Isabela Parente Quadrelli

CitaçõesMACEDO, I. S. P.;PARENTE, I. Q.;PARENTE, ISABELA
Curso/ProgramaPsicologia
TitulaçãoMestrado
ÁreaCiências Humanas :: Psicologia

Formação

  • Mestrado - Periodo: 2014 a 2016 - Psicologia
    Universidade Católica de Brasília
  • Especialização - Periodo: 2004 a 2006 - Psicologia Comportamental
    Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento
  • Especialização - Periodo: 2009 a 2010 - Desenvolvimento Gerencial
    Universidade Católica de Brasília
  • Graduação - Periodo: 2001 a 2006 - Psicologia
    Universidade Católica de Brasília

Atuação Profissional

  • CTIS Tecnologia - Matriz- / Periodo: 2008 a 2011
  • Hospital Anchieta Ltda- / Periodo: 2011 a 2013
  • Instituto Anchieta de Ensino e Pesquisa- / Periodo: 2011 a 2013
  • SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL- / Periodo: 2013 a 2015
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2015 a atual

Linha de Pesquisa

  • Religiosidade e Saúde Mental

Projetos de Pesquisa

  • Avaliação do repertório de leitura e intervenção com novas tecnologias de ensino com adultos não alfabetizados
    Apesar dos índices de analfabetismo no país terem diminuído progressivamente nas últimas décadas, dados recentes evidenciam que este é de 10% entre pessoas acima dos 15 anos de idade e chega a 49% entre pessoas acima dos 60 anos. Percebe-se também, nas últimas décadas, um incremento das políticas públicas voltadas para a alfabetização de jovens e adultos. Embora bons resultados na erradicação da alfabetização extrapolem a escolha por um método, a implementação de políticas públicas para este fim envolve, em grande parte, a escolha por uma estratégia metodológica de ensino de leitura e escrita. A presente pesquisa tem por objetivo investigar a eficácia de um método de alfabetização de base analítico comportamental, baseado no paradigma de equivalência de estímulos, no ensino de leitura e escrita para adultos e idosos não alfabetizados. Pesquisas anteriores em Análise do Comportamento têm evidências robustas da eficácia desta metodologia no ensino de leitura e escrita para crianças, todavia a avaliação desta metodologia com adultos e, em especial idosos, é ainda incipiente. Para este fim, adultos e idosos, autodeclarados não-alfabetizados, serão inicialmente submetidos a: 1) Avaliação diagnóstica do repertório de leitura e escrita e 2) Avaliação de rastreamento neuropsicológico. Os participantes que não apresentarem comprometimentos de natureza neuropsicológica serão então expostos a um de três programas de ensino com uso de novas tecnologias, a depender dos resultados da avaliação (diagnóstico) inicial: programa informatizado de ensino de leitura com palavras com sílabas simples; programa informatizado de ensino de leitura com palavras com dificuldades da língua ou programa de leitura monitorada de livros
    Período: 2015 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • "Vai ter coragem?"Uma descrição fenomenológica da relação entre maternidade e trabalho
    A presente pesquisa teve como objetivo descrever fenomenologicamente a experiência da maternidade aliada ao trabalho. Para tanto, foi estruturado um grupo focal que permitisse um espaço de fala e reflexão de cinco mulheres, mães, esposas e trabalhadoras (remuneradas). A experiência compartilhada das mães trabalhadoras revelou que o exercício profissional é uma grande fonte de satisfação, não tendo sofrido prejuízos com a chegada dos filhos, muito embora as condições de trabalho não sejam efetivamente acolhedoras da mulher mãe e trabalhadora desde o momento da gestação, ou até mesmo, antes dela. As tarefas domésticas apresentaram-se como uma grande fonte de cansaço e sobrecarga de atividades, muitas vezes impedindo o contato com os filhos e o esposo. A própria conjugalidade evidenciou-se como fortemente prejudicada com a chegada dos filhos, uma vez que as mulheres dedicam a maior parte do tempo fora do trabalho para os filhos e as tarefas domésticas. A experiência da maternidade trabalhadora é vivida de modo paradoxal, já que as mulheres gostam de trabalhar e gostam de ser mães, mas vivem em uma cultura que ainda entende como prioridade para as mulheres o espaço privado e doméstico. Sendo assim, a maternidade aliada ao trabalho é experimentada como desafiadora, difícil e pesada, requerendo das mulheres, mães, esposas e trabalhadoras coragem para enfrentar as exigências de atividades do dia-a-dia, bem como de uma cultura que não valida efetivamente as mulheres em outras funções para além da maternidade.
    Período: 2014 - 2016 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • RELIGIOSIDADE DE IMIGRANTES: SAÚDE OU SINTOMA?
    Investigar como os profissionais de saúde mental que atuam na rede de serviços de saúde mental e nos serviços de atendimento ao imigrante, no Brasil e em Portugal, percebem e lidam com a religiosidade dos pacientes imigrantes e suas possíveis relações com a saúde mental.
    Período: 2015 - 2015 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • RELIGIOSIDADE & SAÚDE MENTAL NO CONTEXTOS DA ATENÇÃO PSICOSSOCIAL:
    Investigar como os profissionais de saúde mental que atuam nos CAPS do DF percebem e lidam com a religiosidade dos usuários e suas possíveis relações com a saúde mental, identificando o que consideram boas ou más práticas neste contexto bem como o papel de sua formação para lidar com o tema.
    Período: 2015 - 2015 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • RELIGIOSIDADE / ESPIRITUALIDADE E SAÚDE NO CONTEXTO HOSPITALAR
    Realizar uma investigação empírica, junto a profissionais de saúde, atuantes em unidades de internação hospitalar, em três Distrito Federal e Tocantins.
    Período: 2013 - 2015 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

Áreas de Atuação

  • Ciências Humanas :: Psicologia :: ::

Idiomas

  • Espanhol: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: POUCO, Compreende: POUCO
  • Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM

Banca Julgadora

Tipo de Produção2017201820192021Total
Participação em Banca de Graduação11518
Total11518

Eventos

Tipo de ProduçãoAnterior20162017201820192021Total
Participação em Congresso2010115
Participação em Encontro6100018
Participação em Oficina6000017
Participação em Seminário4001005
Participação em Simpósio2000002
Total201111327

Orientação

Tipo de ProduçãoAnterior20162017201820192021Total
Outras Orientações Concluídas15536121
Total15536121

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnterior2017201820192021Total
Apresentação de Trabalho2552115
Artigo Publicado100001
Organização de Evento010001
Outras Participações em Eventos e Congressos100012
Outras Produções Bibliográfica100001
Total5652220