Detalhes da Produção

TipoTrabalho em Eventos
GrupoProdução Bibliográfica
DescriçãoBATISTA, C. O.. A prova como instrumento de avaliação: da intençao do professor à compreensão do estudante. In: V Congresso ibero-americano de Educação Matemática, , Porto. Anais do V Congresso ibero-americano de Educação Matemática, . v. . p. -.
AutorCarmyra Oliveira Batista
Ano2005

Informações Complementares

Ano do Trabalho2005
Cidade do EventoPorto
Classificação do EventoINTERNACIONAL
Descrição e Informações AdicionaisA elaboração desse trabalho teve por objetivo compreender a utilização da prova como instrumento de avaliação em Educação Matemática. A prova ainda é o instrumento que gera maior aceitação e respeito como atestado de aprendizagem e como instrumento suficiente para a avaliação para a comunidade escolar. Por esse motivo, fez-se necessário analisar a utilização desse instrumento de avaliação por um professor - educador matemático - de forma a contribuir para a discussão do tema avaliação em Educação Matemática. Para atingir tal objetivo, adotou-se como fundamentação teórica Freitas, Hadji, Luckesi, Moreto, Muniz, Parâmetros Curriculares Nacionais, Standards, Lüdke e André, entre outros. Para o desenvolvimento da pesquisa, fez-se um Estudo de Caso que envolveu a observação, a entrevista, a análise de provas, comunicação via e-mail e o registro de dados e percepções em Diário de Campo. Realizou-se a pesquisa em uma turma de 6ª série, em uma instituição de ensino privado do Distrito Federal, Brasil. Concluiu-se que: o que o professor faz daquilo que o estudante produziu na prova depende de suas condições de trabalho e de sua concepção do que é aprender/ensinar matemática; esse profissional sofre pressões sociais para manter padrões de avaliação que nem sempre condizem com suas concepções sobre o que é aprender/ensinar e avaliar em Matemática; o educador matemático consegue modificar seu cotidiano de ação pedagógica, mas não consegue vencer as exigências do uso social e institucional da avaliação; o educador matemático necessita constituir a prova como avaliação que signifique aprendizagem de maneira que a sua formulação se aproxime de sua ação pedagógica cotidiana; é necessário que haja espaço de interação afetiva e cognitiva entre aqueles que construíram aprendizagens em parceria: professora/estudante/estudante; para constituir a avaliação como aprendizagem é necessário que sejam analisados e ajustados os objetivos, conteúdos e número de questões de prova; as questõ
Divulgação CientíficaNAO
IdiomaPortuguês
Meio de DivulgaçãoVARIOS
NaturezaCOMPLETO
Nome do EventoV Congresso ibero-americano de Educação Matemática
País do EventoPortugal
RelevânciaSIM
Título dos Anais ou ProceedingsV Congresso ibero-americano de Educação Matemática
Título do TrabalhoA prova como instrumento de avaliação: da intençao do professor à compreensão do estudante