Helga Correa Wiederhecker

CitaçõesWIEDERHECKER, H. C.;Wiederhecker, Helga C.;Wiederhecker, Helga;Wiederhecker, H.
Curso/ProgramaCiências Biológicas
TitulaçãoDoutorado
ÁreaCiências Biológicas :: Zoologia

Formação

  • Pós-Doutorado - Periodo: 2016 a atual - Universidade de Brasília
  • Doutorado - Periodo: 2000 a 2004 - Ecologia
    Universidade de Brasília
  • Mestrado - Periodo: 1997 a 1999 - Ecologia
    Universidade de Brasília
  • Graduação - Periodo: 1991 a 1996 - Ciências Biológicas
    Universidade Federal de Viçosa

Atuação Profissional

  • Check List (São Paulo. Online)- / Periodo: 2011 a atual
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária- / Periodo: 2007 a 2007
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária- / Periodo: 2005 a 2006
  • Escola das Nações Centro de Educação e Cultura- / Periodo: 2009 a 2009
  • Faculdade Juscelino Kubitschek- / Periodo: 2008 a 2009
  • James Cook University- / Periodo: 2013 a 2013
  • James Cook University- / Periodo: 2011 a 2013
  • Pesquisa e Conservação do Cerrado- / Periodo: 2001 a 2010
  • Pesquisa e Conservação do Cerrado- / Periodo: 2004 a 2006
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2016 a atual
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2016 a atual
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2015 a atual
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2014 a 2015
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2014 a 2014
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2009 a 2012
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2007 a 2009
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2007 a 2007
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2004 a 2004
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2000 a 2004
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 1999 a 2000
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 1997 a 1999
  • Universidade Federal de Viçosa- / Periodo: 1993 a 1996
  • University of California System- / Periodo: 2003 a 2004

Linha de Pesquisa

  • Ecologia da Herpetofauna do Cerrado
  • Efeito da Fragmentação do Cerrado na Variabilidade Genética de Lagartos
  • Efeito da fragmentação do Cerrado sobre a Herpetofauna
  • Efeito da fragmentação do Cerrado sobre populações de lagartos
  • Herpetofauna

