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Carolina Coelho Aragon
Citações | ARAGON, Carolina Coelho |
Curso/Programa | Licenciatura Letras |
Titulação | Doutorado |
Área | Linguística, letras e artes :: Lingüística |
Formação
- Doutorado - Periodo: 2008 a 2010 - Linguística
University of Utah - Doutorado - Periodo: 2011 a 2014 - Linguística
University of Hawaii - Mestrado - Periodo: 2006 a 2008 - Lingüística
Universidade de Brasília - Graduação - Periodo: 2002 a 2005 - Letras
Universidade de Brasília
Atuação Profissional
- DOMÍNIOS DE LINGU@GEM- / Periodo: 2016 a 2017
- Escola Americana de Brasília- / Periodo: 2005 a 2005
- LETRÔNICA- / Periodo: 2015 a 2015
- REVISTA DE LETRAS (CURITIBA. 1996)- / Periodo: 2018 a atual
- Smithsonian Institution- / Periodo: 2015 a 2015
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2014 a atual
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2006 a 2008
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2002 a 2008
- University of Hawaii- / Periodo: 2013 a 2015
- University of Hawaii- / Periodo: 2011 a 2012
- University of Utah- / Periodo: 2011 a 2013
- University of Utah- / Periodo: 2008 a 2010
Linha de Pesquisa
- Documentação e Descrição de Línguas Indígenas
- Ensino e Aprendizagem de Línguas
- Teoria e Análise Linguística
Projetos de Pesquisa
- Dicionário da língua Akuntsú
Produzir dicionário bilíngue Akuntsú-Português. Prosseguir com o projeto intitulado "Documentação e Descrição da língua Akuntsú", organizando dados que possam complementar e concluir o dicionário dessa língua.
Período: 2016 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Ensino de Português como Língua Adicional para Imigrantes e Refugiados
Com o intuito de expandir o ensino de PLA na Universidade Católica de Brasília (UCB), esse projeto visa estreitar a relação entre o ensino e a pesquisa, levando aos graduandos da UCB técnicas e habilidades do ensino de PLA para que possam ser desenvolvidas junto aos refugiados e imigrantes recebidos na Universidade. Procura, assim, trabalhar os conhecimentos linguísticos, envolvendo graduandos voluntários de diversos cursos da UCB. Este projeto estende-se além das fronteiras da Universidade, reconhecendo na integração de pesquisa, ensino e extensão uma política de educação. Visa, portanto, apoiar o ensino da língua portuguesa às novas tecnologias da informação, levando o aluno e o professor a fazer parte do sistema de educação superior ao valorizar aspectos sociais, linguísticos e culturais.
Período: 2019 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO - Residência Pedagógica
O Projeto Institucional da Residência Pedagógica/UCB, coordenado pela Profa. Mérica Sacramento, representa um esforço institucional de qualificar e dinamizar a formação de professores para a Educação Básica nos seus diferentes cursos de licenciatura, reafirmando o seu compromisso de investir na formação de professores e de integrar a Educação Superior com a Educação Básica da rede pública de ensino do DF. O projeto tem como eixo norteador a unidade teoria/prática, trabalha a iniciação à docência relacionando ensino, pesquisa e extensão e visa à execução de projetos pedagógicos que valorizem a realidade da escola e da comunidade, mas que sejam capazes de promover experiências inovadoras, centradas na superação de problemas de ensino e aprendizagem que se perpetuam na educação básica brasileira. O projeto institucional abriga três (03) subprojetos nas áreas das licenciaturas da UCB, sendo dois deles multidisciplinar, a saber: Subprojeto de Educação Física, Subprojeto Multidisciplinar de Letras (Letras-Inglês e Letras- Português) e Subprojeto Multidisciplinar de Ciências (Biologia, Física e Química). Já o subprojeto de Letras, visa trabalhar políticas públicas de ensino de língua, materna e estrangeira, e formas de abordagem do cotidiano escolar: Observação, planejamento e regência de aulas para o Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Bem como, compreensão de metodologias e tecnologias de linguagem no/do Ensino Fundamental e no/do Ensino Médio. Nesse contexto, este subprojeto contemplará práticas linguísticas, literárias e pedagógicas no ambiente escolar, análise e elaboração de material didático e recursos de apoio, voltados para a compreensão dos gêneros textuais no ensino, bem como da multimodalidade e sua aplicação na formação de leitores críticos. As coordenadoras/orientadoras do subprojeto de Letras são: Profa. Carolina Aragon e Profa. Alessandra Matias
Período: 2018 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO - Descriptive and Comparative Study of Akuntsú
Este projeto visa a produção de uma gramática da língua Akuntsú: (1) aspectos fonológicos, morfológicos e sintáticos; (2) análise tipológica.
