Daniele Machado da Silveira Pedrosa

CitaçõesSILVEIRA-PEDROSA, D. M.;PEDROSA, DANIELE MACHADO DA SILVEIRA
Curso/ProgramaOdontologia
TitulaçãoMestrado
ÁreaCiências da Saúde :: Odontologia

Formação

  • Mestrado - Periodo: 2011 a 2013 - Ciências da Saúde
    Universidade de Brasília
  • Especialização - Periodo: 2005 a 2007 - Prótese Dentária
    Escola de Aperfeiçoamento Profissional da ABO-DF
  • Aperfeiçoamento - Periodo: 2004 a 2004 - Dentística e Periodontia
    Associação Brasileira de Ensino Odontológico
  • Aperfeiçoamento - Periodo: 2003 a 2004 - Oclusão
    Associação Brasileira de Ensino Odontológico
  • Aperfeiçoamento - Periodo: 2007 a 2008 - Prótese sobre implante
    Escola de Aperfeiçoamento Profissional da ABO-DF
  • Aperfeiçoamento - Periodo: 2005 a 2005 - Prótese Dentária
    Associação Brasileira de Ensino Odontológico
  • Graduação - Periodo: 1999 a 2004 - Odontologia
    Universidade Católica de Brasília

Atuação Profissional

  • Hospital das Forças Armadas de Brasília- / Periodo: 2014 a 2016
  • OSCIP- Turma do Bem- / Periodo: 2016 a atual
  • SPECIAL - Saúde bucal nos ciclos da vida- / Periodo: 2019 a atual
  • Tempus- / Periodo: 2017 a 2018
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2016 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2015 a 2015
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2008 a 2008
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2013 a 2014
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2011 a 2013
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2007 a 2009

Linha de Pesquisa

  • Metodologias Ativas
  • Próteses Parciais Removíveis
  • Reabilitação Oral para Pacientes com Deficiências e Grupos Especiais
  • Retenção Intrarradicular

