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Detalhes da Produção
Tipo | Orientações Concluídas para Mestrado |
Grupo | Orientação |
Descrição | Márcia Lucindo Lages Amorim. PERPECTIVAS E IMPLICAÇÕES DA CORPOREIDADE NA PRÁXIS PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO. 2004. Dissertação de mestrado (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília. ORIENTADOR_PRINCIPAL. |
Autor | Robert Kenyon Walker |
Ano | 2004 |
Informações Complementares
Ano | 2004 |
Bolsa | NAO |
Código da Instituição | 554300000007 |
Código do Curso | 51520010 |
Descricão e Informacões Adicionais | Ressaltar o papel de outras linguagens para a aprendizagem ao se considerar a corporeidade na práxis pedagógica é o grande convite do estudo em questão, buscando levantar as implicações e as perspectivas do processo educativo que considera a corporeidade como protagonista do aprender, a partir da pesquisa de campo desenvolvida. O referencial teórico que sustenta a concepção de corporeidade apresentada na pesquisa está, principalmente, ancorado nas idéias e teorias defendidas por Merleau-Ponty, evidenciando que esta dimensão é a comunicação entre o corpo, o espírito e o emocional; outras teorias que tratam da relação corpo, espírito, emoção e intelecto, enriquecem o entendimento desse fenômeno, abordando a discussão sobre a necessária vivência da corporeidade para um ser pleno. A reflexão sobre a condição terrena e existencial é trabalhada com suporte nas idéias de Edgar Morin e a articulação de Corporeidade e Educação delineia os caminhos possíveis para se fazer uma educação diferenciada, baseada nas idéias de René Barbier, Hugo Assmann, Silvino Santin, Leonardo Boff, João Batista Freire e Cesar Barbieri, esses dois últimos representantes da área de Educação Física, contribuindo com a dinâmica do movimento para a ressignificação do espaço escolar. Outros autores que abordam o tema corpo são utilizados para uma maior articulação das concepções defendidas e para um melhor entendimento da idéia apresentada. Refletindo sobre questões ligadas ao nível de ensino pesquisado, o Ensino Médio, levantam-se problemas e particularidades específicas nesta fase e apresenta-se a concepção Merleaupontyana de corporeidade como forma possível para a valorização de um trabalho corpóreo, considerando a necessidade de um processo de aprendizagem que valorize o movimento, com suporte da teoria Walloniana. Entrevistas, observações, grupos focais e fotografias foram os instrumentos que auxiliaram na coleta dos dados e possibilitaram uma visão mais ampla da temática do estudo. |
Idioma | Inglês |
Natureza | Dissertação de mestrado |
nome da instituicao | Universidade Católica de Brasília |
nome do curso | Educação |
nome do orientado | Márcia Lucindo Lages Amorim |
numero de paginas | 182 |
País | Brasil |
Relevância | NAO |
Tipo | ACADEMICO |
tipo de orientacao | ORIENTADOR_PRINCIPAL |
Título | PERPECTIVAS E IMPLICAÇÕES DA CORPOREIDADE NA PRÁXIS PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO |