Detalhes da Produção

TipoOutras Produções Bibliográfica
GrupoProdução Bibliográfica
DescriçãoSILVA, C. C. ; LAUMANN, R. A. ; MORAES, M C B ; BORGES, M . Otimização da técnica de criação de Euschistus heros para a multiplicação do parasitóide de ovos, Telenomus podisi. Brasília: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2007 (Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento 195).
AutorRaúl Alberto Laumann
Ano2007

Informações Complementares

Ano2007
Cidade da EditoraBrasília
Descricão e Informacões AdicionaisUma técnica de criação massal do percevejo marron da soja, Euschistus heros (Fabr.) (Hemíptera: Pentatomidae) foi testada no laboratório com o objetivo de melhorar a sobrevivência, qualidade e produção de ovos dos insetos. Ninfas e adultos foram criados em densidades de 100 a 400 ovos por placa de Petri (9cm diâmetro) e de 50 a 200 casais por gaiola de criação (900mL), respectivamente. A sobrevivência das ninfas até o estagio de adulto foi maior (89%) quando criadas em densidade de 100 ovos por placa de Petri. A sobrevivência dos adultos foi independente da densidade, e 100 casais por gaiola de criação foi a melhor densidade encontrada para melhorar a qualidade dos insetos. Nessas condições a fecundidade das fêmeas foi de 160,8 9, 28 ovos por fêmea e um total de 8, 950.7 456,4 ovos por gaiola por mês foi produzido. Densidade com 200 casais por gaiola apresentou um decréscimo de 65% na reprodução das fêmeas. Com esta metodologia uma colônia de 35 gaiolas com 100 casais por gaiola produz cerca de 313, 3 mil ovos por mês, quantidade suficiente para liberar o parasitóide de ovos, Telenomus podisi (Hymenoptera: Scelionidae) em 35 hectares de plantio de soja.
EditoraEmbrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
flag-divulgacao-cientificaNAO
flag relevanciaNAO
Homepage do Trabalhohttp://www.cenargen.embrapa.br/publica/trabalhos/bp195.pdf
IdiomaPortuguês
issn isbn1676340
Meio de DivulgaçãoVARIOS
NaturezaBoletim de Pesquisa e Desenvolvimento 195
numero de paginas18
pais de publicacaoBrasil
TítuloOtimização da técnica de criação de Euschistus heros para a multiplicação do parasitóide de ovos, Telenomus podisi