This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Detalhes da Produção
Tipo | Trabalho em Eventos |
Grupo | Produção Bibliográfica |
Descrição | BATISTA, C. O.. A prova como instrumento de avaliação: da intençao do professor à compreensão do estudante. In: V Congresso ibero-americano de Educação Matemática, , Porto. Anais do V Congresso ibero-americano de Educação Matemática, . v. . p. -. |
Autor | Carmyra Oliveira Batista |
Ano | 2005 |
Informações Complementares
Ano do Trabalho | 2005 |
Cidade do Evento | Porto |
Classificação do Evento | INTERNACIONAL |
Descrição e Informações Adicionais | A elaboração desse trabalho teve por objetivo compreender a utilização da prova como instrumento de avaliação em Educação Matemática. A prova ainda é o instrumento que gera maior aceitação e respeito como atestado de aprendizagem e como instrumento suficiente para a avaliação para a comunidade escolar. Por esse motivo, fez-se necessário analisar a utilização desse instrumento de avaliação por um professor - educador matemático - de forma a contribuir para a discussão do tema avaliação em Educação Matemática. Para atingir tal objetivo, adotou-se como fundamentação teórica Freitas, Hadji, Luckesi, Moreto, Muniz, Parâmetros Curriculares Nacionais, Standards, Lüdke e André, entre outros. Para o desenvolvimento da pesquisa, fez-se um Estudo de Caso que envolveu a observação, a entrevista, a análise de provas, comunicação via e-mail e o registro de dados e percepções em Diário de Campo. Realizou-se a pesquisa em uma turma de 6ª série, em uma instituição de ensino privado do Distrito Federal, Brasil. Concluiu-se que: o que o professor faz daquilo que o estudante produziu na prova depende de suas condições de trabalho e de sua concepção do que é aprender/ensinar matemática; esse profissional sofre pressões sociais para manter padrões de avaliação que nem sempre condizem com suas concepções sobre o que é aprender/ensinar e avaliar em Matemática; o educador matemático consegue modificar seu cotidiano de ação pedagógica, mas não consegue vencer as exigências do uso social e institucional da avaliação; o educador matemático necessita constituir a prova como avaliação que signifique aprendizagem de maneira que a sua formulação se aproxime de sua ação pedagógica cotidiana; é necessário que haja espaço de interação afetiva e cognitiva entre aqueles que construíram aprendizagens em parceria: professora/estudante/estudante; para constituir a avaliação como aprendizagem é necessário que sejam analisados e ajustados os objetivos, conteúdos e número de questões de prova; as questõ |
Divulgação Científica | NAO |
Idioma | Português |
Meio de Divulgação | VARIOS |
Natureza | COMPLETO |
Nome do Evento | V Congresso ibero-americano de Educação Matemática |
País do Evento | Portugal |
Relevância | SIM |
Título dos Anais ou Proceedings | V Congresso ibero-americano de Educação Matemática |
Título do Trabalho | A prova como instrumento de avaliação: da intençao do professor à compreensão do estudante |