Ano | 2012 |
Cidade de Apresentação | Brasília, D.F. |
Descricão e Informacões Adicionais | O contexto brasileiro aponta para um momento em que a realidade desafia e provoca a imaginação do educador, quando se depara com o fenômeno da violência. Os meios de comunicação de massa invadem nossos sentidos com espetáculos de horror, que ora sinalizam a barbárie, ora nos colocam nas vésperas ou antevésperas de uma guerra civil, produzindo um deslocamento nos conteúdos do imaginário social, pelo qual o mito do homem cordial vai cedendo espaço à lei do mais forte . A modernidade causa desamparo, mal-estar e incertezas, onde são precários os limites e fronteiras entre o conhecido e o desconhecido, entre a ordem e a desordem, entre o racional e o irracional. Percebe-se uma desarmonia na estrutura da sociedade, traduzida pela negação de direitos básicos dos cidadãos, ausência explícita de políticas públicas e sociais. O estilo trágico do mundo contemporâneo é marcado pela insegurança, a desconfiança e o medo, sentimentos provocados pelos mais diversos tipos de violência, que culminam com a desarmonia nos laços sociais. A configuração atual da criminalidade explicita a fraqueza da existência humana, frente a regiões como o Entorno do Distrito Federal, representado por um conjunto de cidades que nasceram ao redor de Brasília, dependem da economia e dos serviços oferecidos pelo DF, como o acesso à saúde, ao trabalho e á educação. Estas localidades estão entre as mais pobres e violentas do Brasil, demarcadas por grupos vulneráveis à violência, sejam como agressores, ou como vítimas. Este é o universo dos jovens, sem esperança de uma educação aprimorada que os conduza à inserção profissional, e a uma vida digna como cidadãos. Estabelece-se a revolta, a cultura do medo , uma combinação explosiva de estereótipos, violência simbólica, violência física, e racismo, que testemunha o abismo entre polícia e juventude. |
Descricão e Informacões Adicionais(en) | The Brazilian context reveals a singular moment in which the reality challenges and provokes the imagination of the educator up to the moment one faces the phenomenon of violence. The media invades our senses with horror reality shows, which sometimes presents the barbarian, or put ourselves in the day after tomorrow or the day after a civil war, producing a changing in the social imaginary daily life, where the nice man cedes space to the most powerful force. The modernity causes despair, loneliness, uncertainties, where the limits and boundaries are precarious and mix up the known and unknown world, order and disorder, the rational and irrational. We realize that there is a disharmony in the structure of the society, translated into the absence of basic rights to the citizens, an explicit absence of public and social politics. The tragic style of the contemporary world is marked by insecurity, suspicious, fear, sentiments arisen inside the person due to the most different kind of violence, which culminates with the disharmony of social links. The openly configuration of criminality exposes the weakness of human beings especially in regions as the roundabouts of the Federal District, represented by a set of towns which were built nearby Brasilia, and depend on its economy, and services offered by the capital, as health, employment and education opportunities. |
Divulgação Científica | NAO |
Idioma | Português |
Instituição Promotora | UNESCO/UNI TWIN/UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA |
Local da Apresentação | Campus II da Universidade Católica de Brasília |
Natureza | SEMINARIO |
Nome do Evento | SEMINÁRIO INTERNACIONAL VIOLÊNCIA E DIREITOS HUMANOS: ESPAÇOS DA EDUCAÇÃO |
País | Brasil |
Relevância | NAO |
Título | A Violência no Distrito Federal: Desafios para os Educadores |
Título(en) | VIOLENCE IN THE FEDERAL DISTRICT: CHALLENGES FOR THE EDUCATORS |