Luiz Antonio Lira Júnior

CitaçõesLIRA, L.A.;LIRA JÚNIOR, L.A.;LIRA-JÚNIOR,L.A.;LIRA, Luiz Antonio
Curso/ProgramaCiências Biológicas
TitulaçãoMestrado
ÁreaCiências Biológicas :: Zoologia

Formação

  • Doutorado - Periodo: 2017 a atual - Zoologia
    Universidade de Brasília
  • Mestrado - Periodo: 2014 a 2016 - Biologia Animal
    Universidade Federal de Pernambuco
  • Especialização - Periodo: 2013 a 2014 - LIBRAS
    Faculdade Joao Calvino
  • Especialização - Periodo: 2013 a 2014 - Gestão em Educação Ambiental
    FACULDADE APOGEU
  • Graduação - Periodo: 2009 a 2013 - Ciências Biológicas
    Universidade de Brasília
  • Graduação - Periodo: 2009 a 2012 - Licenciatura em Ciências Naturais
    Universidade de Brasília

Atuação Profissional

  • Instituto Federal de Brasília- / Periodo: 2015 a atual
  • Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal- / Periodo: 2013 a 2015
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2016 a atual
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2010 a 2010

Linha de Pesquisa

    Projetos de Pesquisa

    • Entomotoxicologia Forense: efeito de medicamentos na atratividade e viabilidade de besouros necrófagos.
      Avaliação do efeito de medicamentos psiquiátricos na ecologia e comportamento de besouros necrófagos.
      Período: 2017 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Comitê de combate ao mosquito Aedes aegypti
      Considerando a movimentação nacional das instituições de ensino no combate ao Mosquito Aedes aegytpi, o IFB instituiu, por meio da Portaria 500, de 07 de março de 2016, Comissão para coordenar ações de sensibilização, mobilização, vistoria e limpeza no âmbito do IFB.
      Período: 2016 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Ensino de Biologia para surdos: Glossário sistêmico bilíngue Português-Libras de termos de Alimentos, Ecologia e Zoologia.
      Este projeto visa divulgar e atender o ensino de Biologia e Ciências Naturais na modalidade Libras para alunos surdos. Libras como L1 para o Ensino de Ciências e Biologia, com enfase nos conteúdos curriculares de Zoologia. Contribuindo para interseção entre aspectos da Língua de Sinais e a Biologia.
      Período: 2016 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Ensino de Libras - Língua Brasileira de Sinais do IFB
      Comissão de trabalho para a elaboração de materiais didáticos do componente curricular Libras, para cursos do IFB, designada pela Portaria nº 2811, de 11/10/2016.
      Período: 2016 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • VARIAÇÃO TEMPORAL E PADRÃO DE ATRATIVIDADE DA COLEOPTEROFAUNA NECRÓFAGA EM DIFERENTES FITOFISIONOMIAS DE CERRADO NO DISTRITO FEDERAL
      A ordem Coleoptera corresponde a segunda maior ordem de importância forense, com diversos representantes necrófagos, participantes fundamentais do processo de decomposição em ecossistemas terrestres. Dentre as famílias mais citadas em associação com carcaças em decomposição, destacam-se Scarabaeidae, Dermestidae, Histeridae, Cleridae e Silphidae. Este trabalho tem como objetivos avaliar a variação temporal e o padrão de atratividade dos besouros necrófagos em diferentes fitofisionomias do Cerrado no Distrito Federal. O trabalho será desenvolvido em duas áreas de reserva (FAL e PNB) e em três tipos de fitofisionomias: mata de galeria, cerrado sensu stricto e campo limpo, em um gradiente de áreas fechadas para áreas mais abertas, durante dois anos de coleta em meses característicos das estações seca e chuvosa. Utilizaremos diversas carcaças de porcos natimortos de pequeno porte e observaremos ao longos dos diferentes estágios de decomposição (fresco, intermediário e avançado) nas áreas experimentais a fim de testar a atratividade da coleopterofauna do Cerrado e o efeito dos fatores abióticos sobre a comunidade de besouros necrófagos. Até o momento, não há trabalhos publicados que tratem das espécies de coleópteros necrófagos no bioma Cerrado como foco principal de suas discussões.
      Período: 2017 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Estudos Linguísticos da Língua de Sinais Brasileira - Libras
      Este projeto, se insere nos estudos linguísticos da Libras, na linha de pesquisa Léxico e Terminologia desenvolvida no Centro de Estudos Lexicais e Terminológicos (Centro Lexterm) e no Laboratório da Linguística de Língua de Sinais (LabLibras), da Universidade de Brasília em colaboração com o Grupo de Estudo em Linguística da Libras (GEPLIBRAS) e o Grupo de Estudo da Saúde em Libras (GEPSLIBRAS) da Universidade de Brasília - UnB.
      Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Entomologia Forense: Ecologia e padrões de decomposição animal
      Realizar estudos sobre a composição da comunidade de insetos necrófagos em carcaças de animais em decomposição e sobre o cadáveres humanos nos diferentes biomas brasileiros, especialmente no Cerrado, Semi-árido e Mata Atlântica. Atenção especial é voltada para a descrição de possíveies padrões de sucessão ecológica, em relação às fases da decompoisção de carcaças . Realizar estudos aprofundados sobre a biologia, comportamento, ciclos de vida, desenvolvimento e diversidade de insetos necrófagos.