Projetos de Pesquisa

  • Ecologia da Transição Cerrado-Floresta Amazônica
    A transição Cerrado-Floresta Amazônica forma um extenso ecótono, que proporciona excelente modelo para a condução de estudos em ecologia e evolução. Esses estudos podem contribuir significativamente para o entendimento da origem e manutenção da elevada biodiversidade da região Neotropical e, ainda, para o entendimento dos efeitos de mudanças climáticas sobre essa biota. Entretanto, a descontrolada expansão da fronteira agrícola nessa transição, também conhecida como "Arco do Desmatamento", é séria ameaça à conservação e ao uso sustentável de sua biodiversidade. Esse projeto visa estabelecer uma rede de pesquisa e colaboração envolvendo três Programas de Pós-Graduação (PPGs), da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Estadual do Mato Grosso (UNEMAT) e da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Esses três PPGs da área de Ecologia possuem grupos de pesquisa capazes de produzir, de maneira sinérgica, novos conhecimentos e formar pessoal altamente qualificado para promover ações de conservação e de transformação social nessa área de conflito. Esse projeto estende parcerias já estabelecidas entre a UnB e a UNEMAT à UFT, com vistas ao fortalecimento e consolidação de linhas e grupos de pesquisa, à exploração de suas vocações e potenciais e à promoção da pesquisa científica conjunta, através do incremento da mobilidade acadêmica intra- e inter-regional.
    Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • INCT Biota do Cerrado
    O INCT Biota do Cerrado envolve a colaboração de 20 instituições brasileiras e 23 instituições estrangeiras. A biota do Cerrado permanece como das menos conhecidas dentre os biomas brasileiros, mas estudos preliminares indicam que ela é tão rica quanto a de biomas florestais, que recebem muito mais atenção de agências e programas conservacionistas. Durante os últimos 40 anos, o Cerrado foi ocupado de forma avassaladora por atividades agropecuárias e mesmo as projeções mais otimistas indicam que grande parte dos hábitats naturais do bioma desaparecerão dentro de algumas décadas. Modelos climáticos que incorporam as mudanças do uso da terra e a perda de hábitats predizem importantes alterações no ciclo hidrológico e do carbono, com profundos impactos sobre o clima do Cerrado. A interação entre mudanças climáticas e a perda de hábitats, aliada à negligência governamental com a conservação da biodiversidade e o uso sustentável dos recursos naturais do Cerrado, apontam para uma crise de perda de biodiversidade de grandes proporções, comprometendo seriamente a capacidade do Brasil de cumprir suas obrigações frente à Convenção sobre Diversidade Biológica ? CDB, assim como a capacidade do Cerrado de fornecer serviços ecossistêmicos para sustentar o desenvolvimento humano. As instituições de pesquisa e de ensino superior da Região Centro-Oeste são poucas e a maioria possui programas de pós-graduação ainda em fase de consolidação, apesar da grande demanda de recursos humanos qualificados. Além disso, existem poucas fontes de informação sobre a biodiversidade e os recursos naturais do Cerrado voltadas para a sociedade em geral e para o setor público, tal como um portal da biodiversidade na Internet, que ressalte as ameaças impostas pelos padrões de uso da terra e mudanças climáticas. Para diminuir desigualdades regionais, os objetivos do INCT Biota do Cerrado visam consolidar uma rede interinstitucional de pesquisa, através da mobilização e agregação de alguns dos principais Grupos de Pesquisa e instituições que investigam a biodiversidade no Cerrado, assim como Grupos de Pesquisa e instituições de mesoregiões com menos investimento em educação, ciência e tecnologia, mas que irão desempenhar papel estratégico na produção de pesquisa, formação de pessoal e transferência de conhecimento, como aquelas situadas no ecótono Amazônia-Cerrado nos estados do Mato Grosso e Maranhão. Serão promovidos, sobretudo, (1) a produção de pesquisas de alto impacto científico e na fronteira do conhecimento, (2) a formação de recursos humanos com capacitação diferenciada e em diferentes níveis, (3) a melhoria da infraestrutura de coleções científicas e laboratórios, (4) a consolidação e a gestão de bancos de dados interligando camadas da biodiversidade, filogenética e clima, (5) a articulação com setores governamentais e não-governamentais ligados à conservação e desenvolvimento sustentável e (6) a transferência de conhecimentos para a sociedade e o setor público.
    Período: 2016 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Museu Itinerate de História Natural
    O museu Intinerante de História Natural é um projeto de exenção da Universidade Católica de Brasília. Aberto à população, oferece a oportunidade de conhecer sobre a biodiversidade do Cerrado, fósseis, adaptações ecológicas. O Museu conta com estudantes voluntários, envolvidos diretamente com o Projeto, além de outros tantos envolvidos indiretamente e beneficiados pelos materiais didáticos mantidos e produzidos. Porém seus benefícios se estendem para muito além da comunidade acadêmica. As visitas orientadas, realizadas na própria Universidade, fruto da parceria com o Projeto de Orientação Profissional ? POP, atendem, a cada ano, entre 600 e 1400 estudantes, vindos de várias instituições de ensino fundamental e médio do DF. Além disso, também são realizadas participações itinerantes, em diferentes exposições e feiras de ciências regionais, em escolas públicas e privadas, permitindo a aproximação e a partilha dos conhecimentos desenvolvidos na UCB com a população em geral, divulgando, assim, o processo de ensino e aprendizagem de Ciências de forma interativa e prática. O Museu cumpre um importante papel social na comunhão de conhecimentos significativos sobre saúde pública (organismos que transmitem doenças e suas formas de prevenção e controle), sobre a importância da conservação, preservação e do uso adequado dos recursos naturais, principalmente do Cerrado, bem como sobre qualquer outro tema de interesse. Assim, o Projeto trás uma imensa contribuição na formação educacional da população, transformando a realidade de todos os envolvidos, que passam a ver o mundo de uma nova maneira.
    Período: 2017 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO
  • Systematic conservation planning for the Paranã River Basin (PRB), Brazil, under climate change,
    Período: 2010 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Caracterização, diversificação e conservação da herpetofauna do Cerrado.
