Carolina Coelho Aragon

CitaçõesARAGON, Carolina Coelho
Curso/ProgramaLicenciatura Letras
TitulaçãoDoutorado
ÁreaLinguística, letras e artes :: Lingüística

Formação

  • Doutorado - Periodo: 2008 a 2010 - Linguística
    University of Utah
  • Doutorado - Periodo: 2011 a 2014 - Linguística
    University of Hawaii
  • Mestrado - Periodo: 2006 a 2008 - Lingüística
    Universidade de Brasília
  • Graduação - Periodo: 2002 a 2005 - Letras
    Universidade de Brasília

Atuação Profissional

  • DOMÍNIOS DE LINGU@GEM- / Periodo: 2016 a 2017
  • Escola Americana de Brasília- / Periodo: 2005 a 2005
  • LETRÔNICA- / Periodo: 2015 a 2015
  • REVISTA DE LETRAS (CURITIBA. 1996)- / Periodo: 2018 a atual
  • Smithsonian Institution- / Periodo: 2015 a 2015
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2014 a atual
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2006 a 2008
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2002 a 2008
  • University of Hawaii- / Periodo: 2013 a 2015
  • University of Hawaii- / Periodo: 2011 a 2012
  • University of Utah- / Periodo: 2011 a 2013
  • University of Utah- / Periodo: 2008 a 2010

Linha de Pesquisa

  • Documentação e Descrição de Línguas Indígenas
  • Ensino e Aprendizagem de Línguas
  • Teoria e Análise Linguística

