Detalhes da Produção

TipoTrabalho em Eventos
GrupoProdução Bibliográfica
DescriçãoALLEM, L. N. ; OLIVEIRA, S. C. C. ; Borghetti,F.. Ação alelopática de extratos foliares de Caryocar brasiliense Camb. (Caryocaraceae) e seu fracionamento. In: XII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 2009, Fortaleza-CE. Anais do XII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 2009. v. . p. -.
AutorSarah Christina Caldas Oliveira
Ano2009

Informações Complementares

Ano de Realização2009
Ano do Trabalho2009
Cidade do EventoFortaleza-CE
Classificação do EventoNACIONAL
Descrição e Informações AdicionaisO objetivo deste trabalho foi extrair com diferentes solventes orgânicos compostos alelopáticos foliares de Caryocar brasiliense Camb. (Caryocaraceae) e fracionar o extrato mais ativo para teste em bioensaio com a espécie alvo gergelim (Sesamum indicum L.-Pedaliaceae). As folhas foram coletadas e secas por 24h a 50ºC e trituradas. Esse triturado foi extraído com solventes em ordem crescente de polaridade: hexano, diclorometano, acetato de etila, acetona e metanol na proporção 1:9. Os extratos foram filtrados e secos em rotavapor e ressuspensos em água nas concentrações 800, 400 e 200 ppm. Como controle negativo utilizou-se herbicida Glifosato e controle positivo água destilada. Foram utilizadas 4 replicatas com 20 sementes de gergelim por placa de Petri, por tratamento. As sementes foram mantidas por 7 dias à 25ºC e fotoperíodo de 12 h. Ao fim do experimento as plântulas tiveram o comprimento de suas partes aéreas (PA) e radiculares (PR) medidas com paquímetro digital. O extrato mais ativo foi fracionado em cromatografia líquida em coluna com ordem crescente de polaridade com eluente hexano:acetato de etila, acetona e metanol. Foram obtidas 9 frações (F1 a F9) por similaridade em cromatografia de camada delgada (CCD), as quais tiveram suas atividades testadas. Os bioensaios foram montados igualmente ao anterior, entretanto o número de sementes de gergelim usado foi 10 por placa, com duração de 5 dias. O extrato que mostrou maior atividade foi o de acetato de etila a 800 ppm na PA e a 400 ppm na PR, mantendo-se ativo mesmo em baixas concentrações e apresentando similaridade em CCD com outros extratos também ativos. Duas frações se mostraram mais ativas: F2 (50% hexano:acetato) e F8 (100%acetona). A F2 apresentou 100% de inibição na PR à 200 e 400 ppm e 81,22% à 800 ppm, tendo F8 inibido 100% o desenvolvimento da PR. Portanto, as frações F2 e F8 são mais promissoras para purificação e identificação dos compostos ativos.
Divulgação CientíficaNAO
IdiomaPortuguês
Meio de DivulgaçãoIMPRESSO
NaturezaRESUMO
Nome do EventoXII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal
País do EventoBrasil
RelevânciaNAO
Título dos Anais ou ProceedingsXII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal
Título do TrabalhoAção alelopática de extratos foliares de Caryocar brasiliense Camb. (Caryocaraceae) e seu fracionamento