Detalhes da Produção

TipoArtigo Aceito para Publicação
GrupoProdução Bibliográfica
DescriçãoSILVA, E. A. DA ; RODRIGUES JÚNIOR, J. F. . Avaliação formativa por meio da tutoria por alunos: efeitos no desempenho cognitivo e no nível de satisfação do aluno. Estudos em Avaliação Educacional, v. , p. -, 2009.
AutorJosé Florêncio Rodrigues Júnior
Ano2009

Informações Complementares

Ano do artigo2009
Descricão e Informacões AdicionaisEste trabalho tem como objetivo geral analisar os efeitos de uma metodologia de avaliação do desempenho discente com vistas à superação de problemas de aprendizagem em Matemática, na primeira série do ensino médio. São objetivos específicos: (a) comparar o desempenho, na aprendizagem cognitiva, de um grupo quase-experimental avaliado mediante procedimento formativo, com suporte de alunos tutores, com o desempenho de um grupo controle, avaliado sem o referido procedimento; (b) verificar o desempenho dos grupos quase-experimental e controle na aprendizagem cognitiva nas categorias Conhecimento, Compreensão e Aplicação; e, ainda, (c) verificar a satisfação de ambos os grupos com relação ao procedimento de avaliação utilizado, na disciplina Matemática, na primeira série do Ensino Médio. A metodologia utilizada é a experimental por meio do delineamento quase-experimental - com a utilização de dois grupos um experimental e outro controle e, ainda, de pré-teste e pós-teste para aferir o desempenho dos grupos. Essa abordagem quantitativa é complementada pela qualitativa com a utilização de questionários com questões abertas para verificar o nível de satisfação dos dois grupos em relação ao procedimento de avaliação utilizado, da observação da pesquisadora e de registros feitos pelos alunos do grupo experimental no decorrer do trabalho. Os dados coletados permitiram concluir que não houve diferenças estatisticamente significativas no desempenho cognitivo global dos dois grupos, nem no desempenho por categoria da Taxionomia de Objetivos Educacionais Conhecimento, Compreensão e Aplicação. Porém, quanto ao nível de satisfação dos grupos, houve diferença favorecendo ao grupo experimental. Concluiu-se, ainda, a partir das observações da pesquisadora e registros feitos pelos alunos, que a prática da avaliação formativa, com suporte de alunos tutores, beneficia a aprendizagem, pois torna o ambiente em sala de aula mais agradável e dinâmico.
Divulgação CientíficaNAO
IdiomaPortuguês
ISSN01036831
Meio de DivulgaçãoNAO_INFORMADO
NaturezaNAO_INFORMADO
RelevânciaNAO
Título do ArtigoAvaliação formativa por meio da tutoria por alunos: efeitos no desempenho cognitivo e no nível de satisfação do aluno
Título do Períodico ou RevistaEstudos em Avaliação Educacional