Período: 2013 - 2015 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Dicionário Ninam (Yanomami)
Projeto para a produção de um dicionário bilíngüe Ninam-Português, realizado em parceria com a Universidade de Utah e Universidade Federal de Roraima
Período: 2011 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Afinidades entre o Tronco Tupí, a Família Karib e o tronco Macro-Jê
O projeto vem sendo desenvolvido desde 2002, sob a coordenação geral de Aryon Dall`Igna Rodrigues, com apoio do CNPq, do Instituto de Letras e do Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Brasília. Seu objetivo é dar prosseguimento à pesquisa que visa ao conhecimento científico das línguas das diversas famílias lingüísticas que integram os troncos Tupí e Macro-Jê, bem como à descoberta das relações de natureza genética existentes entre elas, assim como entre esses troncos e outros grupos genéticos.
Período: 2003 - 2008 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Fonologia da língua Akuntsú
Trabalho de iniciação científica (PIBIC) Universidade de Brasília - Laboratório de Línguas Indígenas Supervisão: Dra. Ana Suelly Arruda Câmara Cabral
Período: 2004 - 2006 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Dicionário da língua Asuriní do Tocantins
Este projeto visa à documentação e organização sistemática do léxico de línguas da família Tupí-Guaraní, privilegiando, numa primeira fase, línguas mais fortemente ameaçadas de extinção ou de alteração abruta. A organização de inventários lexicais das línguas indígenas, além de ser parte indispensável da descrição lingüística sincrônica, ao lado da fonologia e da gramática, é essencial para o estudo de textos tanto tradicionais como eventuais, de importância não só para o lingüista, mas também para o antropólogo que estuda a respectiva cultura indígena, assim como para quem trabalha com a educação do respectivo povo.
Período: 2002 - 2003 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
- Linguística, letras e artes :: Letras :: Linguistica Aplicada ::
- Linguística, letras e artes :: Lingüística :: Revitalização Linguística ::
- Linguística, letras e artes :: Lingüística :: Teoria e Análise Lingüística ::
Idiomas
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | Total |
---|---|---|---|---|---|
Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização | 0 | 4 | 6 | 1 | 11 |
Participação em Banca de Exame de Qualificação | 0 | 0 | 0 | 1 | 1 |
Participação em Banca de Graduação | 6 | 6 | 2 | 0 | 14 |
Participação em Banca de Mestrado | 0 | 0 | 0 | 1 | 1 |
Total | 6 | 10 | 8 | 3 | 27 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|
Participação em Congresso | 9 | 0 | 1 | 0 | 3 | 13 |
Participação em Encontro | 5 | 0 | 1 | 0 | 0 | 6 |
Participação em Oficina | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Participação em Seminário | 4 | 2 | 0 | 1 | 0 | 7 |
Total | 19 | 2 | 2 | 1 | 3 | 27 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|
Outras Orientações Concluídas | 5 | 9 | 11 | 7 | 2 | 34 |
Total | 5 | 9 | 11 | 7 | 2 | 34 |
Prêmios
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Prêmios | 1 | 1 |
Total | 1 | 1 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 13 | 2 | 2 | 1 | 5 | 23 |
Artigo Publicado | 3 | 0 | 0 | 2 | 0 | 5 |
Curso de Curta Duração Ministrado | 1 | 0 | 0 | 1 | 0 | 2 |
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional | 3 | 1 | 2 | 1 | 0 | 7 |
Organização de Evento | 9 | 1 | 1 | 0 | 0 | 11 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 3 | 0 | 0 | 0 | 1 | 4 |
Outras Produções Bibliográfica | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Relatório de Pesquisa | 3 | 1 | 1 | 0 | 0 | 5 |
Trabalho em Eventos | 7 | 0 | 0 | 0 | 0 | 7 |
Total | 42 | 6 | 6 | 5 | 6 | 65 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | 2016 | 2017 | Total |
---|---|---|---|
Outra Produção Técnica | 0 | 1 | 1 |
Trabalho Técnico | 1 | 1 | 2 |
Total | 1 | 2 | 3 |