    Poucos estudos abordaram os processos ecológicos e evolutivos que geraram e mantêm a biodiversidade do Cerrado, o segundo maior bioma brasileiro. Contrariando padrões descritos por estudos pioneiros, estudos recentes (muitos dos quais liderados por nosso grupo de pesquisa) descrevem as comunidades da herpetofauna (anfíbios e répteis) do Cerrado como complexas e ricas em espécies, dominadas por espécies fortemente associadas a hábitats específicos e com alto grau de endemismo. O entendimento da diversificação de linhagens intraespecíficas (campo da filogeografia) pode esclarecer processos de especiação e padrões biogeográficos em múltiplas escalas espaciais e temporais, parâmetros esses essenciais para endossar decisões de conservação. No entanto, os biomas da diagonal aberta Sul-Americana ainda representam lacunas conspícuas de conhecimento filogeográfico e conservacionista, com poucos estudos intraespecíficos conduzidos para qualquer réptil ou anfíbio do Cerrado. O Projeto Associado ?Caracterização, diversificação e conservação da herpetofauna do Cerrado (RPBCerrado1)?propõe a integração dos três objetivos originais da Rede de Pesquisa Biota do Cerrado (1- Caracterização da biodiversidade do Cerrado, 2- Processos geradores e mantenedores da biodiversidade do Cerrado e 3- Conservação e uso sustentável da biodiversidade do Cerrado) com foco nos grupos taxonômicos de anfíbios e répteis, grupos proeminentes em quase todas as comunidades terrestres e considerados organismos-modelo para estudos ecológicos e evolutivos. Os objetivos específicos do Projeto Associado RPBCerrado1 são: (1) Inventariar a biodiversidade da herpetofauna do Cerrado, em seus diferentes níveis (taxonômico, genético, filogenético, filogeográfico e funcional); (2) Identificar os processos geradores e mantenedores da biodiversidade da herpetofauna do Cerrado; (3) Definir estratégias para promover a conservação e o uso sustentável da herpetofauna do Cerrado e (4) Formar pessoal qualificado em biodiversidade da herpetofauna do Cerrado.
    Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Museu Virtual do Cerrado
    O Museu Virtual do Cerrado (MVC) é um portal para disseminação de conhecimento científico atualizado sobre a biodiversidade do Cerrado, ligado à Rede de Pesquisa Biota Cerrado. A expansão e manutenção deste portal aproxima a comunidade dos avanços científicos sobre a biodiversidade do Cerrado, favorecendo a popularização da ciência e do conhecimento científico.
    Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO
  • Restaurar o que? Monitoramento de sistemas em processo de restauração. - Restauração
    Considerando: 1) a escassez de informações sobre técnicas de restauração adequadas para áreas savânicas e campestres do Cerrado; 2) a existência de experimentos de restauração já instalados no parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e na área da cascalheira do Pátio da Rodoferroviária; 3) a necessidade de termos evidências multicritério para recomendações técnicas em relação a implementação de práticas de restauração no DF e entorno; 4) a importäncia de envolver alunos de inicia;áo científica na investigação de soluções para problemas latentes no Cerrado e Distrito Federal; a presente proposta visa monitorar a fauna e flora de áreas em processo de restauração sob diferentes técnicas de manejo para gerar evidências capazes de orientar as diretrizes técnicas para a restauração ecológica em diferentes tipos de fitofisionomias do Cerrado. Com os resultados, será possível identificar se há diferença da adoção das práticas de controle (plantio e manejo) para a restauração considerando parâmetros múltiplos. Assim, se ao comparar os resultados com o esperado nas parcelas controle caso forem detectadas diferenças há evidência para recomendar práticas específicas para a restauração de fitofisionomias savânicas para a região do DF e entorno, que fazem parte da Reserva da Biosfera do Cerrado. Adicionalmente, também formaremos alunos como potencial de intervir de forma diferenciada na questão da restauração e do Desenvolvimento Sustentável.
    Período: 2018 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Rede de Pesquisa Biota do Cerrado
    : A biota do Cerrado permanece como das menos conhecidas dentre os biomas brasileiros. Estudos preliminares indicam que ela é tão rica quanto a de biomas florestais, que recebem muito mais atenção de agências governamentais e não-governamentais que financiam atividades conservacionistas. Enquanto isso, o Cerrado é ocupado de forma avassaladora por atividades agropecuárias. Mesmo as projeções mais otimistas indicam que vastas extensões naturais do bioma desaparecerão dentro de algumas décadas. As instituições de pesquisa e de ensino superior da região centro-oeste são poucas e a maioria possui programas de pós-graduação ainda em fase de consolidação, apesar da grande demanda de formação de recursos humanos qualificados. Ainda, existem poucas publicações, sejam voltadas para o público especializado, sejam voltadas para a sociedade em geral, a respeito da biodiversidade e dos recursos naturais do Cerrado. Essa proposta visa reverter esse quadro, promovendo a formação de uma rede de pesquisa envolvendo alguns dos principais grupos de pesquisa e instituições que atuam no Cerrado, além de outros situados em regiões-chave do bioma. Serão promovidos, sobretudo, a produção de pesquisa de alta qualidade, a formação de recursos humanos com capacitação diferenciada, a consolidação da infra-estrutura de importantes coleções científicas sobre o Cerrado, a articulação com setores governamentais e não-governamentais ligados à conservação e a transferência de conhecimentos para a sociedade
    Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Realização de levantamento para a identificação das instituições envolvidas com a conservação ex situ, on farm e in situ de recursos genéticos da flora, da fauna e dos microrganismos, definição da representatividade de cada coleção, em termos de espécie.
