Detalhes da Produção

TipoTrabalho em Eventos
GrupoProdução Bibliográfica
DescriçãoARRAIS, Alessandra da Rocha. É POSSÍVEL PREVENIR A DEPRESSÃO PÓS -PARTO? O PAPEL DO PRÉ-NATAL PSICOLÓGICO. In: 10° CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICOLOGIA HOSPITALAR, 2015, SÃO PAULO. Anais do 10° CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICOLOGIA HOSPITALAR, 2015. v. . p. -.
AutorAlessandra da Rocha Arrais
Ano2015

Informações Complementares

Ano de Realização2015
Ano do Trabalho2015
Cidade do EventoSÃO PAULO
Classificação do EventoNACIONAL
Descrição e Informações AdicionaisA incidência de transtornos depressivos no puerpério é alta. A literatura aponta que 10 a 16% das puérperas preenchem critérios para o diagnóstico de depressão-pós parto (DPP) e o PNP se propõe a prevenir este distúrbio. O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficácia do PNP na prevenção à DPP em gestantes acompanhadas em uma maternidade pública de referência em Brasília. Optou-se pelo delineamento metodológico da pesquisa-ação em um recorte longitudinal. Participaram da pesquisa 76 gestantes, que se dividiram em dois grupos para fins comparativos: o grupo intervenção, composto por 47 gestantes que participaram do PNP e o grupo controle composto por 29 gestantes que não participaram do PNP. Os resultados encontrados mostraram que no grupo intervenção, a depressão gestacional foi diagnosticada em 10 gestantes (21,27%) contra 6 gestantes (20,68%) no grupo controle. Já ansiedade gestacional foi diagnosticada em 21 gestantes (44,67%) do grupo intervenção contra 9 gestantes (31,02%) do grupo controle. Assim, se somados os valores de depressão e ansiedade gestacional de cada grupo obtém-se 31 gestantes ou 65,94% de incidências no grupo intervenção e 15 gestantes ou 51,7% no grupo controle. Portanto, o grupo intervenção apresentou um percentual maior de gestantes em risco de desenvolver a DPP. Entretanto, ao contrário do esperado, apenas 5 puérperas ou 10,64% apresentaram a DPP contra 13 puérperas ou 44,83% no grupo controle. Esses achados sugerem que o PNP, associado a outros fatores presentes na história das grávidas, pode funcionar como um fator de proteção que ajuda a prevenir a DPP.
Descrição e Informações Adicionais(en)A incidência de transtornos depressivos no puerpério é alta. A literatura aponta que 10 a 16% das puérperas preenchem critérios para o diagnóstico de depressão-pós parto (DPP) e o PNP se propõe a prevenir este distúrbio. O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficácia do PNP na prevenção à DPP em gestantes acompanhadas em uma maternidade pública de referência em Brasília. Optou-se pelo delineamento metodológico da pesquisa-ação em um recorte longitudinal. Participaram da pesquisa 76 gestantes, que se dividiram em dois grupos para fins comparativos: o grupo intervenção, composto por 47 gestantes que participaram do PNP e o grupo controle composto por 29 gestantes que não participaram do PNP. Os resultados encontrados mostraram que no grupo intervenção, a depressão gestacional foi diagnosticada em 10 gestantes (21,27%) contra 6 gestantes (20,68%) no grupo controle. Já ansiedade gestacional foi diagnosticada em 21 gestantes (44,67%) do grupo intervenção contra 9 gestantes (31,02%) do grupo controle. Assim, se somados os valores de depressão e ansiedade gestacional de cada grupo obtém-se 31 gestantes ou 65,94% de incidências no grupo intervenção e 15 gestantes ou 51,7% no grupo controle. Portanto, o grupo intervenção apresentou um percentual maior de gestantes em risco de desenvolver a DPP. Entretanto, ao contrário do esperado, apenas 5 puérperas ou 10,64% apresentaram a DPP contra 13 puérperas ou 44,83% no grupo controle. Esses achados sugerem que o PNP, associado a outros fatores presentes na história das grávidas, pode funcionar como um fator de proteção que ajuda a prevenir a DPP.
Divulgação CientíficaNAO
Homepage do Trabalho[http://www.congressosbph2015.com.br/anais/busca.php]
IdiomaPortuguês
ISBN9788569742005
Meio de DivulgaçãoMEIO_DIGITAL
NaturezaRESUMO
Nome do Evento10° CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICOLOGIA HOSPITALAR
País do EventoBrasil
RelevânciaNAO
Título dos Anais ou ProceedingsANAIS DO 10° CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICOLOGIA HOSPITALAR
Título do TrabalhoÉ POSSÍVEL PREVENIR A DEPRESSÃO PÓS -PARTO? O PAPEL DO PRÉ-NATAL PSICOLÓGICO
Título do Trabalho(en)É POSSÍVEL PREVENIR A DEPRESSÃO PÓS -PARTO?