This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Detalhes da Produção
Tipo | Artigo Aceito para Publicação |
Grupo | Produção Bibliográfica |
Descrição | SILVA, Karine Xavier Soares ; RODRIGUES JÚNIOR, J. F. . WebQuest: uma pesquisa ação de seu emprego no ensino fundamental. Tecnologia Educacional, v. , p. -, 2008. |
Autor | José Florêncio Rodrigues Júnior |
Ano | 2008 |
Informações Complementares
Ano do artigo | 2008 |
Descricão e Informacões Adicionais | Esta pesquisa teve como objetivo analisar o uso da Internet como recurso pedagógico para a realização de pesquisas escolares, orientada por WebQuest, em uma escola pública do Distrito Federal. Trata-se de uma pesquisa-ação que implementou uma WebQuest a fim de orientar tais pesquisas. Foi desenvolvida em uma turma de 23 alunos do quarto ano do ensino fundamental de uma escola pública de Taguatinga que faz uso da Internet em sala de aula. Os alunos realizaram pesquisa sobre alimentação saudável com o auxílio de uma WebQuest, elaborada pela pesquisadora e explorada pelos alunos no laboratório de informática da escola. Todas as sessões foram observadas sistematicamente pela pesquisadora, registradas em um diário de campo e posteriormente analisadas. Após a implementação da referida ferramenta, entrevistou-se os estudantes, usuários da WebQuest, através da metodologia de grupo focal, e a professora responsável pelo laboratório de informática, com a entrevista individual semi-estruturada. Os dados indicam que a WebQuest como metodologia para a pesquisa escolar com base na internet facilita o processo de busca e trato das informações encontradas na grande rede de computadores e por conseqüência facilita a aquisição de conhecimentos. É uma metodologia que promove a motivação do estudante ao realizar pesquisas na internet, sem que o mesmo se disperse nas teias de informações ali disponíveis. Ressalta-se a importância da capacitação dos professores da rede pública de ensino do DF para a elaboração e utilização de WebQuest s de forma que haja continuidade no uso da internet como ferramenta, mas de forma consciente e planejada. |
Divulgação Científica | NAO |
Idioma | Português |
ISSN | 01025503 |
Meio de Divulgação | NAO_INFORMADO |
Natureza | NAO_INFORMADO |
Relevância | NAO |
Título do Artigo | WebQuest: uma pesquisa ação de seu emprego no ensino fundamental |
Título do Períodico ou Revista | Tecnologia Educacional |