Detalhes da Produção

TipoOrientações Concluídas para Doutorado
GrupoOrientação
DescriçãoRomulo Maia Carlos Fonseca. MAPEAMENTO GENÉTICO DE REGIÕES CROMOSSÔMICAS ASSOCIADAS A MASSA ÓSSEA EM PARES DE IRMÃS ADOLESCENTES. 2010. Tese de doutorado (Doutorado em Mestrado e Doutorado em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
AutorNanci Maria de França
Ano2010

Informações Complementares

Ano2010
BolsaSIM
codigo agencia financiadora045000000000
Código da Instituição554300000007
Código do Curso90000013
Descricão e Informacões AdicionaisIntrodução: A identificação dos genes relacionados à variabilidade no pico de massa óssea será importante no entendimento dos mecanismos fundamentais da formação e manutenção da massa óssea. No Brasil, existem poucos estudos avaliando a DMO de adolescentes (Fonseca et al., 2001; Silva et al., 2004; Fonseca, 2005), além disso, não foi encontrado nenhum estudo que avaliasse a ligação de algum gene ou região cromossômica com a variação da massa em irmãs na faixa etária que compreende o pico de massa óssea. Objetivo: Este projeto se propõe a investigar a associação entre as regiões cromossômicas 11q12-13 e 1q21-23, respectivamente com a DMO do colo do fêmur e a DMO da coluna lombar em irmãs consangüíneas com idades entre 10 e 20 anos. Metodologia: Serão avaliadas 300 pares de irmãs consangüíneas, estudantes da Rede Pública de Ensino de Brasília. Serão realizadas medidas antropométricas (massa corporal e estatura); anamnese de saúde e de atividades físicas habituais; exame de densitometria óssea da coluna lombar, colo do fêmur e do corpo inteiro; também serão coletadas amostras sangüíneas para a genotipagem de microssatélites e análise de ligação genética; além disso, serão analisados marcadores bioquímicos de formação (osteocalcina) e reabsorção (piridinolina) óssea. Para analise dos resultados será utilizado a estatística descritiva, análise de regressão múltipla e analise multivariada de ligação genética.
Descricão e Informacões Adicionais(en)Introdução: A identificação dos genes relacionados à variabilidade no pico de massa óssea será importante no entendimento dos mecanismos fundamentais da formação e manutenção da massa óssea. No Brasil, existem poucos estudos avaliando a DMO de adolescentes (Fonseca et al., 2001; Silva et al., 2004; Fonseca, 2005), além disso, não foi encontrado nenhum estudo que avaliasse a ligação de algum gene ou região cromossômica com a variação da massa em irmãs na faixa etária que compreende o pico de massa óssea. Objetivo: Este projeto se propõe a investigar a associação entre as regiões cromossômicas 11q12-13 e 1q21-23, respectivamente com a DMO do colo do fêmur e a DMO da coluna lombar em irmãs consangüíneas com idades entre 10 e 20 anos. Metodologia: Serão avaliadas 300 pares de irmãs consangüíneas, estudantes da Rede Pública de Ensino de Brasília. Serão realizadas medidas antropométricas (massa corporal e estatura); anamnese de saúde e de atividades físicas habituais; exame de densitometria óssea da coluna lombar, colo do fêmur e do corpo inteiro; também serão coletadas amostras sangüíneas para a genotipagem de microssatélites e análise de ligação genética; além disso, serão analisados marcadores bioquímicos de formação (osteocalcina) e reabsorção (piridinolina) óssea. Para analise dos resultados será utilizado a estatística descritiva, análise de regressão múltipla e analise multivariada de ligação genética.
IdiomaPortuguês
NaturezaTese de doutorado
Nome da AgênciaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
nome da instituicaoUniversidade Católica de Brasília
Nome do CursoMestrado e Doutorado em Educação Física
Nome do OrientadoRomulo Maia Carlos Fonseca
numero id orientado2323206596330268
PaísBrasil
RelevânciaNAO
Tipo de OrientaçãoORIENTADOR_PRINCIPAL
TítuloMAPEAMENTO GENÉTICO DE REGIÕES CROMOSSÔMICAS ASSOCIADAS A MASSA ÓSSEA EM PARES DE IRMÃS ADOLESCENTES
Título(en)MAPEAMENTO GENÉTICO DE REGIÕES CROMOSSÔMICAS ASSOCIADAS A MASSA ÓSSEA EM PARES DE IRMÃS ADOLESCENTES