Sinara Pollom Zardo

CitaçõesZARDO, Sinara Pollom;Zardo, Sinara Pollom
Curso/ProgramaEducação - Stricto Sensu
TitulaçãoDoutorado
ÁreaCiências Humanas :: Educação

Formação

  • Pós-Doutorado - Periodo: 2013 a atual - Universidade de Brasília
  • Doutorado - Periodo: 2008 a 2012 - Educação
    Universidade de Brasília
  • Mestrado - Periodo: 2005 a 2007 - Educação
    Universidade Federal de Santa Maria
  • Especialização - Periodo: 2005 a 2006 - Gestão Educacional
    Universidade Federal de Santa Maria
  • Graduação - Periodo: 2000 a 2004 - Pedagogia - Habilitação Séries Iniciais
    Universidade Federal de Santa Maria

Atuação Profissional

  • Ensaio (Rio de Janeiro. Online)- / Periodo: 2016 a atual
  • Escola de Ensino Fundamental- / Periodo: 2004 a 2004
  • Instituto de Ensino Superior Planalto- / Periodo: 2013 a 2013
  • Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF- / Periodo: 2012 a 2013
  • Interfaces Brasil/Canadá- / Periodo: 2016 a atual
  • Linhas Críticas (UnB)- / Periodo: 2014 a atual
  • Ministério da Educação- / Periodo: 2007 a 2009
  • Ministério da Educação/Secretaria de Educação Especial- / Periodo: 2009 a 2010
  • Revista dos Direitos da Pessoa Idosa- / Periodo: 2011 a 2012
  • Revista dos Direitos Humanos da População LGBT- / Periodo: 2011 a 2012
  • Revista Educação Especial (UFSM)- / Periodo: 2014 a atual
  • Revista Inclusão- / Periodo: 2009 a 2010
  • Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República- / Periodo: 2011 a 2012
  • Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República- / Periodo: 2010 a 2011
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2015 a 2016
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2016 a atual
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2014 a atual
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2014 a atual
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2014 a atual
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2013 a 2015
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2013 a 2013
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2012 a 2013
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2008 a 2012
  • Universidade Federal de Santa Maria- / Periodo: 2001 a 2010
  • Universidade Paulista- / Periodo: 2013 a 2014

Linha de Pesquisa

  • Atuação como bolsista no desenvolvimento do Projeto "Políticas Sociais: Acompanhamento e Análise - Educação".
  • Direitos Humanos
  • Educação em Direitos Humanos
  • Educação Especial
  • Educação Inclusiva
  • Ensino Médio
  • Gestão Educacional
  • Organização dos Sistemas de Ensino
  • Pesquisadora do GERAJU - Grupo de Pesquisa sobre Gerações e Juventude (cadastrado no diretório de grupos do CNPq).
  • Política, gestão e economia da educação
  • Políticas Públicas
  • Políticas Públicas de Educação Inclusiva

