Douglas Leite Piasson

CitaçõesPIASSON, D. L.
Curso/ProgramaPsicologia
TitulaçãoPós-Doutorado
ÁreaCiências Humanas :: Psicologia

Formação

  • Pós-Doutorado - Periodo: 2022 a 2023 - Universidade Católica de Brasília
  • Doutorado - Periodo: 2018 a 2021 - Psicologia
    Universidade Católica de Brasília
  • Mestrado - Periodo: 2016 a 2017 - Psicologia
    Universidade Católica de Brasília
  • Especialização - Periodo: 2014 a 2016 - Psicologia Junguiana
    Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo
  • Especialização - Periodo: 2022 a 2022 - Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico
    Faculdade Unyleya
  • Especialização - Periodo: 2022 a 2022 - Educação, Protagonismo e Propósito de Vida
    Universidade Católica de Brasília
  • Graduação - Periodo: 2011 a 2015 - Psicologia
    Universidade de Brasília
  • Graduação - Periodo: 2011 a 2016 - Bacharelado em Psicologia
    Universidade de Brasília

Atuação Profissional

  • AME - Assistência Mental- / Periodo: 2017 a 2017
  • Cadernos de Psicologia/ Psychology Notes- / Periodo: 2022 a atual
  • Centro de Atendimento e Estudos Psicológicos- / Periodo: 2014 a 2015
  • Conselho Regional de Psicologia - 1ª Região- / Periodo: 2017 a 2020
  • Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia- / Periodo: 2022 a atual
  • Hospital Universitário de Brasília- / Periodo: 2014 a 2015
  • INTERAÇÃO EM PSICOLOGIA (ONLINE)- / Periodo: 2023 a atual
  • John Templeton Foundation- / Periodo: 2022 a atual
  • MUDANCAS (IMS)- / Periodo: 2021 a atual
  • Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal- / Periodo: 2015 a 2015
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2022 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2017 a 2022
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2018 a 2020
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2016 a 2017
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2015 a 2015
  • Universidade do Distrito Federal - Professor Jorge Amaury Maia Nunes- / Periodo: 2024 a atual

