Detalhes da Produção

TipoApresentação de Trabalho
GrupoProdução Bibliográfica
Descriçãode Aquino Marsiglio A ; MARTINS, S. R. ; SIMÕES, R ; BOTELHO, T. L. ; CAMPOS, C. C.. Abordagem odontológica ao paciente com Fibrodisplasia Ossificante Progressiva (FOP): o que o cirurgião-dentista precisa saber?. 2017.
AutorAndréia de Aquino Marsiglio
Ano2017

Informações Complementares

Ano2017
Cidade de ApresentaçãoNATAL - RN
Descricão e Informacões AdicionaisA Fibrodisplasia Ossificante Progressiva (FOP) é uma doença rara. Que provoca a formação de ossificação heterotópica dos músculos, tendões e ligamentos. Os cuidados com a saúde bucal devem ser inseridos rotineiramente nos pacientes com FOP com a finalidade de se evitar a realização de técnicas anestésicas, principalmente na mandíbula. O objetivo deste trabalho é relatar o acompanhamento odontológico de 4 pacientes com FOP, sendo que dois destes apresentam total incapacidade de abertura bucal devido ossificações na articulação temporomandibular. Prejudicando não somente na alimentação, na fonação como também na realização da higiene bucal. As intervenções odontológicas foram: controle do biofilme, remineralização de manchas brancas ativas e restaurações em resina composta. A FOP ainda não tem cura e por isso, a ação de uma equipe multiprofissional permitirá aliviar o sofrimento destes pacientes, mas, principalmente, evitar o agravamento iatrogênico da patologia e consequentemente a sua progressão, oferecendo-lhes uma melhor qualidade de vida.
Divulgação CientíficaNAO
IdiomaPortuguês
Instituição PromotoraASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ODONTOLOGIA PARA PACIENTES ESPECIAISAÇÃO BRASILEIRA DE ODONTOLOGIA PARA PACIENTES ESPECIAIS
Local da ApresentaçãoUNIVERSIDADE POTIGUAR
NaturezaCONGRESSO
Nome do Evento5º ALOPE - CONGRESSO LATINO-AMERICADNO DE ODONTOLOGIA PARA PACIENTES ESPECIAIS
PaísBrasil
RelevânciaNAO
TítuloAbordagem odontológica ao paciente com Fibrodisplasia Ossificante Progressiva (FOP): o que o cirurgião-dentista precisa saber?