Fabricio Falconi Costa

CitaçõesCOSTA, Fabricio Falconi;Costa, F. F.;Costa, F F;Costa, Fabrício F;Costa, Fabricio F;Fabricio Costa;COSTA, FABRÍCIO F.;COSTA, FABRICIO F.;Fabricio F Costa;Falconi F.C.;FALCONI, F.C.;COSTA, FABRÍCIO FALCONI;COSTA, FABRICIO;F. COSTA, FABRICIO;COSTA, F.;Costa FF
Curso/ProgramaCiências Genômicas e Biotecnologia - Stricto Sensu
TitulaçãoPós-Doutorado
ÁreaCiências Biológicas :: Genética

Formação

  • Pós-Doutorado - Periodo: 2007 a 2010 - Northwestern University
  • Pós-Doutorado - Periodo: 2004 a 2006 - Harvard University
  • Doutorado - Periodo: 2000 a 2004 - Ciencias
    Fundação Antônio Prudente
  • Especialização - Periodo: 2005 a 2007 - Post-Doc em Molecular Genetics
    Harvard University
  • Aperfeiçoamento - Periodo: 2013 a 2016 - MBA in Healthcare and Entrepreneurship
    Start Up Health Academy
  • Graduação - Periodo: 1996 a 2000 - Ciências Biológicas
    Universidade Federal de Minas Gerais

Atuação Profissional

  • American Association for the Advancement of Science- / Periodo: 2017 a atual
  • Association of University Technology Managers- / Periodo: 2016 a atual
  • Cancer Research UK- / Periodo: 2009 a atual
  • EQUIPEX- / Periodo: 2012 a atual
  • Fondecyt- / Periodo: 2011 a atual
  • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo- / Periodo: 2010 a atual
  • Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal- / Periodo: 2015 a atual
  • Harvard University- / Periodo: 2004 a 2006
  • International Association of Innovation Professionals- / Periodo: 2017 a atual
  • International Technology Transfer Network- / Periodo: 2016 a atual
  • National Institute of Health- / Periodo: 2010 a atual
  • Netherlands Organization for Scientific Research- / Periodo: 2014 a atual
  • Northwestern University- / Periodo: 2006 a 2014
  • Ricerca- / Periodo: 2010 a atual
  • The National Science Foundation- / Periodo: 2007 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2017 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2016 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2015 a atual
  • University of Chicago- / Periodo: 2018 a atual
  • Welcome Trust- / Periodo: 2008 a atual

