This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Detalhes da Produção
Tipo | Orientações Concluídas para Mestrado |
Grupo | Orientação |
Descrição | Vanderson Rodrigues Moreira. ASSOCIAÇÃO ENTRE O ESTADO COGNITIVO E AS CARACTERÍSTICAS SÓCIODEMOGRÁFICAS E CLÍNICAS DE IDOSOS QUE FREQUENTAM A ESCOLA DE AVÓS EM CEILÂNDIA - DISTRITO FEDERAL. 2016. Dissertação de mestrado (Mestrado em Mestrado em Saude da Mulher e do Idoso) - Escola Superior de Ciências da Saúde. CO_ORIENTADOR. |
Autor | Alessandra da Rocha Arrais |
Ano | 2016 |
Informações Complementares
Ano | 2016 |
Bolsa | NAO |
Código da Instituição | 507700000002 |
Código do Curso | 90000035 |
Descricão e Informacões Adicionais | Este estudo procurou estabelecer, sob o ponto de vista descritivo e analítico, o nível de cognição e variáveis sociodemográficas associados aos idosos da escola de avós na cidade satélite de Ceilândia (DF). Objetivo: Analisar a relação entre o estado cognitivo e as características sóciodemográficas e clínicas dos idosos que frequentam a escola de avós no Distrito Federal. Métodos: Estudo transversal analítico realizado na escola de avós de ceilândia ? Distrito Federal, no período de junho a setembro de 2015. A amostra composta por 58 pacientes, ambos os sexos, na faixa etária igual ou superior a 60 anos. Critérios de inclusão: voluntários com idade igual ou maior que 60 anos; voluntários que frequentaram as atividades desenvolvidas pela escola de avós, no período de junho a setembro de 2015. Critérios de exclusão: idosos que apresentaram histórico prévio de acompanhamento psiquiátrico; uso de medicação controlada que alterasse o estado cognitivo ou o estado de consciência. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário sóciodemográfico contendo as seguintes variáveis: qualitativa (nome, endereço e cuidador direto), ordinal (nível de instrução, renda familiar) e quantitativa (idade). Para análise do estado cognitivo foi utilizado o instrumento Mini Exame do Estado Mental (MEEM) de Folstein. Resultados: verificou-se que dos 58 pacientes entrevistados, predominou o sexo feminino com 75,8% dos participantes; 37,2% apresentam idade entre 70 e 74 anos. No quesito escolaridade: (8,9,%) são analfabetos; (77,5%) possuem de 01 a 04 anos de estudo; (6,8%) de 05 a 08 anos; (6,8%) de 09 a 11 anos. Oito idosos (13,8%) ainda trabalham semanalmente. 48,3% permanecem casados, já 24,1% são viúvos. 67,2% possuem mais que quatro filhos. No quesito renda percapta, 69% dos idosos possuem renda entre um e dois salários mínimos. A maior parcela dos entrevistados (74,1%) são hipertensos, (25,9%) alegam ter diabetes e 29,3% possuem diagnóstico de osteoporose. (100%) fazem uso de medic |
Descricão e Informacões Adicionais(en) | Background: This study wants to establish, with a descriptive and analytical view, the level of cognition and sociodemographic variables associated with an elderly school in the City of Ceilândia (DF). Objective: To analyze the relationship between the cognitive status and the clinical and sociodemographic characteristics at a elderly school in the Federal District. Methods: Cross-sectional analytical study held in Ceilândiaelderly school - Federal Distric, on June to September 2015. This study was realized with 58 patients, both genre, with patients with the age of 60 years old or more. Inclusion criteria for : Volunteers aged Higher 60 years; Volunteers who attended the activities of the elderly school, from June to September 2015. Exclusion criteria: Elderly who had previous history of psychiatric care; medication controlled to alter the cognitive state or state of consciousness. For data collection was used a sociodemographic questionnaire with the following variables: qualitative (name, address and direct care), ordinal (level of education, family income) and quantitative (age). To analyze the cognitive state we used the instrument Mini-Mental State Examination (MMSE) of Folstein. Results: It was found that of the total of 58 patients interviewed, prevailing females with 75.8% of participants; 37.2% are aged between 70 and 74 years. On the issue of education: (8,9%) are illiterate; (77.5%) have 01-04 years of study; (6.8%) of the 05 08 years; (6.8%) 09-11 years. Eight elderly (13.8%) still work weekly. 48.3% remain married, since 24.1% are widowers. 67.2% have more than four children. On the issue percapta income, 69% of seniors have incomes between one and two minimum salaries. The largest share of respondents (74.1%) are hypertensive (25.9%) claim to have diabetes and 29.3% have a diagnosis of osteoporosis. (100%) make use of medications to treat any disease. On cognitive evaluation, eight patients still work, of those 37.5% had cognitive impairment. 35.7% o |
Idioma | Português |
Natureza | Dissertação de mestrado |
nome da instituicao | Escola Superior de Ciências da Saúde |
nome do curso | Mestrado em Saude da Mulher e do Idoso |
nome do orientado | Vanderson Rodrigues Moreira |
País | Brasil |
Relevância | NAO |
Tipo | NAO_INFORMADO |
tipo de orientacao | CO_ORIENTADOR |
Título | ASSOCIAÇÃO ENTRE O ESTADO COGNITIVO E AS CARACTERÍSTICAS SÓCIODEMOGRÁFICAS E CLÍNICAS DE IDOSOS QUE FREQUENTAM A ESCOLA DE AVÓS EM CEILÂNDIA - DISTRITO FEDERAL |
Título(en) | RELATION BETWEEN THE COGNITIVE STATE AND SOCIO-DEMOGRAPHIC CHARACTERISTICS AND NURSING CLINICAL OF ELDERLY THAT ATTENDING AT A SCHOOL IN CEILANDIA - FEDERAL DISTRICT |