Detalhes da Produção

TipoTrabalho em Eventos
GrupoProdução Bibliográfica
DescriçãoCastro, SA ; Castro, L ; Almeida, FGA ; Pains, MB ; Alves, RS ; MARSIGLIO, A. A.. Atendimento Odontológico Humanizado a Pacientes com Deficiência, Protocolo Adotado no Hospital Regional de Ceilândia (HRC-DF). In: 13ª Jornada de Odontologia da Universidade Católica de Brasília, 2014, Brasília. Anais do 13ª Jornada de Odontologia da Universidade Católica de Brasília, 2014. v. 6. p. 30-30.
AutorAndréia de Aquino Marsiglio
Ano2014

Informações Complementares

Ano de Realização2014
Ano do Trabalho2014
Cidade da EditoraBrasília
Cidade do EventoBrasília
Classificação do EventoREGIONAL
Descrição e Informações AdicionaisSegundo o artigo 196 da Constituição Federal de 1988, a saúde é um direito de todos e dever do Estado porém, tanto o governo quanto a comunidade, são responsáveis por estruturar esse sistema. A saúde pública no Brasil têm sofrido reformas no que diz respeito aos seus ideais, o atendimento que antes era meramente curativo tem sido transformado pelos processos de prevenção e manutenção da saúde e humanizado propondo-se a abordar o paciente como um ser biopscicossocial, considerando, além de seus aspectos sistêmicos, todos os fatores que afetam o estado de saúde do indivíduo. À universalização do SUS, incluise também a assistência aos pacientes com deficiência. Assim, o objetivo deste trabalho é divulgar a experiência vivenciada na prática clínica do Centro de Especialidade Odontológicas do Hospital Regional de Ceilândia iniciado em fevereiro de 2013. Na tentativa de facilitar e sobretudo, humanizar o atendimento aos pacientes com deficiência e seus familiares, foi preconizado um protocolo para ser seguido durante as consultas. A primeira consulta não ocorre dentro do consultório e sim num auditório com todos os responsáveis legais pelos pacientes; por meio de uma palestra, o responsável é informado sobre como poderão ser realizados os atendimentos clínicos como: atendimento odontológico realizado na própria cadeira de rodas, necessidade da realização da contenção física (mostrando sua real função e como é executada) e adoção de medidas que possam facilitar o exame e/ou procedimento como uso de diversos modelos de abridores de boca. O auge da palestra é atingido com a sensibilização dos familiares como co-responsáveis para o sucesso do tratamento a ser realizado. Após quase dois anos de implementação deste protocolo pôde-se observar uma reciprocidade bastante positiva tendo como resultado uma redução das faltas e participação mais ativa de toda a família no tratamento odontológico proposto para cada paciente.
Divulgação CientíficaNAO
Fascículo2
Homepage do Trabalho[http://https://portalrevistas.ucb.br/index.php/oralsciences/about]
IdiomaPortuguês
ISBN18088821
Meio de DivulgaçãoMEIO_DIGITAL
NaturezaRESUMO
Nome da EditoraOral Sciences
Nome do Evento13ª Jornada de Odontologia da Universidade Católica de Brasília
Página Final30
Página Inicial30
País do EventoBrasil
RelevânciaNAO
Título dos Anais ou ProceedingsMeeting Abstracts
Título do TrabalhoAtendimento Odontológico Humanizado a Pacientes com Deficiência, Protocolo Adotado no Hospital Regional de Ceilândia (HRC-DF)
Volume6