Linha de Pesquisa

  • Coordenar o Escritorio de PI, TTO e StartUp Accelerator

Projetos de Pesquisa

  • Estudo do potencial terapêutico de peptídeos antitumorais em câncer de mama através de análises de transcriptoma e ensaios funcionais.
    Nas últimas décadas, embora tenham ocorrido avanços no tratamento contra o câncer, essa continua sendo uma das principais causas de morte ao redor do mundo. Câncer é um termo que designa mais de 100 tipos diferentes de doenças, sendo os mais comuns o de pulmão, de colorretal, de pele e de mama. As terapias convencionais incluem cirurgia, radioterapia e quimioterapia. No entanto, essas modalidades de tratamento são nocivas às células saudáveis, causando efeitos colaterais indesejáveis. Portanto, novos tratamentos mais eficazes e menos nocivos aos pacientes precisam ser desenvolvidos. Assim, os peptídeos com um potencial antitumoral são as moléculas mais promissoras para serem usadas no combate aos diferentes tipos de câncer, pois atuam de modo específico nos seus alvos como, por exemplo, a membrana plasmática das células cancerígenas, devido a interações eletrostáticas. Eles também podem alterar o padrão de expressão gênica das células malignas. Deste modo, o estudo do transcriptoma de linhagens expostas aos peptídeos com potencial atividade antitumoral poderá identificar genes e/ou redes desses que são fundamentais para o surgimento, manutenção, proliferação e invasão de outros tecidos pelo câncer. Uma ferramenta para avaliar o transcriptoma, conjunto total de RNAs das células tumorais é o RNA-seq, tecnologia que surgiu com os sequenciadores de última geração. Com essa técnica é possível avaliar todos os transcritos de uma célula, tecido ou organismo. O presente trabalho se propõe a avaliar o transcriptoma de linhagens de tumor de mama após a exposição a peptídeos que apresentem alguma atividade, seja ela anti-proliferativa ou inibitória. Os dados obtidos aqui serão de grande valia para uma melhor compreensão de como vias metabólicas, genes ou mesmo RNA não-codificantes podem estar diretamente relacionados com o desenvolvimento dessas neoplasias.
    Período: 2017 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Sequenciamento do genoma completo e análise filogenética do Zika virus no Distrito Federal, Mato Grosso e Tocantins, estados do Brasil.
    Zika virus é um Flavivírus emergente transmitido por mosquitos do gênero Aedes, primeiramente isolado em 1947 de macacos sentinelas na floresta de Zika na África. Os primeiros casos de infecção em seres humanos ocorreram também na África com sintomas brandos e autolimitados, o vírus foi se espalhado para outros continentes até ser relacionado com síndromes neurológicas e congênitas causando grande preocupação principalmente na América do Sul. O sequenciamento de genomas de microrganismos emergiu como uma ferramenta crucial de respostas em tempo real a surtos de doenças infecciosas e tem ajudado a entender a filogenia, origem e delinear a propagação do Zika virus. Este trabalho tem como objetivo obter a sequência completa do Zika virus circulante no Distrito Federal, Mato Grosso e Tocantins e realizar sua filogenia a fim de compreender melhor a propagação e origem do vírus nesses estados e consequentemente no Brasil.
    Período: 2016 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Avaliação clínico-epidemiológica e genética de uma família acometida por Transtorno Obsessivo Compulsivo.
    O transtorno obsessivo-compulsivo é comum, crônico, e muitas vezes uma incapacitante condição psiquiátrica. A doença afeta aproximadamente 2% da população e está associado com grande incapacidade pessoal, social e laboral. Vários estudos têm demonstrado que a etiologia do TOC tem um componente genético com um Coeficiente de Herdabilidade que variam entre 27% e 65% dependendo da população. Dos genes mais associados com a doença, estão particularmente relacionados polimorfismos ligados com a expressão de serotonina, especificamente o 5-HTTLPR (codificado como tri-alélico) e HTR2A (rs6311 / rs6313) mas somente no sexo masculino, e polimorfismos envolvidos na modulação de catecolaminas (COMT, rs4680). Neste estudo, nos propusemos a estudar os núcleos familiares de dez irmãos filhos do mesmo pai e da mesma mãe onde a prevalência e penetrância de TOC é maior do que na população em geral. Um trio inicial composto por 3 indivíduos, um casal e uma filha, em que temos 2 membros já devidamente diagnosticados com a doença: pai (um dos dez irmãos) e filha (com sintomas desde a infância) realizaram uma análise de sequenciamento de Exoma. Na sequência da análise dos exomas deste trio, seguiremos o estudo genético dos demais irmãos, cônjuges e filhos por sequenciamento de DNA. A hipótese estudada é a relação genética da maior prevalência de TOC nesta família com os marcadores mais comuns identificados para a doença: 5-HTTLPR, HTR2A (rs6311 / rs6313) e COMT (rs4680) e eventuais novos achados resultantes do sequenciamento dos exomas. Os indivíduos já foram avaliados por intermédio de questionários validados para a população brasileira, bem como uma entrevista estruturada, seguida de coleta de amostra biológica (sangue). A avaliação dos resultados demográficos e clínicos que se obteve nos permitiu avaliar se de fato há uma prevalência aumentada de TOC nesta amostra (30%) quando comparada a população em geral. Considerando ser uma família de alta escolaridade, temos uma maior garantia em relação a confiabilidade nos dados de preenchimento voluntário. As associações entre variáveis de interesse com a significância estatística descritas nos resultados, nos permitem dizer que há uma congruência entre os achados nessa amostra e os relatos da literatura atual no que tange a fatores de risco e comorbidades relacionadas ao TOC. Há uma perspectiva de serem encontradas alterações genéticas ?de novo? nesta família, se considerarmos que a amostra apresenta uma redução de heterogeneidade. Ao utilizarmos as avaliações de exoma no trio afetado inicial e uma ampliação da análise no restante dos familiares permitirá a junção das duas abordagens, facilitando tanto a correlação dos achados com a literatura atual, assim como um eventual novo achado em relação aos padrões genéticos dos TOC. Ate o presente momento, não ha estudos relacionando TOC com histórico familial e variantes genéticas com uma elevada penetrância.
    Período: 2016 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA

Áreas de Atuação

  • Ciências Biológicas :: Biologia Geral :: BIOLOGIA GERAL ::
  • Ciências Biológicas :: Bioquímica :: Biologia Molecular do Câncer ::
  • Ciências Biológicas :: Genética :: Epigenetica ::
  • Ciências Biológicas :: Genética :: Genética Humana e Médica ::
  • Ciências Biológicas :: Genética :: Genomica ::
  • Ciências Socias Aplicadas :: Economia :: Empreendorismo ::

Idiomas

  • Espanhol: Lê: POUCO, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: POUCO
  • Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM

Eventos

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Participação em Congresso11
Total11

Prêmios

Tipo de ProduçãoAnterior2016Total
Prêmios516
Total516

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnterior20162017Total
Artigo Aceito para Publicação3137
Artigo Publicado512558
Livro Publicado ou Organizado2002
Outras Produções Bibliográfica3003
Texto em Jornal ou Revista2103
Total614873

Produção Técnica

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Mídia Social, Website ou Blog33
Patente11
Total44