Projetos de Pesquisa

  • rojeto Educacional de Formação Profissional de Ação Contínua - Clínica de Odontologia para Pacientes com deficiência e grupos especiais (COPE - Clínica de Odontologia para Pacientes Especiais)
    O Projeto Educacional de Formação de Ação Contínua intitulado Clínica de Odontologia para Pacientes com deficiência e grupos especiais (Clínica de Odontologia para Pacientes Especiais) faz parte do projeto pedagógico do curso de Odontologia da Universidade Católica de Brasília (UCB). Consiste na realização de estratégias inovadoras de ensino e atividades práticas direcionadas para a promoção de saúde bucal de pacientes especiais (pessoas com deficiência e grupos especiais), alta complexidade sistêmica e idosos, em geral. Associação do ensino de graduação em Odontologia à prestação de serviços em saúde dignos, éticos e capacitados a esses grupos populacionais residentes no Distrito Federal (DF), entorno e cidades próximas do DF. Atendimento odontológico sem fins lucrativos, estímulo á realização de pesquisas científicas, relatos de casos clínicos, revisões bibliográficas, apresentações dos resultados em eventos científicos nacionais e internacionais e publicações de artigos científicos em revistas indexadas e especializadas. Motivação, dedicação, inclusão, empatia, humanização, interdisciplinaridade, ética, igualdade e inovação são princípios que norteiam esse projeto assistencial em saúde sem fins lucrativos. * Assistência odontológica capacitada para pessoas com deficiência, grupos especiais, alta complexidade sistêmica e idosos; Inovação nas condutas técnicas, de manejo e adaptação profissional no atendimento odontológico; * Capacitação profissional de alunos de graduação em Odontologia no atendimento a pacientes especiais * Orientações em saúde bucal a pacientes especiais e familiares ? Educação em saúde * Especialidades odontológicas envolvidas: Odontologia para Pacientes Especiais, Odontogeriatria, Estomatologia, Odontologia Social, Periodontia, Dentística, Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial, Endodontia, Prótese Dentária, Odontopediatria. * Cursos de formação da UCB envolvidos: Odontologia, Psicologia, Educação Física
    Período: 2016 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO
  • Trauma Dental - prevenção e tratamento
    O Projeto de Extensão de Ação Contínua Trauma Dental: Prevenção e Tratamento foi criado em Julho de 2011 com a finalidade de promover a saúde e o bem estar das pessoas por intermédio de ações de prevenção e tratamento frente ao problema do trauma dental. Aprovado pela Câmara de Extensão, realizou a primeira edição de Julho a Dezembro de 2012 e a presente edição foi renovada para o período de Agosto de 2012 a Junho de 2014, conforme resolução CEX n0 01/2007.
    Período: 2012 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • RESISTÊNCIA DE UNIÃO AO CISALHAMENTO DE DIFERENTES TIPOS DE PINOS DE FIBRA DE VIDRO CIMENTADOS EM RAÍZES FRAGILIZADAS
    Reabilitar dentes fragilizados com acentuada perda estrutural, tratados endodonticamente, constitui-se ainda como um desafio para o profissional, apesar do constante aprimoramento dos materiais odontológicos e das técnicas restauradoras. O objetivo do presente estudo foi avaliar, por meio do teste de micro push-out, o efeito de diferentes tipos de cimentos na resistência de união ao cisalhamento de pinos de fibra de vidro convencionais e anatômicos cimentados nos terços cervical, médio e apical do preparo protético em raízes fragilizadas. Sessenta caninos inferiores humanos, com um único canal e raízes retas, tiveram suas porções coronárias removidas obtendo raízes com tamanho de 16 mm a partir do ápice radicular. As raízes foram incluídas em cilindros de resina acrílica para facilitar a manipulação e proporcionar melhor alinhamento do canal radicular. Foi realizado o tratamento endodôntico seguido pelo preparo protético do canal utilizando brocas em baixa rotação e pontas diamantadas em alta rotação, com o objetivo de simular uma raiz fragilizada. As raízes foram divididas em 2 grandes grupos de acordo com o tipo de pino de fibra de vidro utilizado: Grupo PC, composto por pinos convencionais (n = 30) e Grupo PA, composto por pinos anatômicos (n = 30). Em seguida, os grupos foram subdivididos de acordo com o tipo de cimento, resultando em um total de 6 subgrupos: PC e RelyX ARC (PC-RXA); PC e RelyX U100 (PC-RXU); e PC e RelyX Luting 2 (PC-RXL); PA e RelyX ARC (PA-RXA); PA e RelyX U100 (PA-RXU); PA e RelyX Luting 2 (PA-RXL). Os pinos foram cimentados de acordo com as recomendações do fabricante. Após 24 horas, todas os espécimes foram seccionados transversalmente em 6 slices, com 1 mm de espessura cada, obtendo 2 slices para cada terço do preparo protético (cervical, médio e apical). Todos os slices foram submetidos ao teste de micro push-out, com velocidade de 0,5 mm/min. O tipo de falha na interface dentina/cimento foi analisado em microscópio óptico com aumento de 40x. Os dados (MPa) foram analisados por meio dos testes estatísticos ANOVA três fatores e Tukey (α = 0,05). Os resultados apresentaram diferenças estatísticas apenas entre os fatores (p < 0,05) e não na interação entre eles (p > 0,05). Os grupos PA foram os que obtiveram maiores valores de resistência de união. Entre os cimentos, o RXU foi o responsável pelos maiores valores de resistência de união, enquanto que o RXL apresentou os menores valores (p < 0,05). Já para os terços radiculares do preparo protético, a região apical apresentou significativamente os menores valores de resistência de união. O principal tipo de falha verificado foi a adesiva, seguido por falhas mistas. Pode-se concluir que o uso de pinos de fibra de vidro anatômicos aumentou a resistência de união ao cisalhamento em canais radiculares amplos independente do tipo de cimento utilizado, bem como o uso do cimento autoadesivo, RelyX U100, promoveu os maiores valores de resistência de união dos pinos de fibra de vidro.
    Período: 2011 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Retention of direct anatomic posts in different root thirds