Projetos de Pesquisa

  • Educação em Direitos Humanos e formação do pedagogo: estudo comprado nas instituições de educação superior brasileiras
    A complexidade do cenário educacional atual, no que se refere às aprendizagens escolares e à qualidade da educação oferecida na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, evidencia a necessidade de ampliar estudos em profundidade sobre as instituições que abrigam a formação inicial de pedagogos, compreendendo seus processos de gestão, currículos e conteúdos formativos (GATTI, 2010; GATTI, BARRETTO e ANDRÉ, 2011). Entendida como um processo sistemático e multidimensional orientador da formação integral dos sujeitos de direito, a educação em direitos humanos passa a ser conteúdo formativo obrigatório na educação básica e na educação superior a partir da publicação da Resolução CNE/CP Nº 01/2012, que estabelece as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Nessa perspectiva, a educação superior é responsável pelo estabelecimento de uma cultura que reforce os direitos humanos na sociedade atual e pela formação de futuras gerações conhecedoras de seus direitos. Este projeto de pesquisa objetiva compreender o processo de inserção da educação em direitos humanos na formação inicial de pedagogos nas instituições de educação superior brasileiras em perspectiva comparada. A abordagem qualitativa subsidiará o estudo proposto e o método comparado em perspectiva histórica-humanista (KAZAMIAS, 2012) permitirá a apreensão de diferentes contextos formativos de pedagogos permeados por aspectos históricos, sociais e culturais distintos. Para o estudo empírico serão selecionadas dez instituições de educação superior brasileiras que ofertam cursos de Pedagogia, sendo duas por região, considerando o critério de antiguidade do curso (data de funcionamento). O desenvolvimento da pesquisa prevê a análise de documentos que normatizam os cursos de Pedagogia (legislação, projetos pedagógicos e currículos) e questionários online com os coordenadores dos cursos de Pedagogia selecionados. A importância dessa proposta investigativa refere-se ao seu potencial para contribuir com sugestões, diretrizes e orientações para a formação inicial de pedagogos, a fim de subsidiar o desenvolvimento de projetos pedagógicos formativos adequados às necessidades práticas da profissão e da formação em/para os direitos humanos.
    Período: 2016 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Programa Ciência Sem Fronteiras: uma análise da parceria entre Brasil e Canadá na internacionalização da educação superior
    OBJETIVO GERAL - Investigar os processos de governança e implementação do Programa Ciência Sem Fronteiras no Brasil e no Canadá e as redes de relações, pesquisas e aprendizagens criadas a partir das parcerias educacionais estabelecidas entre os dois países. OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Analisar as concepções de governança educacional e internacionalização da educação superior que permearam o processo de construção e implementação do Programa Ciência sem Fronteiras. - Identificar a percepção de atores envolvidos com a governança e implementação da política de internacionalização do Programa Ciência sem Fronteiras no Brasil e no Canadá. - Investigar o perfil acadêmico e social de estudantes beneficiados pela política e as redes de relações, aprendizagens e pesquisas criadas por meio de sua experiência em uma universidade canadense. - Identificar os conhecimentos e os valores priorizados nas parcerias de internacionalização entre instituições de educação superior brasileiras e canadenses. - Analisar o impacto das experiências e aprendizagens adquiridas na instituição de origem dos beneficiários, no Brasil. - Identificar o papel assumido pelas línguas inglesas e portuguesas nas relações acadêmicas estabelecidas entre os dois países. - Propor alternativas para aperfeiçoamento da política e das parcerias estabelecidas entre Brasil e Canadá..
    Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • GERAÇÃO SEM FRONTEIRAS: EXPERIÊNCIAS DE INTERCÂMBIO INTERNACIONAL DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS
    A presente projeto foi aprovado no Edital Edital CNPq 43/2013 Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas (processo n. 409049/2013-1). RESUMO: As possibilidades para realização de intercâmbio internacional durante a graduação ainda são restritas e as dificuldades citadas estão geralmente relacionadas a aspectos de ordem financeira. Mas apesar das limitações e barreiras, mais de 60.000 estudantes de graduação, das áreas consideradas prioritárias para o desenvolvimento econômico do Brasil, foram contemplados com bolsas de estudo do programa Ciências Sem Fronteiras desde o ano de 2011. Julgamos necessário conhecer mais a fundo as experiências interculturais dos estudantes assim como os conhecimentos adquiridos durante a estadia no exterior. Alguns impactos (positivos ou negativos) da experiência de intercâmbio nem sempre são percebidos de forma imediata. No entanto, a mudança de um lugar para outro promove um processo de revisão da própria trajetória bem como da relação construída com o país de origem. Na medida em que os estudantes são convocados a se posicionar sobre questões políticas ou outros aspectos relacionados ao país em que vivem ? seja em sala de aula ou em outros espaços durante a estadia no exterior ?, são colocados em situações que os levam a conhecer melhor o próprio país e a refletir, por exemplo, sobre o que significa ?ser brasileiro? no exterior. A pesquisa consistirá na aplicação de um questionário online. O projeto está organizado em torno de três eixos: 1) Experiências de estudantes oriundos de universidades localizadas na região Centro-Oeste; 2) Experiências de estudantes brasileiros que se deslocaram para países que integram os BRICS; 3) Experiências de intercâmbio estudantil na Alemanha.
    Período: 2014 - 2016 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO E CIDADANIA: O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DAS DIRETRIZES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA
    O presente projeto tem como tema central o processo de implementação das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos (Resolução CNE Nº 1, de 30 de maio de 2012) nas universidades brasileiras. No contexto deste estudo, compreende-se a educação em direitos humanos como um dos eixos fundamentais do direito à educação que refere-se ao uso de concepções e práticas educativas fundadas nos direitos humanos e em seus processos de promoção, proteção, defesa e aplicação na vida cotidiana e cidadã de sujeitos de direitos e de responsabilidades individuais e coletivas (Resolução CNE Nº 1∕2012).
    Período: 2013 - 2015 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Educação em Direitos Humanos na Universidade de Brasília
