Detalhes da Produção

TipoTexto em Jornal ou Revista
GrupoProdução Bibliográfica
DescriçãoZARA, L. F.. Pesquisadores pretendem desenvolver diagnósticos de câncer a partir de análise de fios de cabelo. ABIFCCNotícias 2006 - Associação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Combate ao Câncer, , p. - , . 2006.
AutorLuiz Fabricio Zara
Ano2006

Informações Complementares

Ano do Texto2006
Descricão e Informacões AdicionaisPesquisadores pretendem desenvolver diagnósticos de câncer a partir de análise de fios de cabelo O grupo de pesquisadores da Universidade Católica de Brasília e CNPq iniciam a partir de maio a aplicação de uma pesquisa em todos os estados nordestinos que pretende diagnosticar o câncer a partir da análise de fios de cabelo. São Luís é a primeira cidade a receber orientações para aplicação da pesquisa e coleta de amostras. A Organização Mundial de Saúde previu, em 2003, que a freqüência de casos de câncer na população mundial aumentaria 50% até o ano de 2020. O mesmo relatório apontou que 1/3 dos casos poderiam ser evitados com políticas públicas simples, que visassem a prevenção e o diagnóstico precoce. Isso porque, sobretudo em países em desenvolvimento, até em 80% dos casos o tratamento é iniciado quando já é muito tarde. Mas, um grupo de pesquisadores brasileiros está desenvolvendo uma pesquisa pioneira no mundo que pretende apresentar uma nova metodologia de auxílio ao diagnóstico de câncer a partir da análise de fios de cabelo. Os pacientes escolhidos para participar da pesquisa foram divididos igualmente entre pacientes portadores de cânceres diversos à exceção dos de pele e pacientes saudáveis, sem histórico de câncer na família. "Os resultados foram animadores e apontaram para a possibilidade de desenvolver uma nova metodologia de auxílio ao diagnóstico baseada na análise da inter-relação entre os metais encontrados nas amostras de fios de cabelo. Observamos que há diferenças significativas na combinação dos elementos químicos das células de pessoas saudáveis e portadoras de câncer. No futuro, acreditamos que o exame, além de detectar precocemente se uma pessoa tem a doença ou a tendência a desenvolvê-la, poderá descobrir onde está o tumor primário, o que significará um grande avanço no tratamento destes pacientes", explica o coordenador geral da pesquisa e do Grupo de Saúde e Meio Ambiente da UCB, Dr. Luiz Fabrício Zara.
Divulgação CientíficaNAO
IdiomaPortuguês
Meio de DivulgaçãoOUTRO
NaturezaJORNAL_DE_NOTICIAS
pais de publicacaoBrasil
RelevânciaNAO
titulo do jornal ou revistaABIFCCNotícias 2006 - Associação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Combate ao Câncer
titulo do textoPesquisadores pretendem desenvolver diagnósticos de câncer a partir de análise de fios de cabelo