This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Detalhes da Produção
Tipo | Artigo Publicado |
Grupo | Produção Bibliográfica |
Descrição | TORRES, ANDREIA ARAUJO LIMA. Estágio em nutrição aplicada à atividade física: oportunidade para a aprendizagem. revista digital efdeportes, v. 20, p. 1-, 2015. |
Autor | Andreia Araujo Lima Torres |
Ano | 2015 |
Informações Complementares
Ano do artigo | 2015 |
Descricão e Informacões Adicionais | De acordo com as diretrizes curriculares nacionais para o curso de nutrição o estágio curricular deve se distribuir em, pelo menos, três áreas de atuação: nutrição clínica, nutrição social e nutrição em unidades de alimentação e nutrição. Como o estágio em nutrição aplicada à atividade física não é obrigatório, o mesmo não consta da grade curricular de grande parte das instituições de ensino brasileiras. Contudo, o tema vem despertando interesse crescente. Desta forma, este trabalho visa avaliar a relevância deste estágio para o desenvolvimento de competências dos futuros profissionais de nutrição. A pesquisa foi desenvolvida em uma instituição privada do DF. Nela, a disciplina Nutrição Aplicada à Atividade Física faz parte do currículo obrigatório para a formação do profissional nutricionista. A mesma é prioritariamente teórica e, apesar de haver ganho de conhecimento ao longo do semestre letivo, avaliado por meio de comparação entre pré e pós testes, os estudantes ao final do período relatam sentirem-se pouco habilitados para atuarem na área. O objetivo deste trabalho foi avaliar se a disciplina de Estágio em Nutrição Aplicada à Atividade Física foi capaz de minimizar esta sensação e aumentar a transferência do aprendido para um contexto autêntico de atendimento nutricional à praticantes de atividade física e atletas. Para tanto, os estudantes (n=24) matriculados em estágio com carga horária semestral de 144 horas responderam a instrumento de pesquisa dividido em 3 partes principais: (1) características da clientela, (2) satisfação - com o desempenho da equipe, com o desempenho do docente e com as estratégias de aprendizagem adotadas, e (3) suporte à transferência do aprendido. A avaliação dos dados mostrou que os estudantes mostraram-se extremamente satisfeitos com o estágio, considerando-o muito relevante para o ganho, retenção e transferência de conhecimentos na área, para o desenvolvimento da autonomia durante os atendimentos e para o aumento da confiança para |
Descricão e Informacões Adicionais(en) | According to Brazil?s curriculum guidelines for the nutrition course, student?s internship should be distributed in at least three fields: (1) clinical nutrition, (2) social/community nutrition or nutrition policy, and (3) foodservice management. The internship in nutrition applied to physical activity is not mandatory and is not on the curriculum of most Brazilian educational institutions. However, the field is attracting increasing interest. Thus, this study aims to evaluate the relevance of this type of training for the development of skills of future dietitians. The research was developed in a private institution of Brasília, Brazil?s capital. The training comes after a theoretical course on sports nutrition. Although there are gains in student?s knowledge throughout the semester, evaluated by comparing pre and post tests, many of them report not being confident to work in the field at the end of the period. The objective of this study was to assess whether internship in Nutrition applied for Physical Activity was able to minimize this feeling and increase the transfer of learning to an authentic context. To do so, students (n = 24) enrolled in the internship of 144 hours during the semester. They responded to the survey instrument divided into 3 main parts: (1) personal characteristics, (2) satisfaction - with the team`s performance, teaching performance and the adopted learning strategies, and (3) support to knowledge transfer. Evaluation of the data showed that students were extremely satisfied with the training, considering it very relevant to the gain, retention and transfer of knowledge in the field. The internship allowed them to develop their autonomy and to increase their confidence to play their roles as sports dietitians. |
Divulgacão Científica | NAO |
Homepage do Trabalho | [http://www.efdeportes.com/efd205/estagio-em-nutricao-atividade-fisica.htm] |
Idioma | Português |
ISSN | 19972008 |
Meio de Divulgação | NAO_INFORMADO |
Natureza | COMPLETO |
Ordem de Importância | 3 |
Página Inicial | 1 |
Relevância | NAO |
Série | 205 |
Título do Artigo | Estágio em nutrição aplicada à atividade física: oportunidade para a aprendizagem |
Título do Artigo(en) | Nutrition applied to physical activity internship: opportunity for learning |
Título do Períodico ou Revista | revista digital efdeportes |
Volume | 20 |