    A conservação dos recursos genéticos na região Centro-Oeste é um tema que atualmente merece atenção especial. A intensa transformação nas técnicas de produção agrícola ocorrida nos últimos anos contribuiu tanto para a rápida devastação da cobertura original, como para a substituição dos modelos de produção tradicionais. Se por um lado, a rápida conversão dos sistemas naturais compromete a manutenção dos recursos genéticos nativos da região, muitos deles ainda pouco estudados, a predominância do modo de produção agrícola em grande escala causa a redução da diversidade de variedades tradicionalmente cultivadas. Este cenário reforça a necessidade de um diagnóstico da distribuição e estado de conservação dos recursos genéticos da região Centro-Oeste para subsidiar a elaboração de estratégias que garantirão a sua conservação. Atualmente, as instituições envolvidas na conservação de recursos genéticos estão distribuídas por diversos setores da sociedade, nas instituições públicas, privadas, ONG`s, associações e movimentos sociais. Essa diversidade implica em um levantamento amplo, com estratégias capazes de caracterizar os diferentes tipos de acervos mantidos pelas instituições, além das características de conservação e uso intrínsecos aos recursos genéticos de cada uma delas. Para tanto, serão identificadas as instituições da região Centro-Oeste, incluindo os movimentos sociais e as organizações não governamentais, envolvidas com a conservação ex situ, on farm e in situ de recursos genéticos da flora, da fauna e dos microrganismos. Para cada componente (ex situ, on farm e in situ) serão obtidas informações relativas à: (i) representatividade de cada coleção, tanto em termos de espécies e de populações conservadas, quanto de variedades cultivadas; (ii) representatividade geográfica; (iii) situação de conservação das amostras em cada coleção, incluindo os recursos genéticos mantidos pelos agricultores; (iv) a intensidade de intercâmbio; (v) as atividades de pesquisa r
    Período: 2005 - 2007 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Inventário da Biodiversidade do Vale e Serra do Paranã e Sul do Tocantins
    Descrição: A destruição dos habitats tropicais é a causa principal da extinção de populações, que ameaça a persistência das espécies. As florestas tropicais estacionais são as mais afetadas pelo desmatamento nas Américas, com taxas de remoção da vegetação muito acima do observado em florestas úmidas ou de florestas tropicais em conjunto. No Brasil, tanto essas florestas como as outras fitofisionomias que compõem o bioma Cerrado estão sendo destruídas em grande velocidade, mesmo sendo pouco estudadas e com conhecimento incipiente da biodiversidade. Áreas prioritárias têm sido selecionadas para estudos que, no entanto, precisam ser imediatamente conduzidos. Esses estudos contribuirão para conhecer a biodiversidade dessas áreas e assim recomendar ações prioritárias para a conservação e indicar os locais mais adequados para estabelecer reservas de forma a maximizar a conservação da biodiversidade. As duas áreas selecionadas pelo projeto (Vale e Serra do Paranã e Sul do Tocantins), caracterizam-se pela grande quantidade de fitofisionomias, que caracterizam um mosaico de tipos de vegetação bastante complexo e cuja biodiversidade é praticamente desconhecida da ciência, devido à ausência de estudos. Essas duas áreas têm sofrido intensa ocupação da paisagem para a implantação de fazendas de gado, sendo que ainda hoje ocorrem desmatamentos e remoção seletiva de madeiras, o que resulta em uma paisagem altamente fragmentada e dominada por propriedades particulares. Para conhecer a biodiversidade das regiões, serão inventariadas essas áreas, onde serão amostradas a flora (vegetação arbórea, arbustiva e herbácea) e a fauna (mamíferos, répteis, anfíbios, aves e grupos selecionados de insetos) das fitofisionomias presentes. Os dados dos inventários serão relacionados à estrutura da vegetação e às fitofisionomias, análises biogeográficas serão conduzidas e o material coletado será incorporado a herbários e coleções.
    Período: 2002 - 2006 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Plano de manejo da RPPN Minnehaha - Almas. TO - Apoio FNMA
    O projeto tem como objetivo elaborar o plano de manejo para a RPPN Minnehaha, Almas, TO, cumprindo com o exigido pela legislação brasileira. A Reserva Particular do Patrimônio Natural Minnehaha localiza-se no município de Almas, TO, delimitada pelas latitudes 11º 07? - 11º 10?S e longitudes 47 o 07? - 47 o 10?W. A Reserva Minnehaha foi a primeira unidade de conservação criada no sudeste do estado de Tocantins, com o reconhecimento formal pelo IBAMA, ocorrido em 26 de novembro de 1996. Nasceu sob o imperativo de compatibilizar-se com a comunidade local e integrar-se a uma perspectiva global de sobrevivência para mantê-la como unidade de conservação do bioma Cerrado e ser, ao mesmo tempo, um projeto de prosperidade. A Reserva Minnehaha situa-se na margem direita da bacia do rio Tocantins, na zona de amortecimento da Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins (716 mil ha) que, em conjunto com o Parque Estadual do Jalapão (158 mil ha), o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba (cerca de 720 mil ha), e a Área de Proteção Ambiental Estadual do Jalapão (61 mil ha), constitui uma das maiores áreas contíguas de conservação do bioma Cerrado. Essa região representa, do ponto de vista de conservação, o maior e provavelmente último bloco de Cerrado em excelente estado de conservação. Além disso, a região onde a reserva está inserida (leste do Tocantins e oeste da Bahia) abriga diversas nascentes e rios de pequeno e médio porte, e foi considerada como uma área prioritária para a conservação da biodiversidade de aves no Cerrado.
    Período: 2004 - 2005 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: OUTRA
  • Estrutura e dinâmica da biota em isolados naturais e antrópicos de Cerrado: lições para a biologia da conservação, PROBIO
    Projeto contemplando a modificação da biota em isolados (fragmentos) naturais e antrópicos no cerrado. O Cerrado é o segundo dos biomas brasileiros em extensão e um dos mais ameaçados pela crescente expansão da fronteira agrícola. O desenvolvimento na região do Cerrado tem conduzido à fragmentação das paisagens naturais, mas nada se sabe sobre o impacto desta fragmentação sobre a biodiversidade. Reconhecendo que a fragmentação conduz a efeitos de longo prazo e que diferentes grupos taxonômicos possuem atributos intrínsecos na resposta à mesma, este projeto se propõe a (1) investigar os efeitos da fragmentação sobre a diversidade taxonômica e estrutura genética da biota (plantas lenhosas, mariposas, cupins, moscas do gênero Drosophila, répteis, anfíbios, aves e mamíferos não-voadores) em isolados naturais e antrópicos de vegetação do Cerrado e (2) identificar um conjunto de estratégias para que se possa interferir favoravelmente na dinâmica de fragmentação da vegetação do Cerrado. Os resultados deste projeto gerarão diretrizes para o manejo dos recursos biológicos da vegetação do Cerrado, subsidiando assim o aprimoramento de políticas públicas voltadas para a conservação deste bioma quase que exclusivamente brasileiro.
    Período: 1998 - 2003 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