      Período: 2003 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Biologia de Insetos
      O objetivo principal deste projeto é o estudo sobre a Biologia e Morfologia de insetos da ordem DIPTERA e manipulação experimental de insetos exóticos ou invasores do Bioma Cerrado. Esperamos contribuir para o conhecimento da diversidade de insetos holometamórficos, principalmente do grupo acima citado, abordando aspectos relacionados à biologia, morfologia, taxonomia e sistemática. As pesquisas são aplicadas nas áreas de Evolução, Parasitologia e Saúde Pública em ambientes urbanos e peri-urbanos, e Controle Biológico na área agrícola. Atualmente os seguintes subprojetos estão associados: (1) ENTOMOLOGIA MÉDICA E FORENSE NO PARQUE NACIONAL DE BRASÍLIA, sob a cordenação do Dr. Victor Py-Daniel da UnB; (2) ULTRAESTRUTURA E MORFOLOGIA DOS ESPERMATOZÓIDES DE ANTLIOPHORA (INSECTA) E IMPLICAÇÕES FILOGENÉTICAS, sob a minha coordenação em colaboração com a Dra. Khesller Patrícia Olázia Name da UNIP/DF e Dra. Sônia Nair Báo da UNB; (3) REDE TEMÁTICA PARA ESTUDOS DE DIVERSIDADE, SISTEMÁTICA E LIMITES DISTRIBUCIONAIS DE DIPTERA NOS ESTADOS DO MATO GROSSO, MATO GROSSO DO SUL E RONDÔNIA SISBIOTA Diptera, Região Centro-oeste: Distrito Federal e entorno, sob a coordenação da Dra. Cristiane Vieira de Assis Pujol Luz da Universidade Católica de Brasília/UCB. (4) DÍPTEROS PREDADORES E PARASITOIDES (INSECTA, DIPTERA) COMO PROVEDORES DE, sob a coordenação da Bióloga MSC. Érica Sevilha Harterreiten Souza da UnB.
      Período: 2009 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Bionomia de besouros de importância para a Entomologia Forense, com especial atenção aos Silphidae.
      Estudos bionômicos e padrão de desenvolvimento de besouros necrófagos de importância forense no Cerrado.
      Período: 2014 - 2016 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Influência na atratividade de Oxelytrum discicolle (Coleoptera: Silphidae) por carcaças (Sus scrofa) em diferentes tempos de decomposição no Cerrado e suas implicações para a Entomologia Forense
      Período: 2014 - 2016 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Bases científicas e aplicações da entomologia forense:
o desenvolvimento pós-embrionário das espécies de Calliphoridae (Diptera, Oestroidea) de importância forense e sua aplicação na cronotanatognose
      Utilização de insetos como evidências na solução de casos criminais desenvolveu-se bastante nas últimas três décadas e já é rotina em alguns países, especialmente para atender a demanda da estimativa de intervalo post-mortem (IPM) de cadáveres humanos ou, cronotanatognose. A cronotanatognose é a parte da Medicina Legal que procura diagnosticar o tempo da morte, com base no estudo e análise dos processos deformadores e putrefativos ocorridos após a morte. Os fenômenos da decomposição costumam ser mascarados após as primeiras 72 horas da morte e é aí que a Entomologia Forense se torna uma importante ferramenta auxiliar, que pode prover uma estimativa do intervalo de morte muito precisa, sendo os principais atores, as formas imaturas de moscas das famílias Calliphoridae, Sarcophagidae, Muscidae, Phoridae, Piophilidae, Sphaeroceridae e Stratiomyidae. Muitas são as técnicas disponíveis para a estimativa do IPM entomológico. As técnicas utilizadas em países do hemisfério norte são, rotineiramente, baseadas no princípio da sucessão da fauna de insetos necrófagos sobre o cadáver. Este método não pode ser diretamente aplicado no Brasil, devido às diferenças e comportamento da entomofauna e do clima tropical. A tentativa de identificar ou reconhecer algum padrão de sucessão em cadáveres e, mais recentemente, o estudo da cronologia do desenvolvimento pós-embrionário dos insetos e sua aplicação para a estimar o IPM, especialmente com insetos da da família Calliphoridae, nas fases de larva e de pupa, estágios mais comuns durante a decomposição e nos locais de crimes, tem contribuído bastante com polícia judiciária no Brasil, especialmente com a perícia criminal.
      Período: 2013 - 2016 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Agrobiodiversidade como provedora de serviços ecológicos para sustentabilidade de sistemas agrícolas de produção. PIC - UnB
      Caracterização da fauna de Coleoptera em sistemas de produção de hortaliças e em áreas de vegetação nativa de Cerrado no Distrito Federal.
      Período: 2011 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Procedimentos e Habilidades da Investigação Científica no Ensino de Ciências - PET Ciências UnB
      Pesquisa no Jardim Zoolígico de Brasília de suas características gerais, histórico e localização do Zoo, obervação e classificação de mamíferos , répteis e aves. Confecção de uma cartilha educativa para professores e alunos como recurso para o ensino dos seres vivos.
      Período: 2010 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

    Áreas de Atuação

    • Ciências Biológicas :: Zoologia :: Ciências Biológicas ::
    • Ciências Biológicas :: Zoologia :: Ciências Naturais ::
    • Ciências Biológicas :: Zoologia :: Educação Especial ::

    Idiomas

    • Espanhol: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
    • Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
    • Libras: Lê: NAO_INFORMADO, Fala: BEM, Escreve: NAO_INFORMADO, Compreende: BEM

    Banca Julgadora

    Tipo de Produção2016201720182019Total
    Banca Julgadora para Concurso Público10001
    Participação em Banca de Graduação053210
    Total153211

    Eventos

    Tipo de ProduçãoAnterior201620182019Total
    Participação em Congresso61119
    Participação em Encontro01001
    Participação em Seminário01001
    Participação em Simpósio20013
    Total831214

    Orientação

    Tipo de ProduçãoAnterior201720182019Total
    Orientações em Andamento para Graduação00101
    Outras Orientações Concluídas12115
    Total12216

    Prêmios

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Prêmios11
    Total11

    Produção Bibliográfica

    Tipo de ProduçãoAnterior2016201720182019Total
    Apresentação de Trabalho100001
    Artigo Publicado011103
    Capitulo de Livro Publicado100001
    Curso de Curta Duração Ministrado200002
    Outras Participações em Eventos e Congressos010001
    Trabalho em Eventos11104521
    Total15315529

    Produção Técnica

    Tipo de ProduçãoAnterior20162018Total
    Outra Produção Técnica1214
    Total1214