Detalhes da Produção

TipoOutras Orientações Concluídas
GrupoOrientação
DescriçãoJóice Magalhães Brito e Leila Xavier de Souza. ANÁLISE SOBRE O IMPACTO DA IMPLANTAÇÃO DO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO NO TRABALHO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Enfermagem) - Universidade Católica de Brasília.
AutorLeila Bernarda Donato Gottems
Ano2009

Informações Complementares

Ano2009
BolsaNAO
Código da Instituição554300000007
Código do Curso90000010
Descricão e Informacões AdicionaisEste estudo teve como objetivo geral analisar o impacto da implantação do prontuário eletrônico no trabalho da Enfermagem. Realizou-se uma pesquisa de caráter exploratória, com abordagem qualitativa, em dois hospitais que implantaram o prontuário eletrônico, sendo um publico e outro privado. A coleta de dados foi por meio de entrevista com roteiro semi-estruturado com 15 enfermeiros e 10 técnicos de enfermagem. Os resultados indicam que houve muita resistência inicialmente em todos os setores, mas rapidamente se adaptaram com o sistema; as mudanças observadas após a implantação do prontuário eletrônico, foram a agilidade no atendimento, facilidade e dinamismo no trabalho e otimização do tempo, mas sinalizam queda na qualidade da assistência. Entre as vantagens apontadas pelos entrevistados destacam-se otimização de tempo, compreensão da prescrição médica, acesso rápido aos resultados de exames; acesso ao prontuário por equipe multiprofissional ao mesmo tempo e o acesso a toda história pregressa do paciente. Quanto as desvantagens encontram-se queda e falha no sistema.
Descricão e Informacões Adicionais(en)Este estudo teve como objetivo geral analisar o impacto da implantação do prontuário eletrônico no trabalho da Enfermagem. Realizou-se uma pesquisa de caráter exploratória, com abordagem qualitativa, em dois hospitais que implantaram o prontuário eletrônico, sendo um publico e outro privado. A coleta de dados foi por meio de entrevista com roteiro semi-estruturado com 15 enfermeiros e 10 técnicos de enfermagem. Os resultados indicam que houve muita resistência inicialmente em todos os setores, mas rapidamente se adaptaram com o sistema; as mudanças observadas após a implantação do prontuário eletrônico, foram a agilidade no atendimento, facilidade e dinamismo no trabalho e otimização do tempo, mas sinalizam queda na qualidade da assistência. Entre as vantagens apontadas pelos entrevistados destacam-se otimização de tempo, compreensão da prescrição médica, acesso rápido aos resultados de exames; acesso ao prontuário por equipe multiprofissional ao mesmo tempo e o acesso a toda história pregressa do paciente. Quanto as desvantagens encontram-se queda e falha no sistema.
IdiomaPortuguês
NaturezaTRABALHO_DE_CONCLUSAO_DE_CURSO_GRADUACAO
nome da instituicaoUniversidade Católica de Brasília
Nome do CursoEnfermagem
nome do orientadoJóice Magalhães Brito e Leila Xavier de Souza
PaísBrasil
RelevânciaNAO
tipo de orientacao concluidaCO_ORIENTADOR
TítuloANÁLISE SOBRE O IMPACTO DA IMPLANTAÇÃO DO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO NO TRABALHO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM.
Título(en)ANÁLISE SOBRE O IMPACTO DA IMPLANTAÇÃO DO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO NO TRABALHO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM.