Detalhes da Produção

TipoOrientações Concluídas para Mestrado
GrupoOrientação
DescriçãoMaria do Carmo Soares de mendonça. A percepção gerencial sobre o modelo de gestão da segurança da informação de uma empresa pública de TIC: perspectiva de evolução para um modelo de governança. 2007. Dissertação de mestrado (Mestrado em Gestão do Conhecimento e da Tec. da Informação) - Universidade Católica de Brasília. CO_ORIENTADOR.
AutorRildo Ribeiro dos Santos
Ano2007

Informações Complementares

Ano2007
BolsaNAO
Código da Instituição554300000007
Código do Curso90000008
Descricão e Informacões AdicionaisData da defesa: 14-set-2007 Resumo: No mundo globalizado da tecnologia da informação e comunicação, as ameaças a sistemas de informação e redes de computadores qualificam a segurança da informação como elemento de diferencial competitivo, para garantir o sucesso de uma organização, pública ou privada. Neste contexto, a gestão da segurança assume um papel de protagonista na estratégia de conhecer riscos e definir controles adequados para garantir a perenidade institucional, aliando-se à responsabilidade da alta administração, gerentes executivos, clientes e interessados (stakeholders) na definição e no apoio aos planos que possam suportar o objetivo do negócio. Com este direcionamento, na atualidade, percebe-se a tendência de adotar-se uma estrutura de governança da segurança da informação, buscando garantir que a segurança seja substancialmente atrelada ao objetivo estratégico de crescimento sustentável da empresa. Diante disto, esse estudo se propôs a investigar a percepção dos gerentes executivos de uma empresa pública de TIC sobre a segurança da informação no âmbito de seus segmentos de atuação. A pesquisa discutiu as questões sobre governança e gestão, segurança em recursos humanos, planejamento, gestão de incidentes, continuidade do negócio e conformidade com requisitos legais. O resultado da pesquisa indicou que, apesar de existir uma política de gestão de segurança da informação, fatores como pouca visibilidade estratégica da segurança pela alta administração, apoio parcialmente suficiente da alta direção e integração parcial entre as áreas para melhorar o nível de segurança têm sido determinantes para que as ações de segurança sejam isoladas, sinalizando a necessidade de controles mais efetivos sobre o investimento em segurança e seu resultado sobre o negócio.
IdiomaPortuguês
NaturezaDissertação de mestrado
nome da instituicaoUniversidade Católica de Brasília
nome do cursoGestão do Conhecimento e da Tec. da Informação
nome do orientadoMaria do Carmo Soares de mendonça
PaísBrasil
RelevânciaNAO
TipoPROFISSIONALIZANTE
tipo de orientacaoCO_ORIENTADOR
TítuloA percepção gerencial sobre o modelo de gestão da segurança da informação de uma empresa pública de TIC: perspectiva de evolução para um modelo de governança