Linha de Pesquisa

    Projetos de Pesquisa

    • Religiosidade e Saúde Mental em Tempos de Pandemia ? Percepção de Psicoterapeutas (RESMPAN)
      Propõe-se este projeto em continuidade a pesquisas anteriores e em andamento, coordenadas pelo(a) proponente, nas quais se investiga o modo como o psicólogo percebe e lida, em sua prática clínica, com as questões relacionadas à religião, religiosidade e espiritualidade (RE) dos usuários / pacientes em contexto hospitalar e de saúde mental. Considerando-se que, em tempos de pandemia, num país de população religiosa como é o Brasil, a RE torna-se ainda mais presente no mundo da vida dessas pessoas, podendo ser uma das formas de enfrentamento mais frequentemente empregadas para lidar com o luto, com as perdas, com o isolamento, e diversas outras limitações relacionadas às mazelas do Covid-19, propõe-se uma investigação acerca do modo como essa modalidade de enfrentamento tem chegado aos contextos psicoterapêuticos, em clínicas e consultórios particulares, bem como sobre a maneira específica como tais profissionais percebem e lidam com tais manifestações. Inspirando-se no referencial da psicologia fenomenológica, e realizando uma investigação de cunho qualitativo diretamente com psicólogos psicoterapeutas, de diferentes perspectivas teóricas, pretende-se conhecer suas percepções quanto ao papel da RE na saúde física e mental de seus pacientes atendidos em clínicas psicológicas e consultórios particulares durante a pandemia. Pretende-se realizar entrevistas semiestruturadas, e em profundidade, com um total de 30 psicoterapeutas de ambos os sexos, abordando os seguintes aspectos: a) modo como os/as profissionais percebem a presença da RE nos atendimentos clínicos que realizam ou realizaram ao longo da pandemia do Covid-19; b) se e como perceberam ou percebem o impacto da pandemia sobre a frequência, intensidade e conteúdos relacionados à manifestação da RE durante seus atendimentos clínicos; c) se e em que condições a consideram a RE como fator prejudicial ou facilitador da saúde física ou mental, individual ou coletiva, de seus pacientes no enfrentamento; d) se, quais e como estabelecem ou adotam critérios específicos para distinguirem experiências religiosas de sintomas psicopatológicos, bem como para discriminarem experiências religiosas que atuam como fatores propulsores ou prejudiciais à saúde mental durante a pandemia; e) o que consideram, no contexto da psicoterapia, boas ou más práticas no modo de lidar com o binômio religiosidade/espiritualidade e saúde mental, especialmente durante a pandemia; f) se e como o tema da RE foi abordado ao longo de sua formação e o que puderam aprender acerca do assunto a partir de suas experiências de atendimentos clínicos durante a pandemia. As entrevistas serão gravadas, transcritas, revisadas e posteriormente analisadas em consonância com a perspectiva fenomenológica, buscando-se identificar as divergências e convergências entre as percepções dos profissionais entrevistados. Os resultados obtidos permitirão a comparação entre diferentes abordagens. Serão também colocados em diálogo com as diretrizes e políticas dos Conselhos Regionais e Federais de Psicologia do país e com a literatura existente sobre o assunto, mais especificamente no campo da Psicologia da Religião e da saúde mental, discutindo-se as suas implicações para a Psicoterapia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
      Período: 2021 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Religiosidade e Espiritualidade na Clínica Psicológica: Saúde ou Sintoma? Percepção de Psicólogos Psicoterapeutas
      a) Dando continuidade a estudos anteriores, realizado em contextos hospitalares e de atenção à saúde mental, este projeto propõe uma investigação em duas etapas, sucessivas e complementares: a) numa primeira etapa, propõe-se uma investigação juntos aos Conselhos Regionais de Psicologia ? CRPs da Região Centro Oeste, com vistas a uma mapeamento das denúncias que têm chegado a estes conselhos envolvendo a temática em foco; b) numa segunda etapa, propões uma investigação diretamente com psicólogos psicoterapeutas, de diferentes perspectivas teóricas (psicanálise, psicologia analítica, comportamentalismo, cognitivismo e gestaltismo), com vistas a conhecer as próprias percepções dos mesmos quanto à religiosidade e/ou espiritualidade de pacientes atendidos em clínicas psicológicas e consultórios particulares do Distrito Federal, Goiânia, Campo Grande e Cuiabá, cobrindo, portanto, quatro capitais da Região Centro Oeste. Será dada atenção especial aos seguintes aspectos: a) modo como os profissionais percebem a presença da religiosidade nos atendimentos clínicos que realizam; b) como lidam com a opção religiosa intencional de seus pacientes; c) se e em que condições a consideram um impasse ou uma possibilidade à reorganização psíquica individual ou coletiva dos mesmos; d) que critérios empregam para distinguirem experiências religiosas de sintomas psicopatológicos; e) o que consideram, no contexto da psicoterapia, boas ou más práticas no modo de lidar com o binômio religiosidade/espiritualidade e saúde mental; f) se e como o tema da religiosidade e da espiritualidade foi abordado ao longo de sua formação. A metodologia adotada será de cunho qualitativo, empregando-se análise documental, juntos os documentos de registros nos CRPS, entrevistas individuais, junto aos psicoterapeutas, que serão conduzidas e analisadas em consonância com a perspectiva fenomenológica, buscando-se identificar as divergências e convergências entre as percepções dos profissionais entrevistados. Pretende-se entrevistar um total de 60 psicoterapeutas, equitativamente distribuídas entre as diferentes abordagens. Os resultados obtidos permitirão uma comparação entre diferentes abordagens como também entre as quatro capitais mencionadas. Serão ainda discutidos considerando-se as diretrizes e políticas dos Conselhos Regionais e Federais de Psicologia do país e colocados em diálogo com a literatura existente sobre o assunto, mais especificamente no campo da Psicologia da Religião e suas implicações para a Psicoterapia. Complementando esta análise, serão considerados os resultados da sondagem das denúncias, realizadas junto aos CRPS das regiões mencionadas, contra psicólogos devido a problemas éticos no modo de lidarem com a questão da religiosidade e suas relações com a laicidade do Estado. Tais resultados serão colocados em diálogo com o que se obteve na pesquisa realizada diretamente com os profissionais, e a partir disso, se elaborará cursos de formação para psicólogos clínicos, via os CRPs e as universidades envolvidas nos projetos, especialmente no âmbito do Distrito Federal
