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Isabela Parente Quadrelli
Citações | MACEDO, I. S. P.;PARENTE, I. Q.;PARENTE, ISABELA |
Curso/Programa | Psicologia |
Titulação | Mestrado |
Área | Ciências Humanas :: Psicologia |
Formação
- Mestrado - Periodo: 2014 a 2016 - Psicologia
Universidade Católica de Brasília - Especialização - Periodo: 2004 a 2006 - Psicologia Comportamental
Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento - Especialização - Periodo: 2009 a 2010 - Desenvolvimento Gerencial
Universidade Católica de Brasília - Graduação - Periodo: 2001 a 2006 - Psicologia
Universidade Católica de Brasília
Atuação Profissional
- CTIS Tecnologia - Matriz- / Periodo: 2008 a 2011
- Hospital Anchieta Ltda- / Periodo: 2011 a 2013
- Instituto Anchieta de Ensino e Pesquisa- / Periodo: 2011 a 2013
- SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL- / Periodo: 2013 a 2015
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2015 a atual
Linha de Pesquisa
- Religiosidade e Saúde Mental
Projetos de Pesquisa
- Avaliação do repertório de leitura e intervenção com novas tecnologias de ensino com adultos não alfabetizados
Apesar dos índices de analfabetismo no país terem diminuído progressivamente nas últimas décadas, dados recentes evidenciam que este é de 10% entre pessoas acima dos 15 anos de idade e chega a 49% entre pessoas acima dos 60 anos. Percebe-se também, nas últimas décadas, um incremento das políticas públicas voltadas para a alfabetização de jovens e adultos. Embora bons resultados na erradicação da alfabetização extrapolem a escolha por um método, a implementação de políticas públicas para este fim envolve, em grande parte, a escolha por uma estratégia metodológica de ensino de leitura e escrita. A presente pesquisa tem por objetivo investigar a eficácia de um método de alfabetização de base analítico comportamental, baseado no paradigma de equivalência de estímulos, no ensino de leitura e escrita para adultos e idosos não alfabetizados. Pesquisas anteriores em Análise do Comportamento têm evidências robustas da eficácia desta metodologia no ensino de leitura e escrita para crianças, todavia a avaliação desta metodologia com adultos e, em especial idosos, é ainda incipiente. Para este fim, adultos e idosos, autodeclarados não-alfabetizados, serão inicialmente submetidos a: 1) Avaliação diagnóstica do repertório de leitura e escrita e 2) Avaliação de rastreamento neuropsicológico. Os participantes que não apresentarem comprometimentos de natureza neuropsicológica serão então expostos a um de três programas de ensino com uso de novas tecnologias, a depender dos resultados da avaliação (diagnóstico) inicial: programa informatizado de ensino de leitura com palavras com sílabas simples; programa informatizado de ensino de leitura com palavras com dificuldades da língua ou programa de leitura monitorada de livros
Período: 2015 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - "Vai ter coragem?"Uma descrição fenomenológica da relação entre maternidade e trabalho
A presente pesquisa teve como objetivo descrever fenomenologicamente a experiência da maternidade aliada ao trabalho. Para tanto, foi estruturado um grupo focal que permitisse um espaço de fala e reflexão de cinco mulheres, mães, esposas e trabalhadoras (remuneradas). A experiência compartilhada das mães trabalhadoras revelou que o exercício profissional é uma grande fonte de satisfação, não tendo sofrido prejuízos com a chegada dos filhos, muito embora as condições de trabalho não sejam efetivamente acolhedoras da mulher mãe e trabalhadora desde o momento da gestação, ou até mesmo, antes dela. As tarefas domésticas apresentaram-se como uma grande fonte de cansaço e sobrecarga de atividades, muitas vezes impedindo o contato com os filhos e o esposo. A própria conjugalidade evidenciou-se como fortemente prejudicada com a chegada dos filhos, uma vez que as mulheres dedicam a maior parte do tempo fora do trabalho para os filhos e as tarefas domésticas. A experiência da maternidade trabalhadora é vivida de modo paradoxal, já que as mulheres gostam de trabalhar e gostam de ser mães, mas vivem em uma cultura que ainda entende como prioridade para as mulheres o espaço privado e doméstico. Sendo assim, a maternidade aliada ao trabalho é experimentada como desafiadora, difícil e pesada, requerendo das mulheres, mães, esposas e trabalhadoras coragem para enfrentar as exigências de atividades do dia-a-dia, bem como de uma cultura que não valida efetivamente as mulheres em outras funções para além da maternidade.
Período: 2014 - 2016 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - RELIGIOSIDADE DE IMIGRANTES: SAÚDE OU SINTOMA?
Investigar como os profissionais de saúde mental que atuam na rede de serviços de saúde mental e nos serviços de atendimento ao imigrante, no Brasil e em Portugal, percebem e lidam com a religiosidade dos pacientes imigrantes e suas possíveis relações com a saúde mental.
Período: 2015 - 2015 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - RELIGIOSIDADE & SAÚDE MENTAL NO CONTEXTOS DA ATENÇÃO PSICOSSOCIAL:
Investigar como os profissionais de saúde mental que atuam nos CAPS do DF percebem e lidam com a religiosidade dos usuários e suas possíveis relações com a saúde mental, identificando o que consideram boas ou más práticas neste contexto bem como o papel de sua formação para lidar com o tema.
Período: 2015 - 2015 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - RELIGIOSIDADE / ESPIRITUALIDADE E SAÚDE NO CONTEXTO HOSPITALAR
Realizar uma investigação empírica, junto a profissionais de saúde, atuantes em unidades de internação hospitalar, em três Distrito Federal e Tocantins.
Período: 2013 - 2015 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
- Ciências Humanas :: Psicologia :: ::
Idiomas
- Espanhol: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: POUCO, Compreende: POUCO
- Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção | 2017 | 2018 | 2019 | 2021 | Total |
---|---|---|---|---|---|
Participação em Banca de Graduação | 1 | 1 | 5 | 1 | 8 |
Total | 1 | 1 | 5 | 1 | 8 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | 2017 | 2018 | 2019 | 2021 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|
Participação em Congresso | 2 | 1 | 0 | 1 | 1 | 5 |
Participação em Encontro | 7 | 0 | 0 | 0 | 1 | 8 |
Participação em Oficina | 6 | 0 | 0 | 0 | 1 | 7 |
Participação em Seminário | 4 | 0 | 1 | 0 | 0 | 5 |
Participação em Simpósio | 2 | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 |
Total | 21 | 1 | 1 | 1 | 3 | 27 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | 2017 | 2018 | 2019 | 2021 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|
Outras Orientações Concluídas | 6 | 5 | 3 | 6 | 1 | 21 |
Total | 6 | 5 | 3 | 6 | 1 | 21 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | 2017 | 2018 | 2019 | 2021 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 2 | 5 | 5 | 2 | 1 | 15 |
Artigo Publicado | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Organização de Evento | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 1 | 0 | 0 | 0 | 1 | 2 |
Outras Produções Bibliográfica | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Total | 5 | 6 | 5 | 2 | 2 | 20 |