Detalhes da Produção

TipoArtigo Aceito para Publicação
GrupoProdução Bibliográfica
DescriçãoRODRIGUES JÚNIOR, J. F. ; PASQUALI, Luiz ; MOURA, Cristiane Faiad de . Dimensões do construto entusiasmo como percebido em professores universitários. Avaliação Psicológica, v. , p. -, 2008.
AutorJosé Florêncio Rodrigues Júnior
Ano2008

Informações Complementares

Ano do artigo2008
Descricão e Informacões AdicionaisO presente estudo visa examinar o construto entusiasmo, tal como evidenciado por docentes universitários. Ele teve como base um questionário constituído de cinco itens centrados em dados demográficos do aluno respondente, dados sobre sexo e indicação nominal do professor identificado como entusiasmado e 24 proposições associadas a escalas Likert representando percepções sobre o professor entusiasmado. A Escala de Avaliação do Professor Entusiasmado (EAPE) foi administrada a 457 de seis cursos de dez instituições de ensino superior representando as regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Os dados obtidos foram submetidos à análise de estrutura, utilizando a técnica dos Componentes Principais PC. Seis componentes de primeira ordem e três de segunda ordem emergiram do processo. Os três componentes de segunda ordem foram: (a) Sábio e Respeitoso, (b) Ranzinza e (c) Relaxado. Após a interpretação dos dados, os autores indicam novas alternativas a serem exploradas no estudo do construto
Descricão e Informacões Adicionais(en)The present study aims to examine the construct enthusiasm, as evidenced by university faculty. It was based on a questionnaire made up of five items addressing demographics of the student, gender of the enthusiastic professor and the indication of his/her name, and 24 propositions associated to Likert scales representing perceptions concerning the enthusiastic faculty member. The Teacher Enthusiasm Assessment Scale (TEAS) was administered to 457 university students of 6 courses of 10 higher education institutions representing the Middle-West and Southeast regions of Brazil. The data collect was submitted to analysis of structure by means of Principal Components PC. Six first order and three second order components emerged, which were submitted to Varimax rotation. The three second order components were: (a) Wise and Respectful, (b) Surly and (c) Negligent. Following the interpretation of the data, the authors point out new alternatives to be explored in studying the construct.
Divulgação CientíficaNAO
IdiomaPortuguês
ISSN16770471
Meio de DivulgaçãoNAO_INFORMADO
NaturezaNAO_INFORMADO
RelevânciaNAO
Título do ArtigoDimensões do construto entusiasmo como percebido em professores universitários
Título do Artigo(en)Dimensions of the Construct Enthusiasm as Perceived in University Teachers
Título do Períodico ou RevistaAvaliação Psicológica