Renato César Santezo Baptista

CitaçõesBAPTISTA, R. C. S.
Curso/ProgramaAdministração
TitulaçãoPós-Doutorado
ÁreaCiências Socias Aplicadas :: Administração

Formação

  • Pós-Doutorado - Periodo: 2015 a 2016 - Universidade Católica de Brasília
  • Doutorado - Periodo: 2005 a 2007 - Ciências Militares
    Escola de Comando e Estado - Maior do Exército
  • Mestrado - Periodo: 1995 a 1996 - Operações Militares
    Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais
  • Especialização - Periodo: 1991 a 1991 - Gerência Administrativa da Aviação do Exército
    Centro de Instrução de Aviação do Exército
  • Especialização - Periodo: 2001 a 2002 - Bases Geo-Históricas para a Formulação Estratégica
    Escola de Comando e Estado - Maior do Exército
  • Especialização - Periodo: 1999 a 1999 - Comunicação Social
    Centro de Estudos de Pessoal
  • Graduação - Periodo: 1985 a 1988 - Ciências Militares
    Academia Militar das Agulhas Negras
  • Graduação - Periodo: 2017 a 2018 - Administração
    Universidade Católica de Brasília
  • Graduação - Periodo: 1999 a 2001 - Comunicação Social
    Universidade Federal de Alagoas

Atuação Profissional

  • Centro de Pós-graduação JK- / Periodo: 2014 a 2016
  • Centro Universitário Planalto do Distrito Federal- / Periodo: 2012 a 2016
  • Comunicologia (Brasília)- / Periodo: 2015 a atual
  • Comunicologia (Brasília)- / Periodo: 2015 a atual
  • Escola Superior do Ministério Público da União- / Periodo: 2015 a 2016
  • Fundação Getúlio Vargas- / Periodo: 2013 a 2016
  • Ministério do Exército- / Periodo: 1982 a 2012
  • Ministério Público Federal- / Periodo: 2015 a 2015
  • Organização das Nações Unidas- / Periodo: 2008 a 2009
  • PlanoPro2- / Periodo: 2014 a 2016
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2016 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2017 a 2018
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2016 a 2017
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2015 a 2016

Linha de Pesquisa

  • Processos Comunicacionais nas Organizações

Projetos de Pesquisa

  • Prêmios em Relações Públicas e em Publicidade e Propaganda: estudo exploratório sobre características operacionais, produção de sentidos e estratégias de certificação do trabalho, de profissionais e de empresas
    O presente projeto pretende mapear em pesquisa exploratória, documental, histórica, de abordagem qualitativa (processamento de análise textual pelo software livre Iramuteq), quantitativa (processamento SPSS), por meio de análise de conteúdo, como se estruturam e operam os prêmios em Relações Públicas e em Publicidade e Propaganda. O estudo será feito a partir um montante de 60 editais e regulamentos de premiações em todo o Brasil. O objetivo é o de sistematizar tendências de práticas operacionais das premiações, estratégias de criação de discursos e de narrativas autorizadas, certificação das melhores práticas e de profissionais autorizados, certificação de organizações autorizadas a falar de dado tema com seus públicos, e negociação de reputação e de credibilidade. Tem o potencial de sistematizar e de contribuir com o arcabouço teórico de Comunicação Organizacional ao produzir conhecimento sobre Comunicação e Cultura organizacional, Cultura Profissional em RP e em PP, Planejamento em comunicação, Comunicação com os stakeholders, Relacionamento com a mídia, e Imagem e reputação organizacional.
    Período: 2018 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Prêmios, Indicadores e Estratégias em Comunicação
    O estudo dos prêmios na Comunicação é uma prática recente e sua sistematização também. O grupo estuda estratégias organizacionais de engajamento de públicos, a partir de premiações. Assim como indicadores, rankings, homenagens, menções de honra das práticas tidas como exemplares em Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Comunicação Organizacional e Audiovisual: apontando para o trabalho, profissionais e empresas. O grupo de pesquisa está ligado à linha de pesquisa de Processos Comunicacionais nas Organizações, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação da Universidade Católica de Brasília, com projeto financiado pelo CNPq.
    Período: 2015 - 2018 / Situação: DESATIVADO / Natureza: PESQUISA

Áreas de Atuação

  • Ciências Socias Aplicadas :: Administração :: ::
  • Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: ::

Idiomas

  • Espanhol: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: RAZOAVELMENTE
  • Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM

Banca Julgadora

Tipo de ProduçãoAnterior20162018Total
Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização7007
Participação em Banca de Graduação051015
Participação em Banca de Mestrado0101
Total761023

Eventos

Tipo de ProduçãoAnterior201620172018Total
Participação em Congresso00101
Participação em Encontro610411
Participação em Oficina01315
Participação em Seminário30104
Participação em Simpósio10001
Total1025522

Orientação

Tipo de ProduçãoAnterior20162018Total
Orientações em Andamento para Graduação0066
Outras Orientações Concluídas2471344
Total2471950

Prêmios

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Prêmios99
Total99

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnterior20162018Total
Artigo Aceito para Publicação0011
Curso de Curta Duração Ministrado1001
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional5106
Outras Bancas Julgadoras1001
Outras Participações em Eventos e Congressos7007
Total141116

Produção Técnica

Tipo de ProduçãoAnterior2016Total
Trabalho Técnico224
Total224