This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Detalhes da Produção
Tipo | Artigo Aceito para Publicação |
Grupo | Produção Bibliográfica |
Descrição | SILVA, M. L. E. ; OLIVEIRA, Alan Santos de. . UMA FOTOGRAFIA DO SÚTIL: a arte religiosa de Mário Cravo Neto. Iluminuras (Porto Alegre), v. , p. -, 2017. |
Autor | Alan Santos de Oliveira |
Ano | 2017 |
Informações Complementares
Ano do artigo | 2017 |
Descricão e Informacões Adicionais | O presente artigo analisa o trabalho fotográfico de Mario Cravo Neto a partir de sua relação semântica e dialógica com o universo religioso de sua devoção, o candomblé soteropolitano. A expressão artística de sua fotografia e a sua religiosidade entrelaçam-se por meio de forças misteriosas que constroem uma atmosfera enigmática, sedutora e simbólica que elucida o delicado diálogo político e sagrado encenado na vida corriqueira da cidade de Salvador. Mario Cravo Neto produz sua arte estendendo ao mundo visível uma linguagem que constitui a própria rotina da vida litúrgica, aquela forma iniciática na qual parte do aprendizado está não no dito, não no apontado, mas no sugerido, no que é insinuado. Dessa forma, é num rico e complexo diálogo característico da linguagem litúrgica da vida de santo que o artista convida o mundo público a um contato com aquilo que há de mais secreto, íntimo e sagrado, sendo exuberante e ao mesmo tempo discreto. Por meio de seu trabalho engajado e investido de prática religiosa, tem-se uma fotografia capaz de ser deliberada e meramente referencial. Trata-se, neste artigo, de analisar essa linguagem peculiar que é, tanto a marca própria do artista, quanto linguagem intimamente coerente com a vida sagrada que é coletiva e característica do aprendizado da vida de santo. |
Descricão e Informacões Adicionais(en) | O presente artigo analisa o trabalho fotográfico de Mario Cravo Neto a partir de sua relação semântica e dialógica com o universo religioso de sua devoção, o candomblé soteropolitano. A expressão artística de sua fotografia e a sua religiosidade entrelaçam-se por meio de forças misteriosas que constroem uma atmosfera enigmática, sedutora e simbólica que elucida o delicado diálogo político e sagrado encenado na vida corriqueira da cidade de Salvador. Mario Cravo Neto produz sua arte estendendo ao mundo visível uma linguagem que constitui a própria rotina da vida litúrgica, aquela forma iniciática na qual parte do aprendizado está não no dito, não no apontado, mas no sugerido, no que é insinuado. Dessa forma, é num rico e complexo diálogo característico da linguagem litúrgica da vida de santo que o artista convida o mundo público a um contato com aquilo que há de mais secreto, íntimo e sagrado, sendo exuberante e ao mesmo tempo discreto. Por meio de seu trabalho engajado e investido de prática religiosa, tem-se uma fotografia capaz de ser deliberada e meramente referencial. Trata-se, neste artigo, de analisar essa linguagem peculiar que é, tanto a marca própria do artista, quanto linguagem intimamente coerente com a vida sagrada que é coletiva e característica do aprendizado da vida de santo. |
Divulgação Científica | NAO |
Idioma | Português |
ISSN | 19841191 |
Meio de Divulgação | NAO_INFORMADO |
Natureza | NAO_INFORMADO |
Relevância | NAO |
Título do Artigo | UMA FOTOGRAFIA DO SÚTIL: a arte religiosa de Mário Cravo Neto |
Título do Artigo(en) | Uma fotografia do sútil: a arte religiosa de Mário Cravo Neto |
Título do Períodico ou Revista | Iluminuras (Porto Alegre) |