      Período: 2018 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • The Religious Identity of Brazilian Psychologists
      Descrição: Este projeto emerge a partir da seguinte pergunta de pesquisa: como se configura, no contexto contemporâneo, a identidade religiosa dos psicólogos brasileiros? Tem-se, como hipótese central, que essa identidade se apresenta de forma segmentada entre as esferas pessoais e profissionais, supondo que a formação profissional potencialize questionamentos sobre as crenças e práticas religiosas pessoais e provendo as condições para uma constituição identitária religiosa estanque e, frequentemente, dissociada da prática profissional. Dito isso, o objetivo central deste projeto de pesquisa é investigar como se caracteriza a identidade religiosa do psicólogo brasileiro, desdobrando-se nos seguintes objetivos específicos: 1) identificar como se configura a identidade religiosa do psicólogo brasileiro que atuam em contextos clínicos; 2) Descrever possíveis relações entre as características sociodemográficas e a identidade religiosa desses psicólogos; 3) Conhecer suas concepções acerca das próprias crenças e práticas religiosas e as relações com a atuação profissional; 4) Sondar possíveis intercorrências da formação profissional na constituição da identidade religiosa desses psicólogos; 5) identificar possíveis intercorrências da atuação profissional na constituição identitária.
      Período: 2022 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • The Identity of Psychology
      Descrição: ​The present project emerges from a process of questioning and reflecting about the acknowledgment of the role of psychological intervention (PI) in today`s society. Psychology science is more and more important, and has shown a great development. Regrettably, a larger set of related activities, such as different types of psychotherapy, coaching, and counseling are popping up, thus increasing the confusion about what is PI. The differences between the roles of a psychologist and a psychotherapist, a coacher and a counselor, are difficult to establish. For this reason, it is urgent to delimit the professional identity of psychologists, as well as their field of action. The main question here concerns what distinguishes PI from other similar interventions that install themselves today in contexts that have traditionally been restricted to the practice of psychology. What are the performing procedures that are exclusive to psychologists, and what are the activities that they share with other professionals? The answers to such questions cannot be searched exclusively in the field of psychology, among their representative entities and their professionals, or be confined to a single country. Nevertheless, the beginning of the answer must be searched for and elaborated taking in consideration the professional perceptions of psychologists themselves. It is important to define the fundamental and exclusive goals of PI and to try to make it very clear for professionals and, through them, for the general public. To achieve this goal, we defined three studies inside this project. The first one intends to evaluate psychologists` perceptions about the exclusive goal of PI, the procedures that are exclusive to psychologists, as well as those that may be shared with other professionals. The second study aims to analyze the perceptions of other professionals about the work of psychologists. Finally, the third study is focused on the evaluation of the perceptions of the general public. We have already conducted the first study in Portugal, which allowed us to collect information about the way psychologists perceive their professional identity. Psychologists responded to a three-question questionnaire, which was elaborated specifically for this study. You can consult the paper abstract in the research section. Our purpose is to replicate these studies in many countries in Europe, Africa and Latin America. Link: https://www.psychologyidentity.com/about.html. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Marta Helena de Freitas - Integrante / Lilian Maria Borges - Integrante / Miguel Ricou - Integrante / Sílvia Amado Cordeiro - Integrante / Amanda R. Franco - Integrante / Cristina Costa-Lobo - Coordenador / David Neto - Integrante / Ivone Duarte - Integrante / Jane Borralho Gama - Integrante / Cândido Alberto Gomes - Integrante / Douglas L. Piasson - Integrante / Rosimar José de Lima Dias - Integrante.
      Período: 2018 - 2022 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Religiosidade do Imigrante: Sintoma ou Saúde? Investigação com profissionais de saúde mental brasileiros e portugueses - RISS Fase II
