Detalhes da Produção

TipoOutras Orientações Concluídas
GrupoOrientação
DescriçãoFrancisco Fernandes de Araújo Junior. ANÁLISE GEOQUÍMICA DOS ELEMENTOS MAIORES, MENORES E TRAÇOS DOS SEDIMENTOS DO AÇUDE DE LUCRÉCIA - RIO GRANDE DO NORTE. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Engenharia Ambiental) - Universidade Católica de Brasília.
AutorLuiz Fabricio Zara
Ano2005

Informações Complementares

Ano2005
BolsaNAO
Código da Instituição554300000007
Código do Curso90000007
Descricão e Informacões AdicionaisA maioria dos processos, naturais ou antrópicos, que ocorre na superfície terrestre se expressa pela presença de associações de elementos químicos características do processo gerador e geograficamente associado à sua área de ocorrência. Entretanto, tais assinaturas geoquímicas, que são singulares, poderão estar mascaradas pela superposição de outras, provenientes de outras origens. Com isso, o sinal geoquímico identificável, por exemplo, nas águas e nos sedimentos ativos de bacias hidrográficas constitui-se num somatório de contribuições originadas do ambiente natural e da ação do homem. Na medida em que um sinal geoquímico complexo seja interpretado com apoio em dados e ferramentas que favoreçam uma abordagem multidisciplinar, haverá a possibilidade de que este seja decomposto, podendo ser identificados e isolados os processos geradores, naturais ou antrópicos. Os processos naturais do intemperismo, atuando sobre ocorrências e jazimentos minerais, podem promover um enriquecimento no conteúdo metálico dos solos e das águas naturais superficiais e subterrâneas. As respostas geoquímicas do ambiente são controladas, em primeiro lugar, pelos processos naturais, geológicos, pedológicos, climáticos e biológicos. Superpondo-se a essa herança, a presença do homem adquire papel importante pelas possibilidades de alteração que promove no ambiente geoquímico a partir das concentrações urbanas, atividades industriais e agrícolas. Na investigação dos relacionamentos geográficos da distribuição de elementos químicos com as feições naturais e as alterações antrópicas, a geoquímica multielementar apresenta-se como um instrumento de grande capacidade de discriminação. O presente estudo visa analisar a dispersão dos teores dos metais nas principais drenagens do açude de Lucrécia, pois, os elementos constituintes nos sedimentos quando lixiviados ou carreados para o corpo hídrico principal (açude) pode contribuir significativamente como fonte de nutrientes e contaminantes.
IdiomaPortuguês
NaturezaTRABALHO_DE_CONCLUSAO_DE_CURSO_GRADUACAO
nome da instituicaoUniversidade Católica de Brasília
Nome do CursoEngenharia Ambiental
nome do orientadoFrancisco Fernandes de Araújo Junior
numero de paginas79
PaísBrasil
RelevânciaNAO
TítuloANÁLISE GEOQUÍMICA DOS ELEMENTOS MAIORES, MENORES E TRAÇOS DOS SEDIMENTOS DO AÇUDE DE LUCRÉCIA - RIO GRANDE DO NORTE