Detalhes da Produção

TipoTrabalho em Eventos
GrupoProdução Bibliográfica
DescriçãoGUIMARAES, L. E. S. ; Borghetti,F. ; ANDRADE, E. R. ; OLIVEIRA, S. C. C.. Efeito alelopático de extratos de folhas de Stryphnodendron adstrigens em diferentes substratos no desenvolvimento do gergelim.. In: XII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 2009, Fortaleza-CE. Anais do XII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 2009. v. . p. -.
AutorSarah Christina Caldas Oliveira
Ano2009

Informações Complementares

Ano de Realização2009
Ano do Trabalho2009
Cidade do EventoFortaleza-CE
Classificação do EventoNACIONAL
Descrição e Informações AdicionaisEste trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de extratos de folhas de Stryphnodendron adstrigens (Mart.) Coville (Leguminosae) no substrato papel e solo no desenvolvimento do gergelim (Sesamum indicum L. -Pedaliaceae). Folhas de barbatimão foram coletadas no Campus da UnB e secas em estufa a 50 oC por 24horas. Essas folhas foram trituradas e extraídas com solventes orgânicos com ordem crescente de polaridade. Os solventes utilizados foram hexano, diclorometano, acetato de etila, acetona, metanol e aquoso nas concentrações de 800, 400 e 200 ppm. Como controle positivo utilizou-se água destilada e como controle negativo o herbicida Glifosato nas mesmas concentrações dos extratos. Para o bioensaio em placa de Petri, essas cobertas com papel e adicionada 3 mL de extrato a ser testado. Em cada placa foi adicionado 20 sementes de gergelim com quatro repetições para cada tratamento. Após 7 dias de crescimento a 25 oC, e fotoperíodo/12h, a parte aérea (PA) e radicular (PR) foram medidas e calculado a porcentagem de inibição em relação ao controle. Para os testes em solo, potes de 200g de latossolo vermelho foram adicionado 70 mL dos extratos testes e plantados 3 sementes por pote, sendo realizadas 4 repetições. As condições de crescimento foram 10 dias a 25 oC e fotoperíodo/12h e após esse período avaliado a porcentagem de inibição da PA e PR. Os experimentos realizados em placa de Petri inibiram mais o crescimento do gergelim do que em solo. Os extratos mais ativos foram o diclorometano e acetato de etila para placa de Petri, sendo a parte aérea a mais afetada. Para solo, o extrato hexânico mostrou-se mais ativo e a parte radicular a mais afetada. Essa redução da atividade em solo pode ser devido a complexidade desse sistema e fatores como a transformação, retenção ou transporte de aleloquímicos podem ter ocorrido. Palavras chaves: Alelopatia aleloquímicos, barbatimão, bioensaio, Cerrado, solo. Órgão financiador: FAP-DF / CNPq
Divulgação CientíficaNAO
IdiomaPortuguês
Meio de DivulgaçãoIMPRESSO
NaturezaRESUMO
Nome do EventoXII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal
País do EventoBrasil
RelevânciaNAO
Título dos Anais ou ProceedingsXII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal
Título do TrabalhoEfeito alelopático de extratos de folhas de Stryphnodendron adstrigens em diferentes substratos no desenvolvimento do gergelim.