      Descrição: Em continuidade a uma pesquisa já em andamento, este projeto prossegue, de modo mais aprofundado, com uma investigação acerca da percepção de profissionais de saúde mental (psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais e capelães autorizados) quanto à religiosidade de imigrantes atendidos em serviços de atenção à saúde mental e suas relações com os processos de reabilitação social, subjetiva e intersubjetiva destes pacientes. Tal como no projeto anterior, também aqui será dada atenção especial ao modo como os profissionais lidam com a opção religiosa intencional de seus pacientes imigrantes: se e em que condições a consideram um impasse ou uma possibilidade à reorganização psíquica individual ou coletiva dos mesmos, como lidam com este aspecto junto a tais pacientes e o que consideram boas ou más práticas neste contexto. Este estudo se dará em continuidade à pesquisa realizada pela coordenadora durante o estágio pós-doutoral , a qual teve caráter exploratório e foi conduzida junto a psiquiatras e psicólogos dos serviços de saúde mental no Brasil e na Inglaterra, cujos resultados foram comparados entre si (FREITAS, 2011; 2012). Estendendo a pesquisa para profissionais de outras áreas, e comparando a realidade brasileira com a portuguesa, e também as percepções dos diferentes grupos profissionais, pretende-se ampliar o número de sujeitos (agora 200, ao invés de apenas 100, como ocorre na FASE I) e incluir também uma comparação, ainda mais sistemática e exaustiva, entre as realidades brasileira e portuguesa, no que tange aos serviços de saúde mental e suas características nas duas realidades sócio-histórico-cultural. A metodologia adotada combinará análise documental e observações etnográficas visando contextualização das entrevistas individuais, que serão conduzidas e analisadas conforme a perspectiva fenomenológica (GOMES, 1998). A experiência de condução das entrevistas, bem como o material obtido por meio delas, além de permitirem a análise comparativa entre as duas realidades, brasileira e portuguesa, servirão também para a elaboração de um instrumento que permita a investigação do mesmo tema com um maior número de profissionais, de outras realidades socioculturais, permitindo futuras comparações interculturais. A comparação entre ambas as realidades, brasileira e portuguesas será enriquecida via o projeto de pós-doutoramento da Dra. Cândida Alves, que é vinculada à Universidade Ceuma, no Maranhão, e à Universidade Fernando Pessoa, em Portugal, e cujo pós-doutoramento será supervisionado pela Coordenadra deste projeto. A elaboração do instrumento será levado a termo no âmbito do projeto de pós-doutoramento da Profa. Dra. Cláudia Fukuda, junto ao Prof. Félix Neto, da Universidade do Porto, em Portugal. Além disso, o projeto contará também com a participação de graduandos, mestrandos e doutorandos, incluindo-se a experiência de sanduíche na Universidade do Porto, da doutoranda Judith Trevisan, também sob a supervisão da coordenadora deste projeto.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Marta Helena de Freitas - Coordenador / Cibelle Antunes - Integrante / Vicente de Paula Faleiros - Integrante / Maria de Fátima Gondim - Integrante / Virginia Turra - Integrante / Felix Neto - Integrante / Cândida Helena Lopes Alves - Integrante / Luciano da Costa do Espírito Santo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Período: 2016 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • O senso religioso na formação do psicólogo: Mapeamento a partir dos currículos universitários
      Desenvolvimento do projeto de mestrado, onde o objetivo geral é investigar se, como e o quanto as universidade brasileiras tem abordado a temática do senso religioso em seus currículos do formação profissional em psicologia.
      Período: 2016 - 2017 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Psicologia Escolar: Formação e Atuação
      Participação como membro do grupo de pesquisa a nível de graduação, tendo como objetivo:1. Contribuir para a reflexão teórico-conceitual em Psicologia Escolar referendada em: pressupostos sócio-políticos que fundamentam a articulação Psicologia e Educação; abordagens téorico-conceituais do desenvolvimento psicológico humano; considerações sobre desenvolvimento profissional com base na abordagem por competências; contribuições psico-sociais sobre análise institucional. 2. Pesquisar e mapear a situação da Psicologia Escolar no Distrito Federal, investigando quem são, onde e como atuam os psicólogos escolares. 3. Utilizar a abordagem por competências para promover o aprimoramento profissional dos psicólogos escolares do Distrito Federal, de forma a oportunizar-lhes transformações na construção de sua identidade e na sua atuação, a partir de ações de capacitação continuada em serviço, visando a atualização e o aprofundamento sobre a produção teórico-metodológica na área e o incentivo a novas formas de atuação e de pesquisas. 4. Acompanhar e assessorar a atuação em Psicologia Escolar institucional, preventiva e relacional, com o foco de intervenção no contexto escolar.
      Período: 2015 - 2015 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Complexidade, Hipnose e Subjetividade nas Relações Terapêuticas
      O projeto envolve uma articulação entre as idéias de Milton Erickson e Edgar Morin visando uma compreensão complexa da subjetividade nas relações terapêuticas com especial ênfase na hipnose. Objetivos específicos Desenvolvimento de reflexões complexas em termos epistemológicos e históricos sobre tema da hipnose e a constituição da Psicologia Clínica. Desenvolvimento de aportes teóricos e metodológicos que contemplem a complexidade dos processos clínicos, hipnóticos e subjetivos em termos de relações terapêuticas específicas em temas como a psicoterapia, o transe, a corporeidade, a reconfiguração subjetiva da experiência, as dores e doenças crônicas, problemas etnopsicológicos e as experiências espirituais. Desenvolvimento de compreensão da clínica hipnótica integrada a seus dispositivos contextuais e culturais de produção subjetiva. Participação como membro do grupo de pesquisa a nível de graduação.
      Período: 2014 - 2015 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Padrões de competição e cooperação em dilemas sociais simulados
      Participação como membro do grupo de pesquisa a nível de graduação desenvolvendo atividades de pesquisa no Laboratório de Psicologia Social e do Trabalho sob orientação do Prof. Dr. Fabio Iglesias, como membro do Grupo de Pesquisa em Métodos e Aplicações da Psicologia Social (GMAPS), nas temáticas de Dilemas Sociais em Situações Simuladas, comportamento do consumidor, o efeito do Pedido de Desculpas em Interações Sociais e Metodologia de Pesquisa em Psicologia
      Período: 2011 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