    Objective: To assess the bond strength (BS) of direct anatomic posts (DAP) and conventional fiber posts (CFP) in the cervical, middle, and apical thirds of flared root canals cemented with RelyX ARC (RXA), RelyX U100 (RXU), and RelyX Luting 2 (RXL). Method: A total of 60 human single-rooted canine teeth were transversally sectioned 16 mm from the radicular apex, and the roots were embedded in acrylic resin blocks. After endodontic treatment, canals were flared with diamonds burs. Samples were divided into 6 groups (n=10) according to fiber post type and luting agent used: G1: DAP and RXA; G2: DAP and RXU; G3: DAP and RXL; G4: CFP and RXA; G5: CFP and RXU; G6: CFP and RXL. After cementation process, samples were stored for 24 hours (100% relative humidity; 37 degrees C). Six 1-mm-thick slices were obtained from each root sample. The push-out test was applied in all thirds of each sample (cross-head speed of 0.5 mm/min). All samples were loaded until fracture and the failure modes were evaluated with a stereomicroscope (original magnification x40). Data (MPa) were analyzed using three-way ANOVA and Tukey test. Result: The DAP posts (8.41 1.72) showed the highest BS values (p<0.05) when compared to CFP (5.05 2.08). RXU (8.32 1.90) showed higher BS values (p<0.05) than RXA (5.32 2,21) and RXL (6.58 2,57), that showed similar values (p>0.05). BS on cervical and middle thirds was statistically similar and higher (p<0.05) than apical for all groups tested. There was a predominance of adhesive failure in all groups, except G6 that had predominantly mixed failure mode. Conclusion: The use of DAP posts effectively improved fiber post retention, and RXU was the most effective luting agent, improving the retention of fiber posts to flared root canals. The apical third was the region of radicular dentin where lowest BS values was observed..
    Período: 2011 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Effect of relining procedure on bond strength of fiber posts
    Objective: To evaluate the bond strength of relined (RE) or nonrelined (NR) fiber posts to radicular dentin of flared canals using different luting agents. Method: Sixty human single-rooted canine teeth were transversally sectioned 16 mm from the radicular apex, and the roots were embedded in acrylic resin blocks. After endodontic treatment, the canals were flared with diamonds burs. Samples were divided into 6 groups (n=10) according to the relining of the fiber post with composite resin and luting agent used: group 1: RE and RelyX ARC; group 2: RE and RelyX U100; group 3: RE and RelyX Luting 2; group 4: NR and RelyX ARC; group 5: NR and RelyX U100; group 6: NR and RelyX Luting 2. After cementation process, samples were stored for 24 hours in 100% relative humidity and at 37 degrees C. Two 1-mm-thick slices of the cervical region were obtained from each root sample (n = 20 slices/group). Samples were subjected to a push-out bond strength test (cross-head speed of 0.5 mm/min). All samples were loaded until fracture and the failure modes were evaluated with a stereomicroscope at original magnification x40. The results (MPa) were submitted to a two-way ANOVA and the Tukey test. Result: The push-out bond strength values of relined fiber posts (7.11 2,54) were significantly higher (p<0.05) than the values of nonrelined fiber posts (4.05 2,31). Among tested luting agents, RelyX U100 (7,13 2,50) showed higher values (p<0.05) than RelyX ARC (4.69 2,07) and RelyX Luting 2 (4.93 3,28), that showed similar values (p>0.05). In all groups, the most frequent type of failure was adhesive. Conclusion: The relining procedure improved the retention of fiber posts, and RelyX U100 was the most effective luting agent to improve the retention of fiber posts to flared root canals.
    Período: 2011 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • First-Year Dental Students` Expectations of Teaching at a Brazilian University
    Objective: This study aimed to present the first-year dental students expectations of teaching-learning process at the University of Brasilia School of Dentistry (2011 semesters one and two), identifying preferred models of teaching and learning, and associating factors that might influence it. Method: A simple questionnaire was prepared, consisting of eleven multiple-choice questions regarding factors involved in the teaching-learning process, and it was given to 60 first-year dental students at the beginning of the semester. Students` participation was completely voluntary, and their responses were completely anonymous. Result: The results showed that 88.50% of students believe that learning responsibility depends mostly on student dedication. Other aspect evaluated was the characteristics of a good teacher and 42.30% of students answered that dedication and experience are the most important characteristics, followed by knowledge (38.50%), teaching ability (11.50%) and teacher/student relationship (7.70%). Students answered that the most effective method of teaching was audiovisual presentation (42.30%) followed by guided reading (38.50%), seminary (11.50%) and presentation without audiovisual (7.70%). Results also showed that 88.50% of students use books as main studying material followed by class notes, booklets and internet (11.50%) and they believe that case reports/practical experience reports are the most effective strategy to increase student participation (42.30%). Conclusion: It can be concluded that the first-year dental students of University of Brasilia School of Dentistry (2011 semesters one and two) have awareness of the teaching-learning process, and they believe that learning is more dependent on student dedication than professor teaching skills. On the other hand, students recognized that dedication, experience and knowledge are very important characteristics to a teacher and they showed a preference for presentations using audiovisual reso.
    Período: 2011 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Efeito da técnica de reembasamento com resina composta na retenção de pinos de fibra de vidro em canais radiculares amplos
    Introdução: O objetivo deste estudo foi avaliar a resistência de união de pinos de fibra de vidro reembasados (RFP) e não reembasados (NFP) com resina composta nos terços cervical, médio e apical de canais radiculares amplos. Material e Métodos: 20 incisivos bovinos foram seccionados transversalmente a 16 mm do ápice radicular e posteriormente incluídos em cilindros de resina acrílica. Após o tratamento endodôntico, os canais radiculares foram ampliados utilizando pontas diamantadas. Os espécimes foram divididos em 2 grupo (n=10) de acordo com o tipo de retentor utilizado: Grupo 1: RFP; Grupo 2: NFP. Seguindo, foi realizada a cimentação adesiva dos pinos e as amostras foram armazenadas por 24h a 37ºC em 100% de umidade relativa. Dois discos com 1 mm de espessura foram obtidos para cada terço radicular e o teste push-out realizado em cada amostra (velocidade de 0,5 mm/min) até o rompimento da união. Os dados (MPa) analisados por meio da análise de variância de dois fatores e teste de Tukey e os padrões de falha foram verificados por microscopia eletrônica de varredura. Resultados: RFP apresentaram significativamente os maiores valores de retenção em todos terços radiculares avaliados. Já entre os terços radiculares, o terço cervical e o médio foram estatisticamente semelhantes e o terço apical foi significativamente inferior para ambos os grupos. Todas as falhas ocorreram na interface entre cimento resinoso e a dentina radicular. Conclusões: O uso de RFP melhorou efetivamente a retenção em canais amplos. O terço apical do preparo foi a região com pior resistência de união independentemente da técnica utilizada.
    Período: 2010 - 2011 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

Áreas de Atuação

  • Ciências da Saúde :: Odontologia :: Clínica Odontológica ::
  • Ciências da Saúde :: Odontologia :: ENSINO - DOCÊNCIA - INOVAÇÕES EDUCACIONAIS ::
  • Ciências da Saúde :: Odontologia :: Materiais Odontológicos ::
  • Ciências da Saúde :: Odontologia :: Odontogeriatria ::
  • Ciências da Saúde :: Odontologia :: Odontologia para Pacientes Especiais - Pessoas com Deficiências ::
  • Ciências da Saúde :: Odontologia :: PRÓTESE DENTÁRIA ::

Idiomas

  • Inglês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: RAZOAVELMENTE

Eventos

Tipo de ProduçãoAnterior20162017Total
Participação em Congresso190423
Participação em Encontro2204
Total212427

Orientação

Tipo de ProduçãoAnterior201620172018Total
Orientações em Andamento para Graduação00134
Outras Orientações Concluídas22509
Total226313

Prêmios

Tipo de ProduçãoAnterior201620172019Total
Prêmios33219
Total33219

Produção Artistícas

Tipo de Produção2016Total
Outra Produção Artística Cultural11
Total11

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnterior2016201720182019Total
Apresentação de Trabalho8020010
Artigo Aceito para Publicação000011
Artigo Publicado311106
Curso de Curta Duração Ministrado122005
Organização de Evento6230011
Outras Bancas Julgadoras310004
Outras Participações em Eventos e Congressos210003
Texto em Jornal ou Revista001001
Trabalho em Eventos11584028
Total3412175169

Produção Técnica

Tipo de ProduçãoAnterior2017Total
Outra Produção Técnica213
Total213