This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Detalhes da Produção
Tipo | Artigo Aceito para Publicação |
Grupo | Produção Bibliográfica |
Descrição | RODRIGUES JÚNIOR, J. F. ; PASQUALI, Luiz ; MOURA, Cristiane Faiad de . Dimensões do construto entusiasmo como percebido em professores universitários. Avaliação Psicológica, v. , p. -, 2008. |
Autor | José Florêncio Rodrigues Júnior |
Ano | 2008 |
Informações Complementares
Ano do artigo | 2008 |
Descricão e Informacões Adicionais | O presente estudo visa examinar o construto entusiasmo, tal como evidenciado por docentes universitários. Ele teve como base um questionário constituído de cinco itens centrados em dados demográficos do aluno respondente, dados sobre sexo e indicação nominal do professor identificado como entusiasmado e 24 proposições associadas a escalas Likert representando percepções sobre o professor entusiasmado. A Escala de Avaliação do Professor Entusiasmado (EAPE) foi administrada a 457 de seis cursos de dez instituições de ensino superior representando as regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Os dados obtidos foram submetidos à análise de estrutura, utilizando a técnica dos Componentes Principais PC. Seis componentes de primeira ordem e três de segunda ordem emergiram do processo. Os três componentes de segunda ordem foram: (a) Sábio e Respeitoso, (b) Ranzinza e (c) Relaxado. Após a interpretação dos dados, os autores indicam novas alternativas a serem exploradas no estudo do construto |
Descricão e Informacões Adicionais(en) | The present study aims to examine the construct enthusiasm, as evidenced by university faculty. It was based on a questionnaire made up of five items addressing demographics of the student, gender of the enthusiastic professor and the indication of his/her name, and 24 propositions associated to Likert scales representing perceptions concerning the enthusiastic faculty member. The Teacher Enthusiasm Assessment Scale (TEAS) was administered to 457 university students of 6 courses of 10 higher education institutions representing the Middle-West and Southeast regions of Brazil. The data collect was submitted to analysis of structure by means of Principal Components PC. Six first order and three second order components emerged, which were submitted to Varimax rotation. The three second order components were: (a) Wise and Respectful, (b) Surly and (c) Negligent. Following the interpretation of the data, the authors point out new alternatives to be explored in studying the construct. |
Divulgação Científica | NAO |
Idioma | Português |
ISSN | 16770471 |
Meio de Divulgação | NAO_INFORMADO |
Natureza | NAO_INFORMADO |
Relevância | NAO |
Título do Artigo | Dimensões do construto entusiasmo como percebido em professores universitários |
Título do Artigo(en) | Dimensions of the Construct Enthusiasm as Perceived in University Teachers |
Título do Períodico ou Revista | Avaliação Psicológica |