Áreas de Atuação

  • Ciências Biológicas :: Ecologia :: ::
  • Ciências Biológicas :: Zoologia :: Conservação ::
  • Ciências Biológicas :: Zoologia :: Sistemática ::
  • Ciências Biológicas :: Zoologia :: Taxonomia dos Grupos Recentes :: Herpetologia
  • Ciências Humanas :: Educação :: ::
  • Engenharias :: Engenharia Biomédica :: Bioengenharia :: Modelagem de Sistemas Biológicos

Idiomas

  • Espanhol: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
  • Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
  • Sueco: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE

Banca Julgadora

Tipo de ProduçãoAnterior201720182020Total
Participação em Banca de Doutorado10001
Participação em Banca de Exame de Qualificação30003
Participação em Banca de Graduação1025017
Participação em Banca de Mestrado10012
Total1525123

Eventos

Tipo de ProduçãoAnterior201620172018Total
Participação em Congresso901111
Participação em Encontro10001
Participação em Oficina11002
Participação em Simpósio10001
Total1211115

Orientação

Tipo de ProduçãoAnterior201620172018Total
Outras Orientações Concluídas1022418
Total1022418

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnterior2016201720182019Total
Apresentação de Trabalho312006
Artigo Publicado13001014
Capitulo de Livro Publicado500005
Curso de Curta Duração Ministrado200002
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional300003
Livro Publicado ou Organizado100001
Organização de Evento321118
Outras Participações em Eventos e Congressos100001
Outras Produções Bibliográfica300003
Relatório de Pesquisa200002
Trabalho em Eventos27060033
Total63392178

Produção Técnica

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Mídia Social, Website ou Blog11
Trabalho Técnico66
Total77