolvimento de professores, alunos de outros cursos da UCB, bem como da comunidade que vive ao redor da instituição.
Período: 2017 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Prêmios em Cidadania e Responsabilidade Social: a certificação do trabalho, dos profissionais e das empresas, a partir de uma perspectiva da Comunicação Organizacional.
O presente projeto pretende mapear como operam os prêmios em Cidadania e Responsabilidade Social, no contexto da Comunicação Organizacional. O estudo será feito a partir um montante de pelo menos 100 editais e regulamentos de premiações em todo o Brasil, que sistematizarão práticas, atores e iniciativas, em vista da certificação de mérito do trabalho, dos profissionais e das instituições, em sistematização com o arcabouço teórico, a partir de trabalhos publicados em sociedades de pesquisa, tais como: Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (ABRAPCORP), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós) e Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), além de teses e dissertações defendidas nos programas de pósgraduação (no Brasil) e bases indexadas de periódicos avaliados pela Capes (QualisCapes). Conta com pesquisadores e colaboradores que gestam diversos prêmios, como os da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi) e da Conferência Nacional dos Bispos (CNBB), além de pesquisadores atuantes na ABRAPCORP, SBPJor, Aberje, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). O projeto envolve institutos do Centro Oeste e Sudeste, tais como: Universidade Católica de Brasília (UCB), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Paulista (UNIP, Brasília), Estácio (Brasília), Estácio (RJ), além da Université de Poitiers (França). É um projeto que possui potencial de inovação de produtos, processos ou serviços, a partir do relacionamento com pesquisadores e profissionais do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi) e da CNBB, integrantes dessa pesquisa.
Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Manual de Estilo e Redação para Jornalistas Católicos
O projeto refere-se à criação de um manual de estilo e redação destinado aos jornalistas que atuam nas assessorias de comunicação e em outros meios de informação dos regionais, dioceses e organismos ligados à Igreja Católica.
Período: 2013 - 2016 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Jornalismo Cultural
Período: 2009 - 2009 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO - Jornalismo Comunitário e Mobilização Social: Uma aplicação no Centro de Ensino nº 10 de Taguatinga Sul
No primeiro semestre de 2008, o curso de Comunicação Social da FACITEC ? Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas promoveu trabalho voltado para o desenvolvimento de uma comunicação comunitária no Centro de Ensino nº 10 de Taguatinga Sul, no intuito de criar pontes entre a comunidade nas cercanias da faculdade, envolvendo um grupo numeroso de alunos da disciplina de Jornalismo Comunitário. Em 2008, os alunos da faculdade ofereceram oficinas aos estudantes (crianças, jovens e adultos) dos turnos matutino e noturno do Centro de Ensino nº 10 de Taguatinga Sul que, por sua vez, produziram um telejornal (com duas edições), um jornal mural (com duas edições) e um programa de rádio (com duas edições), além de uma série de atividades de integração e mobilização.
Período: 2008 - 2008 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - O Jornalismo nos limites da liberdade: um estudo da cobertura da imprensa sobre os casos dos religiosos acusados de praticar atividades subversivas durante do Regime Militar
Estudo sobre a cobertura da imprensa durante a ditadura militar no Brasil, com base em cinco casos de religiosos acusados pelo regime de praticar atividades subversivas. A análise corresponde ao período histórico de 1968 a 1977. Os cinco casos em estudo foram selecionados entre dezoito noticiados pela imprensa neste mesmo período. A divulgação feita pelos jornais Folha de S. Paulo, Jornal do Brasil, O Estado de S. Paulo e O Globo totalizou 53 notícias. A cobertura da imprensa é analisada a partir da perspectiva de abordagem da Hipótese da Agenda-setting e do enquadramento dado às notícias. No caso do agendamento da imprensa, tem-se como referência a atuação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) como promotora de notícia na defesa dos religiosos e dos direitos humanos. Observa-se também o enquadramento dado pela imprensa aos casos de religiosos acusados de praticar atividades subversivas e se houve uma correlação entre o que a CNBB agendou e o que foi noticiado pelos jornais.
Período: 2005 - 2007 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
- Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ::
- Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Rádio e Televisão :: Radiodifusão
- Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Teoria da Comunicação ::
Idiomas
- Espanhol: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
- Inglês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: RAZOAVELMENTE
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|
Banca Julgadora para Livre Docência | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização | 2 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 |
Participação em Banca de Graduação | 7 | 4 | 2 | 2 | 1 | 8 | 24 |
Total | 9 | 5 | 2 | 2 | 1 | 8 | 27 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | 2018 | Total |
---|---|---|---|
Participação em Encontro | 2 | 0 | 2 |
Participação em Oficina | 1 | 0 | 1 |
Participação em Seminário | 4 | 1 | 5 |
Total | 7 | 1 | 8 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|
Outras Orientações Concluídas | 15 | 3 | 6 | 4 | 3 | 3 | 34 |
Total | 15 | 3 | 6 | 4 | 3 | 3 | 34 |
Prêmios
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Prêmios | 1 | 1 |
Total | 1 | 1 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 4 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 1 | 6 |
Artigo Publicado | 2 | 0 | 2 | 2 | 2 | 1 | 1 | 2 | 0 | 12 |
Capitulo de Livro Publicado | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Curso de Curta Duração Ministrado | 3 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 3 |
Editoração | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Livro Publicado ou Organizado | 0 | 0 | 2 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 |
Organização de Evento | 3 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 5 |
Outras Bancas Julgadoras | 1 | 1 | 0 | 1 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 4 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 2 | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 3 |
Programa de Rádio ou TV | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Trabalho em Eventos | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Total | 18 | 2 | 5 | 3 | 4 | 1 | 2 | 2 | 2 | 39 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | 2021 | Total |
---|---|---|---|
Mídia Social, Website ou Blog | 1 | 0 | 1 |
Outra Produção Técnica | 2 | 0 | 2 |
Produto Tecnologico | 0 | 2 | 2 |
Trabalho Técnico | 1 | 0 | 1 |
Total | 4 | 2 | 6 |