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Detalhes da Produção
Tipo | Orientações Concluídas para Mestrado |
Grupo | Orientação |
Descrição | Ana Jusselma Rangel. O ensino de física e a formação de competências e habilidades cognitivas na primeira série do ensino médio. 2002. Dissertação de mestrado (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília. ORIENTADOR_PRINCIPAL. |
Autor | Robert Kenyon Walker |
Ano | 2002 |
Informações Complementares
Ano | 2002 |
Bolsa | NAO |
Código da Instituição | 554300000007 |
Código do Curso | 51520010 |
Descricão e Informacões Adicionais | O estudo em curso tem por objetivo reunir informações sobre formaçção de competências e habilidades cognitivas, especificamente na primeira série do ensino médio regular diurno, com vistas à implementação da Lei 9394/96 no que diz respeito às finalidades da Educação Básica e o Ensino da Física. De nossa experiência sabemos que professores de Física geralmente privilegiam a transmissão dos conhecimentos de Física, como sendo um patrimônio cultural, que devem ser repassados às gerações futuras. Por isso, nos centramos, de um lado no estudo da Lei 9394/96 e de alguns autores como Piaget e Chomsky, entre outros e, de outro lado, no estudo pormenorizado de duas turmas de alunos da primeira série do ensino médio regular diurno, durante um semestre, nas aulas de Física. Entrevistas com professores, observação em sala de aula, teste com os alunos e auto-avaliação dos alunos foram os instrumentos de coleta de dados utilizados na pesquisa. Os resultados mostram que, na primeira série de endino médio, no primeiro semestre, a cinemática, por aliar a matemáteda e as grandezas físicas, tende a reforçar o estágio das operações concretas, facilitando o amadurecimento do pensamento lógico-matemático e, portanto, esquemas de ação e transferibilidade. Os resultados indicam que professores de Física não situam as dificuldades apresentadas pelos alunos na elaboração dos conceitos da Física, nem concebem a resolução de problemas como algo intrínseco à aprendizagem. A Lei 9394/96 propõe um novo entendimento do aprender e do ensinar. Concluímos, portanto, que a Física, assim como outras disciplinas voltadas para o desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas, facilita o desenvolvimento de estruturas mentais que permitam ao aluno conhecer, criar e recriar, a partir de interações com o meio cultural e ambiental. |
Idioma | Inglês |
Natureza | Dissertação de mestrado |
nome da instituicao | Universidade Católica de Brasília |
nome do curso | Educação |
nome do orientado | Ana Jusselma Rangel |
numero de paginas | 135 |
País | Brasil |
Relevância | NAO |
Tipo | ACADEMICO |
tipo de orientacao | ORIENTADOR_PRINCIPAL |
Título | O ensino de física e a formação de competências e habilidades cognitivas na primeira série do ensino médio |