    Pesquisa sobre a inserção dos temas Direitos Humanos e Educação em Direitos Humanos nos cursos de graduação presencial da UnB. Atividade de pesquisa vinculada ao processo de elaboração do plano para implementação das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos na instituição.
    Período: 2014 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Portal Ensino Médio EMdiálogo: Articulando rede de universidades com o Ensino Médio Inovador ? Distrito Federal
    Ao fomentar o diálogo entre estudantes, professoras/es e pesquisadoras/es da juventude, bem como ao ampliar a produção do conhecimento sobre os jovens e a relação com a escola, o projeto visa ampliar e potencializar as ações desenvolvidas pelo projeto ?Diálogos com o Ensino Médio? por meio do Portal EMdiálogo. Articulando-se em torno das temáticas da juventude e da escola de ensino médio, o projeto pretende que sua atuação articuladora represente uma ponte entre a universidade e as escolas de públicas de Ensino Médio, notadamente aquelas que se associaram à política pública do Programa Ensino Médio Inovador.
    Período: 2013 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • A universidade e as projeções de concepções/representações de deficiência vivenciadas por alunos com necessidades educacionais especial na Universidade Federal de Santa Maria-UFSM
    Este projeto objetiva conhecer as representações e concepções que orientam o olhar dos alunos com necessidades educacionais especiais que frequentam os cursos de licenciatura da UFSM e as relações dessas representações como processo de inclusão desses na universidade.
    Período: 2006 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • A Contribuição dos Recursos Lúdicos nos vários contextos Educacionais
    O curso propõe estudar a contribuição dos recursos lúdicos como facilitadores da intervenção pedagógica nos diversos contextos educativos, escolares e não escolares, em especial o contexto hospitalar. Está estruturado para desenvolver-se em 80 horas, sendo 40 horas de atividades de estudo desenvolvidas com apoio do ambiente FEVIRTUAL e 40 horas de realização de oficinas de construção de recursos lúdicos, todas elas articuladas para potencializar a formação pretendida pelo curso. O curso tem como público professores de sala de aula comum da educação básica, professores das salas de recursos multifuncionais e acadêmicos da graduação e pós-graduação da UnB.
    Período: 2012 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • Curso Diálogos da Escola com a Juventude
    O presente projeto de extensão tem como objetivo promover um espaço de formação continuada de profissionais da educação que atuam nas escolas públicas de ensino médio do Distrito Federal que aderiram ao Programa Ensino Médio Inovador, socializando as experiências inovadoras desenvolvidas pelas escolas, utilizando como ferramenta de divulgação o Portal EMdiálogo - http://www.EMdiálogo.uff.br/.
    Período: 2012 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • A classe hospitalar como instrumento de participação política na construção coletiva da Associação de Pais e Pacientes da Hemato-Oncologia
    Este projeto surge da necessidade social de instituir as bases de uma Associação de Pais e Pacientes do Setor de Hemato-Oncologia do Hospital Universitário de Santa Maria ? HUSM. O objetivo geral dessa proposta consiste em investigar a classe hospitalar na sua dimensão sócio-política como promotora da educação para a cidadania. Esta proposta de trabalho, segue os preceitos metodológicos da pesquisa-ação, utilizando como instrumentos seminários temáticos e diário de campo. Como resultados, pode ser elencado o aumento significativo da participação de familiares e acompanhantes na organização e gestão da Associação. Traçando um perfil dos participantes, pode-se destacar que 100% são provenientes do Estado do Rio Grande do Sul e 75% oriundos da zona urbana de diferentes cidades deste Estado. No que tange ao grau de instrução, 60% dos participantes possuem Ensino Fundamental Incompleto e 45% já participaram de alguma associação. Destaca-se que 85% dos participantes possuem mais de um ano de vinculação com o HUSM, em função do tratamento de saúde de seus filhos, o que leva a concluir a real necessidade dessa comunidade articular alternativas para a garantia de seus direitos constitucionais no que tange à saúde e à educação.
    Período: 2006 - 2006 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Educação e desenvolvimento organizacional: considerações acerca da prática educativa em classe hospitalar
    O presente projeto pretendeu discutir acerca do desenvolvimento organizacional da classe hospitalar do Hospital Universitário de Santa Maria, procurando lançar diretrizes para a reflexãoo sobre seu processo de gestão educacional, tendo em vista o aprimoramento desta modalidade de atendimento da Educação Especial.
    Período: 2005 - 2006 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Classe Hospitalar: Locus para a Estimular da Inteligência Lingüística
    Com este projeto atuei no Programa de Licenciatura - PROLICEN/2005
    Período: 2005 - 2005 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Inteligências Múltiplas: desenvolvendo potencialidades em Classe Hospitalar
    Desenvolver as potencialidades dos pacientes-alunos em ambiente hospitalar, desenvolvendo outras inteligências além da lingüística e lógico-matemáticas. Neste intento, busca ser um elo entre a instituição de ensino regular e o educando que se encontra temporariamente afastado desta.
    Período: 2003 - 2004 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • A utilização de livros infantis como proposta de educação inclusiva: inter-relação entre ludicidade, fantasia e cognição; aspectos a serem investigados
    Diante do contexto atual, torna-se relevante a efetivação de uma mudança no sistema educacional que vise estimular os educadores, no sentido de promover inovações metodológicas basiladas na valorização do aspecto humano, estruturando uma sociedade inclusiva. Neste sentido é que propomos um trabalho sustentado na utilização da literatura infantil, estabelecendo uma relação entre a prática literária, a ludicidade e a construção do conhecimento.
    Período: 2002 - 2003 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Brinquedoteca Hospitalar: uma alternativa de atenção à criança
    Proporcionar vivências ludicas e desafiadoras as crianças internadas no Setor de Pediatria do HUSM/UFSM. Bolsista PROLICEN durante o ano de 2002.
    Período: 2001 - 2002 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • AIA - Informática Educativa em um ambiente informatizado de aprendizagem
    Criação de ambientes informatizados que oportunizam a todos, iguais condições de aprendizagem, considerando a diversidade humana.
    Período: 2002 - 2002 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO

Áreas de Atuação

  • Ciências Humanas :: Educação :: Educação em direitos humanos ::
  • Ciências Humanas :: Educação :: Educação Especial ::
  • Ciências Humanas :: Educação :: Políticas Públicas e Gestão da Educação ::

Idiomas

  • Espanhol: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
  • Francês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: RAZOAVELMENTE
  • Inglês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: BEM, Compreende: BEM
  • Português: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM

Banca Julgadora

Tipo de ProduçãoAnterior2016Total
Banca Julgadora para Professor Titular101
Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização22022
Participação em Banca de Doutorado314
Participação em Banca de Exame de Qualificação8311
Participação em Banca de Graduação28028
Participação em Banca de Mestrado257
Total64973

Eventos

Tipo de ProduçãoAnterior2016Total
Participação em Congresso17118
Participação em Encontro10010
Participação em Oficina303
Participação em Seminário30030
Participação em Simpósio404
Total64165

Orientação

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Outras Orientações Concluídas2323
Total2323

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnterior2016Total
Apresentação de Trabalho88391
Artigo Publicado11213
Capitulo de Livro Publicado314
Curso de Curta Duração Ministrado202
Demais Trabalhos909
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional202
Livro Publicado ou Organizado202
Organização de Evento17219
Outras Bancas Julgadoras112
Outras Participações em Eventos e Congressos37138
Outras Produções Bibliográfica101
Programa de Rádio ou TV101
Texto em Jornal ou Revista303
Trabalho em Eventos87491
Total26414278

Produção Técnica

Tipo de ProduçãoAnterior2016Total
Produto Tecnologico707
Trabalho Técnico23225
Total30232