Detalhes da Produção

TipoOrientações Concluídas para Mestrado
GrupoOrientação
DescriçãoThaisa Borges Rocha. Águas Subterrânes Enriquecidas Naturalmente com Vanádio e MolibdÊnio: Avaliação do potencial medicinal. 2009. Dissertação de mestrado (Mestrado em Mestrado Em Ciências Ambientais e Saúde) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. ORIENTADOR_PRINCIPAL.
AutorLuiz Fabricio Zara
Ano2009

Informações Complementares

Ano2009
BolsaSIM
Código da Instituição089100000004
Código do Curso90000010
Descricão e Informacões AdicionaisA importância dos elementos traço na saúde humana foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde em 1973 com a elaboração do relatório que estabeleceu suas essencialidades, necessidades e metabolismo em humanos, sendo atualizado de 1988 a 1990, em colaboração com a Organização de Alimentação e Agricultura das Nações Unidas e com a Agência Internacional de Energia Atômica, evidenciando as relações dos elementos traço na nutrição e saúde humana (OMS, 1998). No Brasil, a portaria número 917 de 03 de maio de 2006, do Ministério da Saúde, considerou que o termalismo social/crenoterapia constituem uma abordagem reconhecida de indicação e uso de águas minerais de maneira complementar aos demais tratamentos de saúde e que nosso país dispõe de recursos naturais e humanos ideais ao seu desenvolvimento, reconhecendo assim o valor terapêutico das águas medicinais e sua utilização nos Serviços de Saúde Pública. O elemento vanádio tem se tornado objeto de interesse entre nutricionistas desde a descoberta de que várias espécies marinhas apresentam este metal como um elemento essencial (Almedeida et al, 2001), estando associado à manutenção normal de várias funções corporais, interferindo em sistemas enzimáticos de diferentes ATPases, proteínas kinases, ribonucleases e fosfatases. A deficiência aponta para várias disfunções fisiológicas incluindo as da glândula tireóide, metabolismo glicídico e lipídico (Mukherjee et al, 2004). Enquanto que o elemento molibdênio constitui as enzimas que participam de importantes reações de óxido-redução (oxidação de aldeídos e outros), sendo análogo ao do elemento manganes. Neste sentido o projeto visa avaliar os níveis dos elementos traços nas amostras de águas subterrâneas enriquecidas naturalmente de vanádio e molibdênio do balneário de Ibirá no interior do Estado de São Paulo e suas possíveis potencialidades medicinais, visando a utilização nos procedimentos terapêuticos da medicina complementar credenciados no SUS.
Descricão e Informacões Adicionais(en)A importância dos elementos traço na saúde humana foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde em 1973 com a elaboração do relatório que estabeleceu suas essencialidades, necessidades e metabolismo em humanos, sendo atualizado de 1988 a 1990, em colaboração com a Organização de Alimentação e Agricultura das Nações Unidas e com a Agência Internacional de Energia Atômica, evidenciando as relações dos elementos traço na nutrição e saúde humana (OMS, 1998). No Brasil, a portaria número 917 de 03 de maio de 2006, do Ministério da Saúde, considerou que o termalismo social/crenoterapia constituem uma abordagem reconhecida de indicação e uso de águas minerais de maneira complementar aos demais tratamentos de saúde e que nosso país dispõe de recursos naturais e humanos ideais ao seu desenvolvimento, reconhecendo assim o valor terapêutico das águas medicinais e sua utilização nos Serviços de Saúde Pública. O elemento vanádio tem se tornado objeto de interesse entre nutricionistas desde a descoberta de que várias espécies marinhas apresentam este metal como um elemento essencial (Almedeida et al, 2001), estando associado à manutenção normal de várias funções corporais, interferindo em sistemas enzimáticos de diferentes ATPases, proteínas kinases, ribonucleases e fosfatases. A deficiência aponta para várias disfunções fisiológicas incluindo as da glândula tireóide, metabolismo glicídico e lipídico (Mukherjee et al, 2004). Enquanto que o elemento molibdênio constitui as enzimas que participam de importantes reações de óxido-redução (oxidação de aldeídos e outros), sendo análogo ao do elemento manganes. Neste sentido o projeto visa avaliar os níveis dos elementos traços nas amostras de águas subterrâneas enriquecidas naturalmente de vanádio e molibdênio do balneário de Ibirá no interior do Estado de São Paulo e suas possíveis potencialidades medicinais, visando a utilização nos procedimentos terapêuticos da medicina complementar credenciados no SUS.
IdiomaPortuguês
NaturezaDissertação de mestrado
Nome da AgênciaPontifícia Universidade Católica de Goiás
nome da instituicaoPontifícia Universidade Católica de Goiás
nome do cursoMestrado Em Ciências Ambientais e Saúde
nome do orientadoThaisa Borges Rocha
numero de paginas0
numero id orientado9212769049482289
PaísBrasil
RelevânciaNAO
TipoACADEMICO
tipo de orientacaoORIENTADOR_PRINCIPAL
TítuloÁguas Subterrânes Enriquecidas Naturalmente com Vanádio e MolibdÊnio: Avaliação do potencial medicinal
Título(en)Águas Subterrânes Enriquecidas Naturalmente com Vanádio e MolibdÊnio: Avaliação do potencial medicinal