Detalhes da Produção

TipoTrabalho em Eventos
GrupoProdução Bibliográfica
DescriçãoLopes, IBS ; PERUCHI, C. M. S. ; Barbosa, RES ; MIRANDA, A. F. ; MARSIGLIO, A. A.. Tecnologia Assistiva: Meios Facilitadores de Higienização Bucal para um Paciente Portador de Paralisia Cerebral (Pc) Lopes, IBS;. In: 13ª Jornada de Odontologia da Universidade Católica de Brasília, 2014, Brasília. Anais do 13ª Jornada de Odontologia da Universidade Católica de Brasília, 2014. v. 6. p. 29-29.
AutorAndréia de Aquino Marsiglio
Ano2014

Informações Complementares

Ano de Realização2014
Ano do Trabalho2014
Cidade da EditoraBrasília
Cidade do EventoBrasília
Classificação do EventoREGIONAL
Descrição e Informações AdicionaisParalisia Cerebral (PC) é caracterizada como um conjunto de desordens cerebrais de caráter não progressivo por consequência de anomalias e/ou lesões no desenvolvimento do sistema nervoso central imaturo, sendo uma disfunção predominantemente sensório motor. Dependendo do grau de comprometimento apresentado, o paciente com PC pode ter dificuldade ou até mesmo não consegue realizar sua própria higienização bucal, e por isso apresenta uma maior incidência de desenvolver doença periodontal e lesões cariosas. Para garantir uma adequada condição de saúde, a escovação deve ser feita de forma eficiente pelo próprio portador da doença, familiares, cuidadores e/ou profissionais de saúde. Com o intuito de facilitar o processo de limpeza da cavidade bucal desses pacientes, pode-se utilizar mecanismos auxiliares por meio de equipamentos, aparelhos e adaptações caseiras conhecidas como Tecnologia Assistiva (TA), que visa aliviar, recompensar e prevenir uma determinada incapacidade ou deficiência, auxiliando na extensão das habilidades funcionais e no cumprimento de uma tarefa que se encontra impossibilitada. Portanto, o objetivo deste trabalho é relatar o caso clínico de um paciente com PC do gênero masculino, que compareceu à Clínica Odontológica de Pacientes Especiais da Universidade Católica de Brasília no 1º semestre de 2014 relatando dificuldade para realizar a higiene bucal. Após anamnese e exame clínico, a equipe de saúde bucal adotou a utilização de medidas alternativas por meio da TA, tais como: modificação do cabo da escova de dente para melhorar a empunhadura e facilitar o processo de escovação; e também a opção do fio dental adaptado para ser usado somente com uma mão. Após adaptação e instrução, o paciente conseguiu realizar facilmente a sua higienização e demonstrou clinicamente melhora de sua condição bucal.
Divulgação CientíficaNAO
Fascículo2
Homepage do Trabalho[http://https://portalrevistas.ucb.br]
IdiomaPortuguês
ISBN18088821
Meio de DivulgaçãoMEIO_DIGITAL
NaturezaRESUMO
Nome da EditoraOral Sciences
Nome do Evento13ª Jornada de Odontologia da Universidade Católica de Brasília
Página Final29
Página Inicial29
País do EventoBrasil
RelevânciaNAO
Título dos Anais ou ProceedingsMeeting Abstracts
Título do TrabalhoTecnologia Assistiva: Meios Facilitadores de Higienização Bucal para um Paciente Portador de Paralisia Cerebral (Pc) Lopes, IBS;
Volume6