Detalhes da Produção

TipoOrientações Concluídas para Mestrado
GrupoOrientação
DescriçãoMárcia Lucindo Lages Amorim. PERPECTIVAS E IMPLICAÇÕES DA CORPOREIDADE NA PRÁXIS PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO. 2004. Dissertação de mestrado (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília. ORIENTADOR_PRINCIPAL.
AutorRobert Kenyon Walker
Ano2004

Informações Complementares

Ano2004
BolsaNAO
Código da Instituição554300000007
Código do Curso51520010
Descricão e Informacões AdicionaisRessaltar o papel de outras linguagens para a aprendizagem ao se considerar a corporeidade na práxis pedagógica é o grande convite do estudo em questão, buscando levantar as implicações e as perspectivas do processo educativo que considera a corporeidade como protagonista do aprender, a partir da pesquisa de campo desenvolvida. O referencial teórico que sustenta a concepção de corporeidade apresentada na pesquisa está, principalmente, ancorado nas idéias e teorias defendidas por Merleau-Ponty, evidenciando que esta dimensão é a comunicação entre o corpo, o espírito e o emocional; outras teorias que tratam da relação corpo, espírito, emoção e intelecto, enriquecem o entendimento desse fenômeno, abordando a discussão sobre a necessária vivência da corporeidade para um ser pleno. A reflexão sobre a condição terrena e existencial é trabalhada com suporte nas idéias de Edgar Morin e a articulação de Corporeidade e Educação delineia os caminhos possíveis para se fazer uma educação diferenciada, baseada nas idéias de René Barbier, Hugo Assmann, Silvino Santin, Leonardo Boff, João Batista Freire e Cesar Barbieri, esses dois últimos representantes da área de Educação Física, contribuindo com a dinâmica do movimento para a ressignificação do espaço escolar. Outros autores que abordam o tema corpo são utilizados para uma maior articulação das concepções defendidas e para um melhor entendimento da idéia apresentada. Refletindo sobre questões ligadas ao nível de ensino pesquisado, o Ensino Médio, levantam-se problemas e particularidades específicas nesta fase e apresenta-se a concepção Merleaupontyana de corporeidade como forma possível para a valorização de um trabalho corpóreo, considerando a necessidade de um processo de aprendizagem que valorize o movimento, com suporte da teoria Walloniana. Entrevistas, observações, grupos focais e fotografias foram os instrumentos que auxiliaram na coleta dos dados e possibilitaram uma visão mais ampla da temática do estudo.
IdiomaInglês
NaturezaDissertação de mestrado
nome da instituicaoUniversidade Católica de Brasília
nome do cursoEducação
nome do orientadoMárcia Lucindo Lages Amorim
numero de paginas182
PaísBrasil
RelevânciaNAO
TipoACADEMICO
tipo de orientacaoORIENTADOR_PRINCIPAL
TítuloPERPECTIVAS E IMPLICAÇÕES DA CORPOREIDADE NA PRÁXIS PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO