Detalhes da Produção

TipoOutras Orientações Concluídas
GrupoOrientação
DescriçãoTalita Braga Silveira. Descentralização, integralidade e participação social:. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Discente do curso de pós-graduação em Vigilância S) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
AutorJuliana Oliveira de Toledo
Ano2012

Informações Complementares

Ano2012
BolsaNAO
Código da Instituição089100000004
Código do Curso90000029
Descricão e Informacões AdicionaisA vigilância sanitária atua através de práticas e objetos diversos e suas ações são orientadas pelos mesmos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Propusemos uma reflexão crítica sobre as condições de interação da prática de vigilância sanitária com proposições constitucionais do SUS: descentralização, integralidade e participação social. A vigilância sanitária vem se organizando de acordo com o SUS em um processo mais lento e tardio que o percebido nas ações de atenção à saúde. Essa deficiência já foi percebida pelos setores competentes e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) já iniciou discussões e fomenta ações para o fortalecimento e consolidação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). O estudo constatou que são necessárias estratégias para o fortalecimento dos recursos humanos em vigilância sanitária, já que são os agentes responsáveis pela consolidação da vigilância sanitária mais atrelada aos princípios do SUS.
Descricão e Informacões Adicionais(en)A vigilância sanitária atua através de práticas e objetos diversos e suas ações são orientadas pelos mesmos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Propusemos uma reflexão crítica sobre as condições de interação da prática de vigilância sanitária com proposições constitucionais do SUS: descentralização, integralidade e participação social. A vigilância sanitária vem se organizando de acordo com o SUS em um processo mais lento e tardio que o percebido nas ações de atenção à saúde. Essa deficiência já foi percebida pelos setores competentes e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) já iniciou discussões e fomenta ações para o fortalecimento e consolidação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). O estudo constatou que são necessárias estratégias para o fortalecimento dos recursos humanos em vigilância sanitária, já que são os agentes responsáveis pela consolidação da vigilância sanitária mais atrelada aos princípios do SUS.
IdiomaPortuguês
NaturezaMONOGRAFIA_DE_CONCLUSAO_DE_CURSO_APERFEICOAMENTO_E_ESPECIALIZACAO
nome da instituicaoPontifícia Universidade Católica de Goiás
Nome do CursoDiscente do curso de pós-graduação em Vigilância S
nome do orientadoTalita Braga Silveira
PaísBrasil
RelevânciaNAO
TítuloDescentralização, integralidade e participação social:
Título(en)Descentralização, integralidade e participação social: