Detalhes da Produção

TipoTrabalho em Eventos
GrupoProdução Bibliográfica
DescriçãoFASIABEN, M. C. R. ; do Prado, Hércules Antonio ; SIMON, Marcelo Fragomeni ; Gomes, E. G.. Classificação e caracterização de sistemas de produção familiares do Semi-Árido com ênfase nas perdas inerentes ao processo produtivo. In: IX International Congress of the Brazilian Studies Association (BRASA), 2008, Louisiana. Anais do IX International Congress of the Brazilian Studies Association (BRASA), 2008. v. . p. -.
AutorHercules Antonio do Prado
Ano2008

Informações Complementares

Ano de Realização2008
Ano do Trabalho2008
Cidade do EventoLouisiana
Classificação do EventoINTERNACIONAL
Descrição e Informações AdicionaisEstudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mostrou a magnitude das perdas do plantio à pré-colheita no Brasil: de 1996 a 2002 deixaram de ser colhidas 28 milhões de toneladas de grãos, sendo que nos estados do Nordeste concentraram-se os maiores os índices de perdas. O presente trabalho origina-se de projeto da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, cujo objetivo era caracterizar as perdas associadas aos principais sistemas de produção familiares da região semi-árida do país. Procedeu-se à classificação de estabelecimentos e à caracterização de seus sistemas produtivos e das perdas inerentes. Utilizaram-se dados levantados para os anos agrícolas 2002/2003 e 2003/2004 em 212 estabelecimentos, de 18 municípios da região, a partir dos quais obtiveram-se três grupos homogêneos de estabelecimentos, segundo variáveis de área, posse da terra, presença de culturas comerciais, rebanho bovino, trabalho e renda externos e VBP (Valor Bruto da Produção). Cada grupo foi caracterizado segundo as culturas e criações predominantes; uso de tecnologias; produção e destino da produção; produtividades obtidas e esperadas; perdas e suas causas; uso de crédito rural; comercialização e composição do VBP. Registraram maiores perdas o arroz, feijão, milho e algodão, chegando a ultrapassar 50%. Tais perdas estiveram associadas a fatores climáticos e tecnológicos e à precariedade da infra-estrutura e dos serviços disponíveis. Urge buscar alternativas tecnológicas mais apropriadas para a convivência com a seca, melhorar a estrutura de assistência técnica, capacitação, crédito, comercialização e agroindústrias e promover o associativismo participativo e arranjos institucionais locais. Palavras-chave: Perdas na agricultura, Agricultura familiar, Semi-árido brasileiro, classificação de estabelecimentos.
Divulgação CientíficaNAO
Homepage do Trabalho[http://www.brasa.org/_sitemason/files/eCFHJS/Fasiaben%20Prado%20Simon%20Gomes.doc]
IdiomaPortuguês
Meio de DivulgaçãoMEIO_DIGITAL
NaturezaCOMPLETO
Nome do EventoIX International Congress of the Brazilian Studies Association (BRASA)
País do EventoEstados Unidos
RelevânciaNAO
Título dos Anais ou ProceedingsAnais do IX International Congress of the Brazilian Studies Association (BRASA)
Título do TrabalhoClassificação e caracterização de sistemas de produção familiares do Semi-Árido com ênfase nas perdas inerentes ao processo produtivo