Detalhes da Produção

TipoOrganização de Evento
GrupoProdução Bibliográfica
DescriçãoBIJOS, L. M. J. ; ABREU, Ricardo Vidal ; ANDRADE, Thalis Ryan de. Breve Introdução ao Comércio Internacional. 2011.
AutorLeila Maria Da Juda Bijos
Ano2011

Informações Complementares

Ano2011
CidadeBrasília - DF
Descricão e Informacões AdicionaisA Organização Mundial do Comércio (OMC) dispõe de um arcabouço jurídico para o exame das relações entre o multilateralismo e a integração regional, mas limita-se basicamente à análise dos aspectos comerciais dessa realidade econômica e política complexa. A globalização e a regionalização constituem fenômenos que respondem a fatores políticos, econômicos variados, e o papel que estão desempenhando na construção da ordem mundial contemporânea. As regras da OMC com respeito a acordos regionais provêm do Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT), aprovado em 1947 (artigo XXIV) e4 de interpretação dada a esses dispositivos durante a Rodada Uruguai, que criou a Organização Mundial do Comércio. Os temas cobertos pelo artigo XXIV não esgotam o fenômeno do regionalismo. Outras circunstâncias econômicas, como a geografia, constituem fatores determinantes do fenômeno, que inclusive, foram analisados por Paul Krugman. Constata-se que a América do Sul - diferentemente da América Latina como um todo - constitui uma unidade fisicamente contígua, com oportunidades para a cooperação regional, imbuída de três vetores principais: logística/transporte, telecomunicações e energia. que se desenvolvidos simultaneamente adicionam valor, reduzem custos e ampliam as vantagens comparativas em um processo de inserção competitiva na ecoomia mundial.
Divulgação CientíficaNAO
duracao em semanas1
flag evento itineranteS
IdiomaPortuguês
Instituição PromotoraCentro Universitário do Distrito Federal
LocalCampus da 904 Sul - Curso de Relações Internacionais
Meio de DivulgaçãoMEIO_DIGITAL
NaturezaORGANIZACAO
PaísBrasil
RelevânciaNAO
TipoOUTRO
TítuloBreve Introdução ao Comércio Internacional