Detalhes da Produção

TipoTrabalho Técnico
GrupoProdução Técnica
DescriçãoBIJOS, LEILA. O questionário como instrumento de pesquisa para avaliar os impactos do Pibid: representações de professores, diretores e alunos das escolas parceiras em Uberaba/MG. 2017.
AutorLeila Maria Da Juda Bijos
Ano2017

Informações Complementares

Ano2017
Cidade do TrabalhoBrasília
Descricão e Informacões AdicionaisEste artigo analisa o questionário como um dos instrumentos de pesquisa utilizados no projeto ?Os impactos do Pibid nas escolas de Uberaba?, que diagnostica os impactos das ações do Pibid, em diferentes disciplinas nas escolas de Uberaba/MG. Os objetivos deste texto são: a) evidenciar como o uso do questionário contribuiu para estruturar etapas consecutivas da pesquisa; b) delinear o perfil da comunidade escolar, incluindo diretores, professores e alunos; c) refletir sobre a elaboração dos questionários como atividade formativa dos professores universitários de diferentes áreas do conhecimento. As questões de múltipla escolha foram elaboradas a partir de Gil (1999), Minayo (2008) e Esteban (2010), considerando o perfil do participante, participação no Pibid e avaliação do programa.
Descricão e Informacões Adicionais(en)This article analyzes the role of the questionnaire as one of the research tools used in a project called "Pibid impacts in Uberaba schools", which has as its goal to produce a diagnosis of the impact of Pibid activities in schools in Uberaba, MG. This text aims: a) to point out how the questionnaire has contributed to organize the next steps in the research process; b) to present a profile of the local school communities, as regards students, teachers, and principals; c) and to reflect upon designing those questionnaires as a formative activity to the university professors involved in the research. The multiple answer questions were prepared based on Gil (1999), Minayo (2008), and Esteban (2010); considering three main aspects: the subject profile, their participation in Pibid, and the subjects` assessment of the program.
DisponibilidadeIRRESTRITA
duracao em meses1
FinalidadeParecer técnico de artigo cientifico para publicacao em revista acadêmica
Homepage do Trabalhohttp://emaberto.inep.gov.br
IdiomaPortuguês
Instituicão FinanciadoraINEP
Meio de DivulgaçãoMEIO_DIGITAL
NaturezaPARECER
numero de paginas9
PaísBrasil
RelevânciaNAO
Título do Trabalho TécnicoO questionário como instrumento de pesquisa para avaliar os impactos do Pibid: representações de professores, diretores e alunos das escolas parceiras em Uberaba/MG
titulo do trabalho tecnico inglesThe questionnaire as a research tool to evaluate Pibid impacts: principals?, teachers? and students? representations in Uberaba/MG