Detalhes da Produção

TipoArtigo Aceito para Publicação
GrupoProdução Bibliográfica
DescriçãoRODRIGUES JÚNIOR, J. F. ; CARNIELLI, B. L. ; MOURA, E. ; meireles, everson . O processo de seleção ao mestrado em educação: percepções de candidatos. RBPG. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. , p. -, 2008.
AutorJosé Florêncio Rodrigues Júnior
Ano2008

Informações Complementares

Ano do artigo2008
Descricão e Informacões AdicionaisA presente pesquisa focaliza-se em percepções de candidatos ao Mestrado em Educação de uma universidade privada do Centro-Oeste sobre o processo de seleção a esse mestrado. Um questionário constante de 26 itens (6 de dados demográficos e 20 sobre percepções) foram retornados pelo correio por 47 dos 186 candidatos à seleção do ano de 2003. Aos 20 itens aferindo percepções foram agregados escalas Likert com cinco gradações: concordo fortemente...discordo fortemente). Três questões foram levantadas: a primeira, sobre fatores subjacentes às percepções dos candidatos, evidenciou três fatores: validade do processo, praticidade e o terceiro, com identidade não discernível. A segunda questão indagava sobre a natureza do questionário usado, particularmente sua homogeneidade. O coeficiente alfa de Cronbach obteve valor de 0,79 para o fator validade do processo, 0,72 para o fator praticidade e 0,52 para o terceiro fator, atestando homogeneidade satisfatória. Finalmente, a terceira questão buscou identificar aspectos positivos e negativos do processo de seleção:. Entre os cinco aspectos positivos indicados o de que o candidato voltaria a submeter-se à seleção, se necessário; entre os negativos, a ausência da entrevista. O estudo, assim como o instrumento utilizado, tem potencial de serem aplicados em processo de seleção a outros mestrados.
Descricão e Informacões Adicionais(en)The present study centers on perceptions of candidates to the Master in Education program of a private university of Middle-West Brazil about the admission process to it. A questionnaire made up of 26 items (6 dealing with demographics and 20 with perceptions) was returned by mail by 47 of the 186 candidates to the admission process, year 2003. Each one of the 20 propositions was followed by five-point Likert scales (strongly agree strongly disagree). The study addressed three research questions: the first, Which factors underlie the perceptions the candidates have about the admission process, brought up three factors: validity of the process, practicality, and the third, whose identity could not be discerned. The second question asked about the nature of the questionnaire used, particularly its homogeneity. Cronbach´s alpha reached a value of 0,79 for the first factor (validity of the process) , 0,52 for the second (practicality), and 0,52 for the third factor, attesting to the adequate validity of the instrument. Finally, the third question sought to identify positive and negative aspects of the admission process. Out of the five positive aspects indicated, that the candidate would return to the admission process if needed; out of the negative aspects, the absence of the interview. The study, as well as the instrument used, has the potential of being administered to the admission process of other Master programs.
Divulgação CientíficaNAO
IdiomaPortuguês
ISSN18068405
Meio de DivulgaçãoNAO_INFORMADO
NaturezaNAO_INFORMADO
RelevânciaNAO
Título do ArtigoO processo de seleção ao mestrado em educação: percepções de candidatos
Título do Artigo(en)The admission process to the Master in Education program: perceptions of the candidates
Título do Períodico ou RevistaRBPG. Revista Brasileira de Pós-Graduação