    Áreas de Atuação

    • Ciências da Saúde :: Saúde Coletiva :: Psicologia Social ::
    • Ciências Humanas :: Psicologia :: ::
    • Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia Clínica ::
    • Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia da Religião ::
    • Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia da Saúde ::

    Idiomas

    • Espanhol: Lê: BEM, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: BEM
    • Inglês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: BEM, Compreende: BEM
    • Português: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM

    Banca Julgadora

    Tipo de Produção2018201920212023Total
    Participação em Banca de Exame de Qualificação00101
    Participação em Banca de Graduação21003
    Participação em Banca de Mestrado00011
    Total21115

    Eventos

    Tipo de ProduçãoAnterior20162017201820192020202120222023Total
    Participação em Congresso41023010213
    Participação em Encontro1000000001
    Participação em Oficina1000000001
    Participação em Seminário02302104012
    Participação em Simpósio0001020003
    Total63335314230

    Orientação

    Tipo de Produção201720182022Total
    Orientação em Andamento de Iniciação Científica0011
    Outras Orientações Concluídas1203
    Total1214

    Prêmios

    Tipo de Produção2019Total
    Prêmios11
    Total11

    Produção Bibliográfica

    Tipo de ProduçãoAnterior20162017201820192020202120222023Total
    Apresentação de Trabalho0010202117
    Artigo Publicado0020010104
    Capitulo de Livro Publicado0010010002
    Editoração0010000001
    Livro Publicado ou Organizado0000100001
    Organização de Evento2110100106
    Outras Participações em Eventos e Congressos1000000001
    Programa de Rádio ou TV10202320010
    Relatório de Pesquisa0010001002
    Trabalho em Eventos3022000018
    Total711126553242

    Produção Técnica

    Tipo de Produção20172018Total
    Mídia Social, Website ou Blog123
    Total123