Projetos de Pesquisa

  • Dicionário da língua Akuntsú
    Produzir dicionário bilíngue Akuntsú-Português. Prosseguir com o projeto intitulado "Documentação e Descrição da língua Akuntsú", organizando dados que possam complementar e concluir o dicionário dessa língua.
    Período: 2016 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Ensino de Português como Língua Adicional para Imigrantes e Refugiados
    Com o intuito de expandir o ensino de PLA na Universidade Católica de Brasília (UCB), esse projeto visa estreitar a relação entre o ensino e a pesquisa, levando aos graduandos da UCB técnicas e habilidades do ensino de PLA para que possam ser desenvolvidas junto aos refugiados e imigrantes recebidos na Universidade. Procura, assim, trabalhar os conhecimentos linguísticos, envolvendo graduandos voluntários de diversos cursos da UCB. Este projeto estende-se além das fronteiras da Universidade, reconhecendo na integração de pesquisa, ensino e extensão uma política de educação. Visa, portanto, apoiar o ensino da língua portuguesa às novas tecnologias da informação, levando o aluno e o professor a fazer parte do sistema de educação superior ao valorizar aspectos sociais, linguísticos e culturais.
    Período: 2019 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO
  • Residência Pedagógica
    O Projeto Institucional da Residência Pedagógica/UCB, coordenado pela Profa. Mérica Sacramento, representa um esforço institucional de qualificar e dinamizar a formação de professores para a Educação Básica nos seus diferentes cursos de licenciatura, reafirmando o seu compromisso de investir na formação de professores e de integrar a Educação Superior com a Educação Básica da rede pública de ensino do DF. O projeto tem como eixo norteador a unidade teoria/prática, trabalha a iniciação à docência relacionando ensino, pesquisa e extensão e visa à execução de projetos pedagógicos que valorizem a realidade da escola e da comunidade, mas que sejam capazes de promover experiências inovadoras, centradas na superação de problemas de ensino e aprendizagem que se perpetuam na educação básica brasileira. O projeto institucional abriga três (03) subprojetos nas áreas das licenciaturas da UCB, sendo dois deles multidisciplinar, a saber: Subprojeto de Educação Física, Subprojeto Multidisciplinar de Letras (Letras-Inglês e Letras- Português) e Subprojeto Multidisciplinar de Ciências (Biologia, Física e Química). Já o subprojeto de Letras, visa trabalhar políticas públicas de ensino de língua, materna e estrangeira, e formas de abordagem do cotidiano escolar: Observação, planejamento e regência de aulas para o Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Bem como, compreensão de metodologias e tecnologias de linguagem no/do Ensino Fundamental e no/do Ensino Médio. Nesse contexto, este subprojeto contemplará práticas linguísticas, literárias e pedagógicas no ambiente escolar, análise e elaboração de material didático e recursos de apoio, voltados para a compreensão dos gêneros textuais no ensino, bem como da multimodalidade e sua aplicação na formação de leitores críticos. As coordenadoras/orientadoras do subprojeto de Letras são: Profa. Carolina Aragon e Profa. Alessandra Matias
    Período: 2018 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO
  • Descriptive and Comparative Study of Akuntsú
    Este projeto visa a produção de uma gramática da língua Akuntsú: (1) aspectos fonológicos, morfológicos e sintáticos; (2) análise tipológica.
    Período: 2013 - 2015 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Dicionário Ninam (Yanomami)
    Projeto para a produção de um dicionário bilíngüe Ninam-Português, realizado em parceria com a Universidade de Utah e Universidade Federal de Roraima
    Período: 2011 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Afinidades entre o Tronco Tupí, a Família Karib e o tronco Macro-Jê
    O projeto vem sendo desenvolvido desde 2002, sob a coordenação geral de Aryon Dall`Igna Rodrigues, com apoio do CNPq, do Instituto de Letras e do Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Brasília. Seu objetivo é dar prosseguimento à pesquisa que visa ao conhecimento científico das línguas das diversas famílias lingüísticas que integram os troncos Tupí e Macro-Jê, bem como à descoberta das relações de natureza genética existentes entre elas, assim como entre esses troncos e outros grupos genéticos.
    Período: 2003 - 2008 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Fonologia da língua Akuntsú
    Trabalho de iniciação científica (PIBIC) Universidade de Brasília - Laboratório de Línguas Indígenas Supervisão: Dra. Ana Suelly Arruda Câmara Cabral
    Período: 2004 - 2006 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Dicionário da língua Asuriní do Tocantins
    Este projeto visa à documentação e organização sistemática do léxico de línguas da família Tupí-Guaraní, privilegiando, numa primeira fase, línguas mais fortemente ameaçadas de extinção ou de alteração abruta. A organização de inventários lexicais das línguas indígenas, além de ser parte indispensável da descrição lingüística sincrônica, ao lado da fonologia e da gramática, é essencial para o estudo de textos tanto tradicionais como eventuais, de importância não só para o lingüista, mas também para o antropólogo que estuda a respectiva cultura indígena, assim como para quem trabalha com a educação do respectivo povo.
    Período: 2002 - 2003 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

Áreas de Atuação

  • Linguística, letras e artes :: Letras :: Linguistica Aplicada ::
  • Linguística, letras e artes :: Lingüística :: Revitalização Linguística ::
  • Linguística, letras e artes :: Lingüística :: Teoria e Análise Lingüística ::

Idiomas

    Banca Julgadora

    Tipo de ProduçãoAnterior201620172018Total
    Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização046111
    Participação em Banca de Exame de Qualificação00011
    Participação em Banca de Graduação662014
    Participação em Banca de Mestrado00011
    Total6108327

    Eventos

    Tipo de ProduçãoAnterior2016201720182019Total
    Participação em Congresso9010313
    Participação em Encontro501006
    Participação em Oficina100001
    Participação em Seminário420107
    Total19221327

    Orientação

    Tipo de ProduçãoAnterior2016201720182019Total
    Outras Orientações Concluídas59117234
    Total59117234

    Prêmios

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Prêmios11
    Total11

    Produção Bibliográfica

    Tipo de ProduçãoAnterior2016201720182019Total
    Apresentação de Trabalho13221523
    Artigo Publicado300205
    Curso de Curta Duração Ministrado100102
    Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional312107
    Organização de Evento9110011
    Outras Participações em Eventos e Congressos300014
    Outras Produções Bibliográfica010001
    Relatório de Pesquisa311005
    Trabalho em Eventos700007
    Total42665665

    Produção Técnica

    Tipo de Produção20162017Total
    Outra Produção Técnica011
    Trabalho Técnico112
    Total123