Detalhes da Produção

TipoOrientações Concluídas para Mestrado
GrupoOrientação
DescriçãoMaristela Jesus da Silva. Barreiras à Participação em Comunidades Virtuais. 2007. Dissertação de mestrado (Mestrado em Mestrado em Gestão do Conhecimento e da TI) - Universidade Católica de Brasília. ORIENTADOR_PRINCIPAL.
AutorPaulo Sérgio Vilches Fresneda
Ano2007

Informações Complementares

Ano2007
BolsaSIM
Código da Instituição554300000007
Código do Curso90000003
Descricão e Informacões AdicionaisRESUMO No contexto de um mundo empresarial novo, global e complexo, a habilidade de compartilhar e criar novos conhecimentos é central à concepção da gestão do conhecimento. Para isso, é preciso que as pessoas relacionem-se umas com as outras, o que requer das organizações o desenvolvimento de estratégias específicas para encorajá-las a realizarem trocas espontâneas. Uma das práticas referenciadas na literatura para encorajar o compartilhamento e a criação de novos conhecimentos entre as unidades organizacionais e de negócios e entre as organizações e os seus ambientes são as comunidades virtuais. As comunidades virtuais se apresentam como uma alternativa capaz de atender as necessidades das pessoas estabelecerem trocas espontâneas de conhecimento ao mesmo tempo em que permitem às organizações acessarem de forma mais organizada o conhecimento gerado a partir dessas trocas. Entretanto, a despeito das facilidades que as tecnologias de informação e comunicação oferecem à construção de comunidades virtuais, a literatura aponta para a existência de um baixo nível de participação ativa dos membros na vida dessas comunidades. Com base nessa constatação, este projeto de pesquisa objetiva identificar e descrever alguns fatores que se apresentam como barreiras à participação ativa dos membros em comunidades virtuais. Para isso, realizar-se-á pesquisa bibliográfica com o objetivo de levantar na literatura esses fatores e pesquisa de campo que servirá como meio de investigação empírica para avaliar a percepção dos membros de comunidade virtuais com relação aos fatores identificados. Como resultado, espera-se identificar as barreiras à participação ativa dos membros em comunidades virtuais; contribuir para que comunidades e organizações cientes dessas barreiras possam elaborar estratégias e ações que visem eliminá-las ou mitigá-las; e contribuir para outros estudos acadêmicos relacionados ao tema.
IdiomaPortuguês
NaturezaDissertação de mestrado
Nome da AgênciaEmpresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
nome da instituicaoUniversidade Católica de Brasília
nome do cursoMestrado em Gestão do Conhecimento e da TI
nome do orientadoMaristela Jesus da Silva
numero de paginas0
PaísBrasil
RelevânciaSIM
TipoPROFISSIONALIZANTE
tipo de orientacaoORIENTADOR_PRINCIPAL
TítuloBarreiras à Participação em Comunidades Virtuais