This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Detalhes da Produção
Tipo | Trabalho Técnico |
Grupo | Produção Técnica |
Descrição | BIJOS, LEILA. O questionário como instrumento de pesquisa para avaliar os impactos do Pibid: representações de professores, diretores e alunos das escolas parceiras em Uberaba/MG. 2017. |
Autor | Leila Maria Da Juda Bijos |
Ano | 2017 |
Informações Complementares
Ano | 2017 |
Cidade do Trabalho | Brasília |
Descricão e Informacões Adicionais | Este artigo analisa o questionário como um dos instrumentos de pesquisa utilizados no projeto ?Os impactos do Pibid nas escolas de Uberaba?, que diagnostica os impactos das ações do Pibid, em diferentes disciplinas nas escolas de Uberaba/MG. Os objetivos deste texto são: a) evidenciar como o uso do questionário contribuiu para estruturar etapas consecutivas da pesquisa; b) delinear o perfil da comunidade escolar, incluindo diretores, professores e alunos; c) refletir sobre a elaboração dos questionários como atividade formativa dos professores universitários de diferentes áreas do conhecimento. As questões de múltipla escolha foram elaboradas a partir de Gil (1999), Minayo (2008) e Esteban (2010), considerando o perfil do participante, participação no Pibid e avaliação do programa. |
Descricão e Informacões Adicionais(en) | This article analyzes the role of the questionnaire as one of the research tools used in a project called "Pibid impacts in Uberaba schools", which has as its goal to produce a diagnosis of the impact of Pibid activities in schools in Uberaba, MG. This text aims: a) to point out how the questionnaire has contributed to organize the next steps in the research process; b) to present a profile of the local school communities, as regards students, teachers, and principals; c) and to reflect upon designing those questionnaires as a formative activity to the university professors involved in the research. The multiple answer questions were prepared based on Gil (1999), Minayo (2008), and Esteban (2010); considering three main aspects: the subject profile, their participation in Pibid, and the subjects` assessment of the program. |
Disponibilidade | IRRESTRITA |
duracao em meses | 1 |
Finalidade | Parecer técnico de artigo cientifico para publicacao em revista acadêmica |
Homepage do Trabalho | http://emaberto.inep.gov.br |
Idioma | Português |
Instituicão Financiadora | INEP |
Meio de Divulgação | MEIO_DIGITAL |
Natureza | PARECER |
numero de paginas | 9 |
País | Brasil |
Relevância | NAO |
Título do Trabalho Técnico | O questionário como instrumento de pesquisa para avaliar os impactos do Pibid: representações de professores, diretores e alunos das escolas parceiras em Uberaba/MG |
titulo do trabalho tecnico ingles | The questionnaire as a research tool to evaluate Pibid impacts: principals?, teachers? and students? representations in Uberaba/MG |