Detalhes da Produção

TipoTrabalho em Eventos
GrupoProdução Bibliográfica
DescriçãoARRAIS, ALESSANDRA DA ROCHA ; ALENCAR, A. C. S. ; LORDELLO, S. R.. PRÉ-NATAL PSICOLÓGICO COMO PROGRAMA DE PREVENÇÃO AO PARTO TRAUMÁTICO. In: 10° CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICOLOGIA HOSPITALAR, 2015, SÃO PAULO. Anais do 10° CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICOLOGIA HOSPITALAR, 2015. v. . p. -.
AutorAlessandra da Rocha Arrais
Ano2015

Informações Complementares

Ano de Realização2015
Ano do Trabalho2015
Cidade do EventoSÃO PAULO
Classificação do EventoNACIONAL
Descrição e Informações AdicionaisO parto permite vivências à subjetividade da mulher que poderão ficar fixadas em seu desenvolvimento para sempre. Quando ocorrem as complicações obstétricas como gestação de baixo ou alto risco, parto prematuro, pós-datismo, parto anterior traumático, assistência humanizada, violência obstétrica, ausência ou presença de acompanhante, entre outros fatores, o processo do parto e nascimento pode ser traumático do ponto de vista do desenvolvimento emocional. O objetivo deste estudo foi explorar a influência do PNP como fator de proteção de traumas psíquicos no trabalho de parto e parto, bem como delinear os fatores de proteção e de risco para um parto traumático. Participaram da pesquisa gestantes e puérperas captadas no serviço de um Hospital Público Materno-Infantil de Brasilia, no período de 8 meses. Para a análise de resultados comparativos, constituiu-se dois grupos: experimental, gestantes que participaram do PNP e grupo controle, que não participaram do PNP. Nos resultados, as puérperas de ambos os grupos apresentaram experiências homogêneas quanto a existência de trauma na vivência do parto, apesar do grupo controle apresentar maiores fatores de risco. Contudo, o método psicoprofilático (PNP) contribuiu para proporcionar uma vivência satisfatória do parto para as participantes, tornando a incidência de trauma na experiência parturitiva menor.
Descrição e Informações Adicionais(en)O parto permite vivências à subjetividade da mulher que poderão ficar fixadas em seu desenvolvimento para sempre. Quando ocorrem as complicações obstétricas como gestação de baixo ou alto risco, parto prematuro, pós-datismo, parto anterior traumático, assistência humanizada, violência obstétrica, ausência ou presença de acompanhante, entre outros fatores, o processo do parto e nascimento pode ser traumático do ponto de vista do desenvolvimento emocional. O objetivo deste estudo foi explorar a influência do PNP como fator de proteção de traumas psíquicos no trabalho de parto e parto, bem como delinear os fatores de proteção e de risco para um parto traumático. Participaram da pesquisa gestantes e puérperas captadas no serviço de um Hospital Público Materno-Infantil de Brasilia, no período de 8 meses. Para a análise de resultados comparativos, constituiu-se dois grupos: experimental, gestantes que participaram do PNP e grupo controle, que não participaram do PNP. Nos resultados, as puérperas de ambos os grupos apresentaram experiências homogêneas quanto a existência de trauma na vivência do parto, apesar do grupo controle apresentar maiores fatores de risco. Contudo, o método psicoprofilático (PNP) contribuiu para proporcionar uma vivência satisfatória do parto para as participantes, tornando a incidência de trauma na experiência parturitiva menor.
Divulgação CientíficaNAO
Homepage do Trabalho[http://www.congressosbph2015.com.br/anais/busca.php]
IdiomaPortuguês
ISBN9788569742005
Meio de DivulgaçãoMEIO_DIGITAL
NaturezaRESUMO
Nome do Evento10° CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICOLOGIA HOSPITALAR
País do EventoBrasil
RelevânciaNAO
Título dos Anais ou ProceedingsANAIS DO 10° CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICOLOGIA HOSPITALAR
Título do TrabalhoPRÉ-NATAL PSICOLÓGICO COMO PROGRAMA DE PREVENÇÃO AO PARTO TRAUMÁTICO
Título do Trabalho(en)PRÉ-NATAL PSICOLÓGICO COMO PROGRAMA DE PREVENÇÃO AO PARTO TRAUMÁTICO