Detalhes da Produção

TipoOrientações Concluídas para Mestrado
GrupoOrientação
DescriçãoKeila Maria Dias Carmo Lopes. Os efeitos crônicos do exercício físico aérobio nos níveis de Serotonina e depressão em mulheres com idade entre 50 a 72 anos. 2001. Dissertação de mestrado (Mestrado em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília. ORIENTADOR_PRINCIPAL.
AutorRicardo Jaco de Oliveira
Ano2001

Informações Complementares

Ano2001
BolsaNAO
Código da Instituição554300000007
Código do Curso60018240
Descricão e Informacões AdicionaisEstima-se que durante a primeira década do século XXI um grande número de pessoas deverá estar com 85 anos ou mais. Uma vez que o envelhecimento é um processo lento, progressivo e caracterizado pela diminuição da atividade fisiológica, conseqüentemente, devem ser esperados acúmulos de processos patológicos. Estudos têm citado a queda do desempenho do sistema nervoso central durante o envelhecimento. Este declínio tem atuado na redução da velocidade de condução nervosa, bem como, na produção de neurotransmissores, por exemplo, a serotonina (5-HT). A visível mudança de humor com tendência a depressão, redução das horas de sono, queda do desempenho sexual e do apetite, fazem parte do cabedal de queixas pertinentes a um grupo considerável de idosos. Grande parte dos estudos de desordens afetivas tem sido correlacionada com aminas biogênicas, entre elas a serotonina. Nesse sentido, diversos estudos em modelos humanos e animais são necessários para confirmar e explicar os efeitos antidepressivos associados ao exercício físico. O propósito deste estudo consistiu em verificar as alterações plasmáticas nos níveis de 5-HT e nos níveis de depressão em mulheres idosas submetidas a um programa de atividade física aeróbia, que consistiu de dois grupos: experimental (n= 28) e controle (n= 20) com 58.6 6.4 e 56.8 5.1 anos, respectivamente. Os resultados indicaram uma redução significativa nos níveis serotoninérgicos plasmáticos no GE (p< 0,001), bem como alterações significativas (p< 0,01) nos níveis de depressão, em relação GC. Concluí-se que, o exercício físico aeróbio moderado de oito semanas foi efetivo para propiciar uma melhora significativa na capacidade cardiorrespiratória e reduzir, também significativamente, o percentual de gordura, a massa corporal, os níveis plasmáticos serotoninérgicos e os níveis de depressão, baseados nos escores indicadores de depressão de Beck.
IdiomaPortuguês
NaturezaDissertação de mestrado
nome da instituicaoUniversidade Católica de Brasília
nome do cursoEducação Física
nome do curso inglesFitness
nome do orientadoKeila Maria Dias Carmo Lopes
numero id orientado1549701824298000
PaísBrasil
RelevânciaNAO
TipoACADEMICO
tipo de orientacaoORIENTADOR_PRINCIPAL
TítuloOs efeitos crônicos do exercício físico aérobio nos níveis de Serotonina e depressão em mulheres com idade entre 50 a 72 anos